Tecnologias limpas e sustentáveis, motorização híbrida ou elétrica, são apostas da Marcopolo
O Troféu reforça a percepção de que o caminho, segundo ele, a empresa adotou como referência para os times é um benchmark sustentável. “Ao agregarmos a transparência em nossos procedimentos, percebemos maior confiança em todos os públicos que se relacionam com a companhia, desde colaboradores e clientes até instituições financeiras”, aponta o CFO.
A Marcopolo integra o mercado de ônibus desde 1949 e o mercado de capitais, como empresa de capital aberto, desde 1978. Considerando esse histórico, a confiança mútua é base para a construção de um caminho sustentável com seus diversos públicos. E confiança constrói-se com transparência e consistência entre discurso e prática. “A transparência compõe parte do DNA da companhia, não apenas como uma obrigação perante nossos acionistas, mas como um veículo de comunicação às comunidades que nos cercam em nossas diferentes operações. Internamente, trabalhamos com diversos instrumentos de comunicação buscando manter as pessoas focadas nesse objetivo. Exemplos disso são a revitalização do Sistema Marcopolo de Produção Solidária e a campanha de divulgação de nossos valores, que tem trabalho cada um deles de forma detalhada”, relata Valiati.
A valorização das áreas técnicas que, em última análise, condensam o dia-a-dia da companhia em relatórios claros e objetivos, é um dos pontos, que segundo ele, fez com a companhia fosse premiada, além da profundidade com que tratam as informações, buscando trabalhar de forma minuciosa para alcançar a natureza efetiva dos negócios e, por fim, o apoio de todas as esferas da organização, partindo do Conselho de Administração e seus comitês, que comungam da importância da transparência.
Tecnologias limpas e sustentáveis, motorização híbrida ou elétrica
Em seus quase 70 anos de vida, a Marcopolo apresentou um crescimento contínuo, acompanhando a evolução do transporte coletivo rodoviário no mundo. Após três anos de contração, a produção nacional esboça recuperação e deve contribuir para a melhora da performance da companhia. Com operação em 11 países e comercialização em mais de 100 a força internacional também auxilia no crescimento da empresa.
As principais áreas de investimento da Marcopolo têm sido inovação e tecnologia, engenharia, processos produtivos e formação e qualificação dos profissionais. Nos últimos anos, principalmente, durante a crise econômica que começou em 2013 na indústria brasileira de ônibus, a companhia investiu maciçamente na revitalização do seu programa SIMPS (Sistema Marcopolo de Produção Solidária), para buscar crescimento com eficiência e menores custos, suportada pelos princípios da metodologia LEAN. Além de alinhamento global com a uniformização de indicadores compartilhamento de melhores práticas.
“Este ano, a companhia investiu cerca de R$100 milhões somente no primeiro semestre, para o aperfeiçoamento permanente e atendimento à gradual retomada do mercado brasileiro de ônibus, bem como em novas oportunidades no mercado externo. Foram R$ 42 milhões em máquinas e equipamentos, e R$ 4 milhões em software e equipamentos de informática, entre outras áreas, como para os lançamentos dos novos produtos apresentados recentemente no mercado nacional”, explica José Antonio Valiati, CFO e investor relations director da Marcopolo.
Em termos de soluções para o transporte coletivo de passageiros, quer seja em centros urbanos e rodoviário, a empresa, que possui um Centro de Design e Inovação e uma área de Engenharia, está trabalhando em veículos com tecnologias limpas e sustentáveis, com motorização híbrida ou elétrica, e aqueles que antecipem as necessidades de mobilidade da sociedade. A Marcopolo possui ainda uma operação na China focada em Global Sourcing e no desenvolvimento de novas tecnologias.
A Marcopolo prioriza um elevado padrão de qualidade, robustez, segurança e maior vida útil, entre outros aspectos. Em termos de produção, a companhia se destaca pela flexibilidade e superior capacidade de produção. “Isto pode ser confirmado pelo desempenho da Marcopolo ao longo dos últimos anos, que tem alcançado os seus objetivos e crescido nacional e internacionalmente. Como exemplo, os negócios no exterior cresceram significativamente e passaram de R$ 1,07 bilhão, em 2013, para R$ 1,79 bilhão, no ano passado. As exportações pularam de 2.129 unidades enviadas ao exterior em 2013, para 3.271 unidades em 2017. No ano passado, as unidades controladas no exterior produziram 2.029 unidades, volume correspondente a 19,0% da produção consolidada da Marcopolo”, detalha Valiati.
O mercado brasileiro de ônibus, segundo o CFO, depois de quase uma década de crescimento, entre 2004 e 2013, registrou três anos de significativa queda de cerca de 60%, mas desde o final de 2017, a companhia vem acompanhando a retomada de demanda, ainda bem abaixo dos níveis recordes. Para ele, o Brasil está entre os maiores mercados do mundo para o ônibus.
“Em termos tecnológicos, os fabricantes brasileiros oferecem o que existe de mais avançado. Mas o que existe de diferente em alguns mercados mundiais é que o ônibus é visto como um excelente meio de transporte, rápido, seguro, confortável e eficiente. E no Brasil, ainda é preciso muito trabalho para que a sociedade possa dispor de um transporte coletivo urbano com o mesmo padrão do exterior”, aponta.
Projeto social
A Marcopolo, através da Fundação Marcopolo, desde 2003, atua com o Projeto Escolas, que tem como objetivo o desenvolvimento dos estudantes, professores, pais e estrutura física. Desenvolvendo atividades em contra turno escolar, como orquestra, coro, flauta, ballet, futsal e futebol de campo. E ainda, oficina de reciclagem para os nonos anos, estes em especial recebem encontros com profissionais voluntários da Marcopolo que levam sua experiência de vida e profissional a fim de motivar apresentar diferentes profissões.
Os professores recebem uma vez por mês uma capacitação determinada por calendário e definida após trabalho de planejamento com a equipe diretiva. Os pais têm toda última quinta-feira de cada mês, encontro com profissionais diversos que tratam assuntos pertinentes a família, educação, mídias sociais entre outros. Importante salientar que os estudantes precisam estar em crescente melhoria de nota na escola e não podem ter mais que 3 faltas nas atividades contra turno (salvo atestado).
A estrutura física sempre tem um cuidado para que esteja em plenas condições para funcionamento, por exemplo, nesse ano tivemos que trocar todo o telhado e parte elétrica da escola, pois estava em situação precária, entre outras ações. O projeto desde seu início já atendeu mais de 4500 estudantes e permanece na escola selecionada via edital, por no mínimo 3 anos.