Neste mês da mulher, Tatiane Panato, presidente da Algar Tech, fala da sua experiência à frente da empresa e da necessidade do fomento à diversidade de ideias.
Reconhecida no mercado pelo seu desempenho na liderança da Algar Tech, Tatiane Panato, vem realizando uma transformação no portfólio, na gestão de clientes, no desenvolvimento de talentos e de implantação de novos métodos de trabalho e modelos de negócio na empresa. Com mais de 20 anos de experiência em gestão de negócios de TI e telecomunicações, ela começou no Grupo Algar como estagiária, foi diretora financeira e de relações com investidores da Algar Telecom e, desde fevereiro de 2018, está na presidência da companhia. Panato é a primeira mulher à frente de uma empresa do Grupo Algar. Confira abaixo entrevista exclusiva:
Revista ANEFAC: Como tem sido a experiência de estar como CEO de uma empresa como a Algar Tech?
Tatiane Panato: Ter a oportunidade de liderar a Algar Tech desde o início de 2018 tem sido um aprendizado diário. Nosso segmento está em plena disrupção nos últimos anos. Isso tem nos desafiado a inovar e a se adaptar todos os dias, o que traz muito crescimento profissional e pessoal.
Sinto orgulho por estar à frente de uma empresa que tem feito isso com sucesso, além de colocar o seu propósito acima de tudo, que é conectar pessoas e organizações de um jeito único – com empatia e proximidade em relação aos clientes e associados (como chamamos nossos colaboradores).
RA: Quais os desafios que você acredita que terá como CEO em 2021?
TP: A pandemia quebrou uma série de paradigmas e, nesse período, tivemos muitos aprendizados que nos mostraram o quanto podemos ser diferentes. Em cenários de incerteza, aprendemos que se adaptar é, sem dúvida, uma das habilidades que mais buscamos. É necessário assegurar que a organização tenha a capacidade de reagir rapidamente às mudanças que se impuserem, sejam quais forem.
Como CEO, meu principal desafio em 2021 é aproveitar essas lições para construir uma nova Tech, ainda mais ágil, digital e preparada para o futuro. A proposta é dar continuidade ao trabalho que temos realizado nesses últimos anos, tendo sempre a inovação como estratégia de negócio e um valor intrínseco a todas as áreas da companhia. Com isso, certamente seguiremos ampliando nossa atuação, a satisfação dos nossos clientes e o reconhecimento da Algar Tech como uma grande parceira na transformação digital.
RA: Quais foram as suas principais conquistas na empresa ao longo desse período?
TP: Desde 2018, estamos passando por uma profunda evolução do nosso portfólio e, com isso, lançamos oito novas ofertas. Foram mais de R$ 27 milhões investidos nos últimos três anos, com foco em ofertas baseadas em inteligência artificial, multicanalidade e automações.
Além da renovação do portfólio, tivemos grandes avanços em ajustes no nosso modelo operacional e melhorias de processos. Um exemplo nessa frente é que desenvolvemos o Customer Success, um novo modelo de gestão de clientes que faz parte da estratégia de inovação e transformação da Algar Tech. Passamos a ouvir nossos clientes, sistematicamente, em todos os pontos de sua jornada, o que nos permitiu identificar suas necessidades e ajustar as entregas com agilidade para aumentar seus resultados. Com isso, dobramos o NPS e chegamos a um nível de qualidade e recomendação dos nossos clientes acima da meta estabelecida.
Outra grande conquista é o trabalho que temos realizado de desenvolvimento e evolução cultural. Temos buscado novas competências e investido na capacitação dos nossos talentos para a atuação em um mundo cada vez mais digital. Desde 2018, por meio do programa “Dê Asas Para Sua Carreira”, já treinamos mais de 500 pessoas em mindset digital, cursos de tecnologias e novas competências.
Evoluímos também nas práticas para aumentar a diversidade nos nossos negócios por meio do programa “Algar Sem Barreiras”, lançado em 2018 pelo Grupo Algar. Acreditamos que, com pessoas com opiniões e visões diferentes, temos mais condições de cumprir nosso propósito de inovar e conectar pessoas de um jeito único.
RA: De que forma a Algar Tech encara esse mercado em transformação, pressionada, por um lado, pelo cliente mais conectado, e, de outro lado, pela necessidade de digitalizar?
