1ª Edição tem como ganhadores: Samir Salman, administrador e idealizador do Hospital Premier, Rodrigo Araújo, gerente executivo na Petrobras, e Longinus Timochenco, CISO & diretor no KaBuM
A ANEFAC, em 2020, institui o Profissional Mérito ANEFAC. A Premiação será um reconhecimento aos profissionais das áreas de Capital Humano, Tributos e Tecnologia, que atuam de forma única com empenho, dedicação, transparência e afinco nas suas atividades profissionais.
A homenagem será composta por prêmio individual em evento a realiza-se no dia 16 de dezembro, junto com o Prêmio ANEFAC Profissional do Ano, e tem como objetivo reconhecer a dedicação dos executivos nessas três categorias, evidenciando as conquistas da trajetória profissional. A escolha dos ganhadores dessa 1ª edição se deu por indicação do corpo diretivo da ANEFAC, diretores executivos e vice-presidentes.
A ideia é ampliar as áreas de premiação do Prêmio ANEFAC Profissional do Ano, focando na importância do reconhecimento do capital humano em três novas categorias de extrema relevância para o meio corporativo: Mérito em Capital Humano, Mérito em Tributos e Mérito em Tecnologia.
O propósito é incentivar, destacar e reconhecer os executivos que tenham contribuído para o desenvolvimento das suas áreas de atuação. Os ganhadores desta 1ª edição são: Samir Salman, administrador e idealizador do Hospital Premier, na categoria Capital Humano, Rodrigo Araújo, gerente executivo de contabilidade e tributário na Petrobras, na categoria Tributos e Longinus Timochenco, CISO & diretor de governança corporativa no KaBuM, na categoria Tecnologia.
Mérito em Capital Humano
Samir Salman, administrador e idealizador do Hospital Premier
É médico, administrador e idealizador do Hospital Premier, primeiro hospital privado do Brasil norteado pelos Cuidados Paliativos. Formado pela Faculdade de Medicina de Itajubá (MG) em 1989, além de superintendente do Hospital Premier, também atua como diretor do Instituto Premier Saber MAIS de Educação e Cultura, vertente educacional do hospital fundada em outubro de 2018. Além de participar intensamente em frentes que defendem políticas públicas em questões ligadas ao envelhecimento e os cuidados paliativos.
“Muito me lisonjeia receber este reconhecimento e confesso que ele deve ser estendido à toda a equipe do Hospital Premier, que têm trabalhado no cotidiano para promover a rotina de cuidados que oferecemos. Entendo que o mérito é coletivo, muito mais que individual”, diz Samir.
Na visão dele, a sua experiência se reflete muito nos ideais com os quais construíram o Premier. O respeito soberano à vida, independentemente de seu estágio, deve sempre ser observado. O valor humano e a qualidade de cuidados são focos importantes de sua atuação e, portanto, características que os orgulha e os define. Tais elementos, segundo ele, foram maximizados durante a pandemia de Covid-19, com sua difícil, porém necessária decisão de isolamento total do Premier. Ele acredita que sejam essas algumas das razões que o permite aceitar a indicação ao Prêmio.
“O meu desejo é que existam profissionais capacitados a trabalhar em equipe, que sejam solidários e preocupados com a sociedade, respeitando as individualidades sem serem individualistas. Espero encontrar no futuro profissionais capazes de enxergar o coletivo e que também sejam valorizados pelas instituições onde trabalham”, avalia.
Mérito em Tributos
Rodrigo Araújo, gerente executivo de contabilidade e tributário na Petrobras
É responsável por todo o planejamento e compliance contábil e tributário no Brasil e exterior da Petrobras. Com mais de 12 anos de experiência na função financeira, especialmente na indústria de óleo e gás, é, ainda, membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Companhias Abertas (Abrasca) e do Management Commentary Consultative Group do International Accounting Standards Board (IASB).
Possui mestrado em finanças pela HEC Paris, MBA em Gestão Econômico-Financeira de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de graduação em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ciência contábeis pela Faculdade Moraes Júnior (Mackenzie Rio). É certified public accountant (CPA) pelo Estado de Washington, nos Estados Unidos, certificado em IFRS pelo ACCA e em controles internos pelo American Institute of CPAs (AICPA).
