Do ponto de visto dos negócios, a Empresas Randon está focada em antecipar às novas tecnologias
A transparência é um atributo que sempre esteve presente na história de mais de 70 anos da Empresas Randon, e que permeia as ações da empresa em todos âmbitos. Por isso, Paulo Prignolato, CFO, avalia que ficaram muito honrados e contentes em receber, pelo segundo ano consecutivo, o Troféu Transparência, pois consideram o reconhecimento como uma certificação de que estão no caminho certo e, ao mesmo tempo, isso traz grandes responsabilidades em continuar avançando e aprimorando os processos de governança da empresa.
“Sem dúvida a transparência gera valor a empresa! A transparência é hoje um dos atributos que mais agrega valor para uma empresa perante seus stakeholders, que prezam, cada vez mais, pela consistência e pela clareza das informações e dos dados. A postura transparente, que vai muito além do que é apresentado nos relatórios de administração – está no relacionamento com os nossos públicos – conquista a confiança, a credibilidade e contribui para a reputação da empresa. Esses são três pontos que, aliado ao cuidado e à preocupação que temos com a saúde e a segurança de nossas pessoas neste momento de pandemia, consideramos fundamentais na condução dos nossos negócios”, alerta ele.
O principal conselho da Empresas Randon é que a transparência precisa fazer parte do dia a dia da empresa e ser praticada de maneira intuitiva. É importante também que isso seja absorvido por toda a liderança, para que essa prática faça parte da cultura da companhia e seja seguida em todos os processos, desde os mais simples, até os mais complexos.
Antecipando a implantação de novas tecnologias
Os principais desafios que a companhia percebeu, em 2020, foram nas operações ligadas ao mercado de montadoras de caminhões, já que o setor foi bastante atingido pela pandemia, com a longa paralisação de algumas das principais empresas no país. Contudo, nos últimos meses, a Empresas Randon percebe uma melhora.
Como oportunidade, neste momento, para a companhia, está sendo possível acelerar importantes mudanças, como a transformação digital. Um exemplo disso é a implantação do home office, que estava sendo executado de forma embrionária, e que, em um curto espaço de tempo, somou 15% do seu quadro de colaboradores trabalhando remotamente, mantendo a eficiência e produtividade.
Do ponto de visto dos negócios, a Empresas Randon está focada em antecipar às novas tecnologias. Além disso, também acelerando a inovação de produtos e os projetos transformacionais principalmente ligados à “smart manufacturing”, aumento de sinergias internas e externas, ganhos de eficiência e busca por novas frentes de negócios.