TP: Uma vez que nosso setor de atuação está passando por uma grande transformação, temos trabalhado com nossos clientes modelos de contratos inovadores, em que não fornecemos mais determinada estrutura de atendimento e pessoas. Fazemos um mapeamento de quais são as dores do negócio do nosso cliente e assumimos o compromisso de entregar as soluções. Pode ser, por exemplo, aumentar o uso de bots, melhorar a retenção na URA, avançar na produtividade do backoffice. Nosso objetivo é apoiar nossos clientes na transformação digital, com foco no resultado.
Como uma empresa de full outsourcing, também prover atendimento ao usuário e solução de problemas complexos de TI com soluções de gestão do ambiente de tecnologia com ofert ade Cloud MSP e Serviços Gerenciados, por exemplo.
Acreditamos na inovação, não só pela tecnologia, mas pelas possibilidades de fazer diferente. E, como resultado, somos o BPO mais inovador do Brasil e 2º na categoria Serviços, segundo ranking do Prêmio Valor Inovação 2020.
RA: Segundo o IBGE, o número de mulheres nos cargos gerenciais caiu de quase 40% para 38% em quatro anos. Quais principais diferenciais você reconhece em uma empresa liderada por uma mulher? Considerando um panorama ainda mais amplo, como a diversidade na gestão traz benefícios para uma empresa?
TP: Diferentemente dos homens, as mulheres não são ensinadas a reprimir suas emoções desde a infância. Por conta dessa questão cultural, acredito que a mulher tenha maior maturidade na gestão das emoções e, isso, é algo muito exigido em posições de liderança. Ter maior autoconhecimento e saber como conviver com as emoções pode ser um diferencial para lidar com conflitos, assim como na hora de exercer empatia.
Sobre os benefícios da diversidade, já é comprovado que uma equipe diversa é mais rica em ideias e fomenta a inovação, característica fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. Empresas que apostam na diversidade têm melhores índices de satisfação no trabalho, atração e retenção de talentos, além de melhor desempenho financeiro.
Em 2018, o Grupo Algar lançou o programa Algar Sem Barreiras para fomentar a diversidade e a inclusão de PcD, Etnia, Gerações, Gênero e LGBT. Na frente Mulher nossa missão é atuar para que elas se preparem para assumir mais cargos de liderança, atuem em áreas de TI e se sintam em um ambiente protegido e seguro. Na Algar Tech, começamos formalizando um Comitê de Diversidade, com a missão de pensar em políticas e ações que contemplem toda nossa gente, independentemente de gênero, idade, deficiência, raça ou orientação sexual. A cada reunião, discutimos novas ideias e encaminhamos as mais abrangentes e de maior impacto.
O empoderamento feminino foi escolhido como um dos nossos primeiros grandes temas. Com isso, partimos para a ação. Elaboramos um estudo de isonomia salarial e revisamos modelos de trabalho para favorecer a inserção de quem, por causa da maternidade, encontrava dificuldades para se readaptar ao mercado de trabalho. Para assegurar a representatividade feminina nos cargos de liderança, também fizemos adaptações no programa de sucessão da Algar Tech, obrigando que pelo menos um dos candidatos indicados para assumir cargos de liderança seja sempre do sexo feminino.
Hoje temos 55% dos cargos de liderança da Algar Tech ocupados por mulheres, mas seguimos sempre na busca por evoluções e aprendizados na equidade de gênero e nas outras frentes que englobam a promoção da diversidade.
RA: O setor de atuação da empresa tem passado por grandes transformações. Como você acredita que será esse processo daqui para frente?
TP: A Algar Tech tem acompanhado de perto as transformações do seu setor e está aberta a novas possibilidades de negócios. Estamos em busca de parceiros interessados em trabalhar em conjunto para acelerar a inovação e o nosso crescimento. Queremos repensar a nossa indústria e, para isso, acreditamos na colaboração. Hoje, é muito importante unir forças, uma vez que a competição não se dá mais entre as organizações em si, mas sim entre a rede de valor de uma empresa e a rede de valor da outra.
RA: Que características você acredita que são necessárias para gerir uma empresa como a Algar Tech?
RP: Acredito que algumas características foram essenciais na minha jornada na Algar Tech até o momento. Entre elas, posso citar a busca constante por novos aprendizados; a adaptabilidade e desejo de se transformar diariamente; a capacidade de empatia e de conseguir se colocar no lugar do outro; a resiliência, para não se deixar abater em momentos de adversidade; o amor pelo trabalho; e a crença em um propósito maior da organização, que me motiva todos os dias a levantar da cama e entregar o meu melhor.