Positiva ou negativa, basta 30 segundos para construirmos uma imagem. Presença digital faz parte deste processo
Você tem noção de quantas impressões você deixa ao longo de um dia? É claro, não é algo que paramos para pensar, mas estamos gerando impressões o tempo todo, e dependendo da sua posição e área de atuação este número pode ser bastante significativo. Ledo engano pensar que agora em home-office você está gerando menos impressões sobre si mesmo, porque não é verdade. Mesmo que impressões virtuais, elas existem! E com um alcance exponencial!
Para ficar claro, impressões são vestígios, marcas que deixamos na percepção dos outros por meio da nossa imagem pessoal, que nada mais é do que a somatória de nossa aparência + comportamento + comunicação e, atualmente, adicionamos também a nossa presença digital.
Leva aproximadamente 30 segundos para uma primeira impressão ser estabelecida! Isto mesmo, em uma piscada ou em um click, o cérebro constrói imagens difíceis de serem desmontadas posteriormente.
Quanto menor tempo temos para emitir um julgamento baseado no que vemos, mais propensos estaremos em confiar no que dizem nossos instintos. É como você bater os olhos em alguém e inconscientemente já ter uma opinião se a pessoa é confiável ou não, se tem ou não competência, se desperta seu interesse em se aproximar ou distanciar dela.
Isto acontece porque nosso cérebro recebe milhares de inputs e não consegue processar tudo, então ele gera atalhos, baseados em nossas crenças, cultura e experiências anteriores, que formam nossos vieses inconscientes e nos levam a um julgamento que impacta em nossa decisão. O julgamento instantâneo faz parte do ser humano! É um fato. Se ele é correto ou não, é um outro tema.
Vejamos, quantas vezes em uma reunião com um novo cliente ou parceiro, entrevistando um candidato ou mesmo no papel de entrevistado, você precisou concentrar esforços para prestar atenção no que a pessoa está falando e não dar ouvidos a seus julgamentos que ficam como vozes em conversas paralelas na sua cabeça?
Por vezes, estas vozes são tão fortes que mesmo que seu interlocutor tenha ido muito bem, você sai da reunião com uma sensação estranha, com alguma desconfiança. Neste momento, é comum aparecer expressões como: “Não sei porque, não fui com a cara dele”, “nosso santo não bateu”, “não deu match”.
Eu que atuei por mais de 20 anos em Recursos Humanos de grandes corporações, já vivenciei muitas situações como estas. O julgamento é inconsciente e está sempre presente. Grandes empresas buscam trabalhar os vieses inconscientes dos líderes e profissionais de RH para que as decisões sejam o menos parcial possível. Entretanto, é muito desafiador controlar e garantir 100% de imparcialidade.
Quando o assunto é a carreira, temos que ter muito cuidado com vários elementos, pois tudo conta, a forma de se portar, vestir, falar e agir. Uma boa primeira impressão alavanca o surgimento de oportunidades, abre portas e permite que novas relações interpessoais sejam construídas positivamente. E isso não está ligado exclusivamente à aparência física, apesar de sua importância, mas sim pelo conjunto de atitudes e comportamentos que exercemos no dia a dia.
Se a primeira impressão é a que fica? Bom, depende! Se você não tiver uma segunda chance de continuar a relação, então, sim …ela ficou e lhe vetou alguma oportunidade. Entretanto, se você continuar a se relacionar estudos apontam que leva pelo menos seis meses de relacionamento diário para que uma impressão seja descontruída. Em alguns negócios isto pode ser muito tempo.
O caminho mais inteligente para aumentar a velocidade de conexões e fluidez de comunicação é conhecer o que sua imagem comunica e por meio de estratégias visuais alinhar o seu intrínseco à sua intenção.
Há várias formas de melhorar a sua imagem. O importante é passar por um processo de autoconhecimento, onde há reflexão sobre seu status atual, definição de onde você deseja chegar, e quais ajustes necessários para atingir seu propósito.
Construir uma imagem de sucesso não é sobre criar um personagem ou adaptar seu estilo ao que está na moda, é sobre trazer à tona sua essência, adequá-la ao seu momento de vida atual e projetar uma imagem sintonizada com seus desejos, crenças e valores. O resultado disso é te deixar mais autoconfiante para atingir seus objetivos pessoais e profissionais, despertando boas impressões!
Uma mudança de imagem afeta a pessoa no nível emocional e psicológico alterando assim seu comportamento. Como eu me vejo, como me comporto e como as pessoas me tratam. É um ciclo onde o primeiro passo está com você!
Uma coisa é certa: Você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão.
Artigo escrito por Vivian Melo, que é consultora de imagem e estilo