Você já imaginou viver em um mundo mais transparente? É uma pergunta que parece repetitiva, mas nos perguntamos isso todos os anos. É uma questão séria e importante que não devemos abrir mão nunca. 2021 é um ano histórico para a ANEFAC é quando o Prêmio ANEFAC – FIPECAFI, Troféu Transparência, completa 25 anos de existência. Atingimos uma marca relevante no mercado brasileiro.
Por causa disso, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, procuramos desenvolver ações que reforçassem uma das nossas principais bandeiras. Criamos a Agenda da Transparência, uma excepcional proposta que carrega os ensinamentos desses 25 anos de incentivo às melhorias contínuas das demonstrações financeiras. Para colocar isso em perspectiva, estamos falando desde 1997, quando o mundo ainda se preparava para o boom do milênio, até os tempos de hoje a era digital.
Se o mundo evoluiu, se as demonstrações financeiras e a forma com que são divulgadas no Brasil chegou ao patamar atual, o Prêmio tem participação direta. Temos absoluta certeza do nosso papel como entidade na busca de um ambiente de negócios mais ético e justo e caminhamos neste sentido. Todos os anos são analisadas mais de 2 mil demonstrações financeiras de todo o país. A cada ano identificamos um aumento significativo de empresas empenhadas em serem premiadas, buscando melhorar os seus processos e toda a sua cadeia para receber o selo de transparente.
Portanto, para dar um exemplo, é por isso que devemos continuar nos perguntando qual é o futuro que desejamos com relação as demonstrações financeiras e a, consequente, transparência nas empresas. Sabemos que percorremos um caminho longo até chegar aqui, mas continuaremos focados no futuro e na nossa bandeira. Embora as estimativas variem, as médias indicam que os negócios desse futuro somente existirão se tiverem modelos claros baseados em transparência, que é a essência de qualquer boa prática de governança corporativa e dos fatores ESG.
Se imaginávamos chegar até aqui, a resposta é sim. Trabalhamos todos os dias para esse crescimento. Agora, onde estaremos daqui a 25 anos, esperamos que em um mundo complementarmente transparente. Mas para isso, precisamos romper uma barreira cultural inerente e ampliar a clareza nas demonstrações à um universo cada vez maior de empresas. Estamos empenhados nisso.
Mas, é fato, que sem as pessoas isso não será possível, pois elas movem os negócios. A Agenda da Transparência veio para trazer conhecimento aos profissionais que estão nas empresas e preparam as demonstrações financeiras de todos os exercícios. Dentre os benefícios, enxergamos a valorização da marca, aumento da competitividade, mitigação de riscos financeiros e de imagem.
Transparência não é só publicar balanços. Transparência é questão de entrega. É um conjunto. Rumo a mais 25 anos em busca da transparência.
Nesta edição da Revista ANEFAC você acompanha todo o conteúdo propiciado pela Agenda da Transparência, entrevista com o ministro da CGU e muito mais.
Boa Leitura!
Marta Pelucio,
Presidente nacional da ANEFAC