Chegamos a 24ª edição do Troféu Transparência – Prêmio ANEFAC.FIPECAFI -. Nesta edição da Revista ANEFAC, apresentamos as 25 ganhadoras de 2020. Cada uma contou o que de fato a transparência nas demonstrações financeiras representa de valor aos seus negócios. É unânime, entre elas, que o Prêmio é o maior reconhecimento a sua reputação. E isso, vai além da demonstração financeira.
Podemos concluir com isso, que a transparência nas demonstrações financeiras gera um valor imensurável aos negócios. Ao quase chegarmos as bodas de prata, que completaremos em 2021, diante do atual momento que passamos, e os desafios que se impõem às empresas com relação ao seu caixa, por exemplo, precisamos entender que transparência – mais do que obrigação – é informar tudo aquilo que possa afetar significativamente a existência da empresa.
Transparência envolve franqueza. Nas demonstrações financeiras devem conter, tanto os dados positivos como os negativos do desempenho, bem como quedas de produção, vendas e margens de lucro etc. Quando lemos um relatório anual esperamos encontrar o retrato fiel da empresa não apenas uma imagem superficial. Transparência envolve verdades, sejam elas quais forem. Nosso papel com o Troféu Transparência é justamente mostrar a clareza dessas verdades nas informações, ou seja, a sua transparência, sem levar em conta o resultado financeiro.
Com isso, estar na lista das mais transparentes é, hoje, estratégico para a continuidade dos negócios. Nos faz pensar, que empresas terão mais sucesso para atravessar essa crise? A resposta é muito simples aquelas que forem transparentes, que souberem gerar valor ao seu negócio, que contarem verdades, que tiverem boa reputação e bom relacionamento com o mercado e públicos-alvo terão muito mais chances.
Ainda temos, nesta edição, os ganhadores do Prêmio ANEFAC Profissional do Ano, os ganhadores do Profissional Mérito ANEFAC, nova premiação da entidade, o Congresso de demonstrações financeiras da ANEFAC etc.
Boa leitura!