Em meio a um cenário de vacinas sendo aplicadas na população, um desenho sobre a retomada dos setores econômicos brasileiros começa a se desenhar no horizonte. Alguns, pelas suas próprias características, retornaram de forma mais rápida ao estágio de antes da pandemia de Covid-19, outros se recuperam mais lentamente. É claro que muito depende do quão rápida seja imunizada a população, pois ainda é a solução mais viável para proteger vidas e a economia.
Nesta retomada, as empresas precisam se redescobrir para obter vantagens competitivas e dar sequência aos seus projetos de crescimento. Alavancar os pequenos e médios negócios pode representar um grande avanço rumo à recuperação da nossa economia. Afinal, esses movimentam e geram milhões de empregos. Atrair investimentos pode ser determinante, por exemplo, para esses negócios se reestabeleceram e ganharem folego para se desenvolverem.
Com o aumento do desemprego, da pobreza e da desigualdade social, aumenta a necessidade mais urgente das empresas se recuperarem. Precisamos mais do nunca de estratégias de mudanças. Elaborar um plano capaz de focar nas oportunidades muito mais do que nos problemas do passado.
Admitimos que o efeito da pandemia tenha proporcionado contribuições valiosas para nossas vidas, inclusive trazendo inúmeras repercussões na mudança dos nossos hábitos diários, alguns positivos e outros muito negativos, mas, que dificilmente paramos para avaliar suas consequências. De modo que, muitas mudanças foram absorvidas rapidamente e acabaram se tornando imprescindíveis no nosso dia a dia.
Com isso, o mundo mudou. Parece tão clichê essa frase. Mas nosso ambiente foi extremamente alterado provocando um efeito cascata em tudo. Não voltaremos àquele ponto antes da pandemia, os negócios que ainda esperam isso, correm o risco de deixar de existir. Sabemos das dificuldades que estão aí rondando as empresas, todavia não podemos fechar os olhos para as mudanças ocorridas. Precisamos realmente acompanhar o comportamento do consumidor para adaptar nossos negócios. É ele que dará a tonalidade das cores que serão tendências.
Atenta a isso, a ANEFAC está buscando prover cenários de oportunidades aos nossos associados. Nosso Congresso ANEFAC 2021 digital, que aconteceu em maio, foi inteiro nesse conceito, com uma temática bastante oportuna: oportunidades em um mundo em transformação. Agora, trazemos para a Revista ANEFAC Digital todo esse conceito para fornecer reportagens especiais embasadas em conteúdo, focando naquilo que realmente pode fazer a diferença na vida dos executivos e das empresas. Estamos lançando certificações, eventos e novos produtos que suportam essa proposta.
Não perca. Os temas foram tratados com grande profundidade.
Boa leitura!
Marta Pelucio,
Presidente nacional da ANEFAC