A tecnologia, na Guararapes, está sendo fundamental nesta mudança de comportamento atual
“O Troféu Transparência 2020 marca mais uma conquista dos trabalhos executados, é o sexto prêmio que ganhamos. É o reconhecimento profissional dos esforços da equipe em aprimorar a qualidade das informações apresentadas nas demonstrações financeiras. São estudos, debates e conclusões, envolvendo todas as áreas da empresa, nos temas que afetaram os números da companhia, buscando sempre manter a maior transparência para o mercado financeiro”, diz Gilberto Sheizo Izumida, contador da Guararapes.
Na companhia, a transparência nas demonstrações financeiras é um respeito aos seus acionistas, pois com base nos relatórios anuais, os analistas do mercado financeiro recebem informações para avaliar a real situação financeira, podendo efetuar previsões futuros dos resultados, demonstrando como a companhia se comportou no mercado onde está inserida, e quais foram as medidas, as ações e os resultados obtidos em 2019 com transparência.
“Receber este Prêmio, mostra o quanto a companhia é transparente na divulgação de seus resultados, pois fomos selecionados entre mais de duas mil publicações, por uma comissão de formado de estudantes de mestrados e doutoras da FIPECAFI e coordenado pelo Professor Ariovaldo dos Santos. Ter as demonstrações financeiras com transparência e com o reconhecimento da ANEFAC e FIPECAFI, só agrega valor as partes interessadas, pois dá uma maior credibilidade nas informações divulgadas, consequentemente mais investimentos para o Grupo e valor para os seus acionistas, inclusive com um trabalho transparente as pessoas se sentem engajadas no alcance do propósito da companhia”, avalia Gilberto.
Na visão da Guararapes, toda empresa deve incentivar e dar condições para que a equipe de preparação das demonstrações financeiras busque o Troféu Transparência, tornando assim o material divulgado mais transparente e com qualidade nas informações apresentadas ao mercado financeiro, agregando o valor à organização principalmente quando são reconhecidos pela ANEFAC e FIPECAFI.
Tecnologia é fundamental na mudança de comportamento
2020 está sendo um ano atípico, pois com o impacto da Covid-19, as empresas tiveram que se reinventar, muitos estão trabalhando em home office. A tecnologia, na Guararapes, está sendo fundamental nesta mudança de comportamento, pois tem de garantir a segurança dos dados que começam a circular nas redes, além de proporcionar condições para que isso seja possível.
As empresas tiveram que trabalhar muito para manter um caixa saudável para honrar seus compromissos e garantir de certa forma a continuidade dos negócios. A ajuda do governo neste momento tem sido fundamental para a recuperação da economia com as medidas adotadas na preservação dos postos de emprego.
Para Gilberto, os cuidados com a saúde, mantendo as distancias e preservando as pessoas de risco, neste momento, é primordial para retomarmos a vida normal, não temos ainda uma vacina que venha tranquilizar a população, elas estão em fase de testes, mas já temos uma esperança de que tudo irá voltar à normalidade.
A companhia espera terminar o ano de 2020 quebrando muitas rotinas e tabus que estão sendo mistificados em função do novo normal. Uma vez que trabalhar em home office exigiu um maior envolvimento da tecnologia para dar condições de trabalho com segurança. E, as pessoas tiveram que se adaptar em trabalhar em casa, mudando as rotinas domésticas e proporcionando uma maior qualidade de vida para muitos.
Cuidar dos seus colaboradores e dar a eles segurança e condições de trabalho, seja em casa ou no local de trabalho, para garantir a saúde da companhia é fundamental. Para atender o crescimento exponencial do consumidor nas plataformas digitais, acelerado por conta da pandemia, exigi das empresas grandes investimentos em tecnologia para aumentar mais ainda a garantia e preservação os dados que circulam entre o consumidor e a empresa, sem falar nas questões logísticas também.
“Leis, normas e procedimentos tiveram que ser adaptadas para atender o novo normal, estamos vendo associações, órgãos e comitês trabalhando em conjunto para realizar as alterações necessárias para melhorar e proporcionar as condições para as pessoas e as empresas, retomar o crescimento da nossa economia”, finaliza Gilberto.