“Receber esse Prêmio é um orgulho e um enorme reconhecimento profissional. Sendo o primeiro ano da nova categoria, traz um gosto ainda mais especial, por ser o primeiro profissional premiado nessa categoria, o que torna esse momento ainda mais marcante. Ser reconhecido coroa o trabalho que venho conduzido, junto com o excelente time que lidero na Petrobras, de transformação e evolução, na busca por gerar valor para a companhia, atuando como um relevante parceiro dos negócios da companhia, otimizando processos e recursos, alavancando nossa transformação digital na função financeira e aumentando continuamente a relevância e transparência das informações que divulgamos aos nossos públicos de interesse, através de nossas demonstrações financeiras e do nosso Relatório Fiscal (tax report), o qual divulgamos, pela primeira vez, no ano de 2020.
De acordo com Rodrigo, nenhuma conquista relevante ocorre sem um time de excelência, que esteja disposto a encarar desafios cada vez maiores e entregar resultados melhores ano após ano. Nesse sentido, construir e engajar um time movido por desafios é um passo fundamental. Além disso, ele entente, que a multidisciplinariedade para navegar pelos diversos aspectos, não só da função contábil e tributária, mas da função financeira de forma geral, entendendo e se preparando para os novos desafios da função financeira em um mundo digital, que demanda excelência em tecnologia e processos, bem como uma atuação estratégica como parceiro dos negócios da organização também são fatores relevantes.
“O profissional do futuro precisa estar preparado para desafios mais complexos, que exigirão, especialmente na função financeira, uma proximidade com o que há de mais moderno em termos de tecnologia, permitindo a tomada de decisões com base em dados de melhor qualidade e mais tempestivos, de forma mais estratégica e criando novas oportunidades de negócio para as empresas. Além disso, precisará fugir da armadilha de uma formação “em silo”, ou seja, focada apenas em uma disciplina específica, construindo caminhos de formação e carreira que permitam mergulhar em diferentes funções e áreas do conhecimento, trazendo perspectivas novas e variadas, gerando mais valor para as organizações”, vislumbra Rodrigo.
Mérito em Tecnologia
Longinus Timochenco, CISO & diretor de governança corporativa no KaBuM
Possui 27 anos em TI a frente de grandes organizações, forte experiência em tecnologia da informação, gestão de sistemas de gestão, segurança da informação (SGSI), governança, tecnologia, gestão de projetos nacionais e internacionais. Vice-presidente para CompTIA CyberSecurity Council Brazil (CSEC-BR) e colunista – CryptoID. Atua na implantação e desenvolvimento de unidade de negócios B/U segurança da informação. Possui forte atuação em Cyber Security/ Defesa Cibernética com empresas locais/globais, governança, risco & fraude e compliance, gestão de TI e consultorias (Accenture, KPMG, TIVIT, BT-British Telecom etc), gerenciamento de projetos estratégicos, auditorias, aderência e revisão de plano diretor de TI, política de segurança corporativa global, combate a crimes cibernéticos, planejamento estratégico de TI etc. Foi premiado pelo Security Leaders Brasil 2014 e 2016.
“Confesso que me sinto bastante lisonjeado, honrado e sem dúvida feliz por fechar o ano com chave de ouro, pois foi um ano bastante peculiar onde tivemos que nos reinventar, fazer a diferença, colocar a prova toda a nossa experiência, equilíbrio provendo soluções inteligentes, enxutas, rápidas, inovadoras, baixo custo e sem dúvida agregando valor ao nosso negócio e clientes. Mas sinto que estamos saindo dessa mais fortes e com enorme aprendizado”, relata Longinus.
Entre as características que ele identifica que foram essenciais para a conquista estão coragem, vontade de vencer, planejamento realista e integrada ao negócio/colaboradores/clientes, gestão aplicada e entregáveis com base em benefícios reais. Acredita que, para sua vida pessoal e carreira é preciso aplicar, para os times que trabalham diretamente com ele, que devemos sonhar acordado sempre, executando nossos sonhos e bons planejamentos de verdade, senão tudo isso irá virá miragem e conversa.
“O profissional do futuro/presente deve ser desbravado, visionário, apaixonado pelo que faz, gostar de pessoas, porque é importante saber se relacionar, e trocar experiências para somar e agregar valor encurtando seu caminho. Devemos estar antenados a tudo ao nosso redor, as oportunidades estão aí e as respostas também. E para o nosso país se desenvolver, crescer e um dia ser pais de 1º mundo, devemos adotar, para as nossas vidas e iniciando nas famílias: educação, disciplina, ética, ordem e progresso. Com certeza seremos o maior país do mundo para ser viver e trabalhar, verdadeiro “NOVO CELERIO DO MUNDO”. Parabéns de todos ANEFAC, muito obrigado pela oportunidade, espaço e voz, temos a missão de prover bons exemplos e devemos trabalhar juntos para a evolução comum a todos”, finaliza.