Petrobras priorizou o desenvolvimento de competências críticas e uma cultura de alto desempenho para atender aos novos desafios da companhia, utilizando o valor econômico adicionado como ferramenta de gestão
Ser transparente é um dos pilares do programa de integridade da Petrobras, que promove os mais altos padrões éticos na condução dos seus negócios. Por isso, avalia Rodrigo Araujo Alves, gerente executivo de contabilidade e tributário, receber o Troféu Transparência 2020 fortalece a transparência das informações que disponibilizam a todos os públicos de interesse. “Essa Premiação, sobre as nossas demonstrações financeiras, é um passo importante nesse pilar tão estratégico e fundamental. Também evidencia todo o investimento e o esforço do nosso time nos últimos anos em elevar continuamente a qualidade de nossas demonstrações financeiras, ultrapassando os requisitos normativos, focando em uma narrativa coerente e um conjunto de informações que suporte adequadamente as análises e tomada de decisão pelos usuários das demonstrações”, explica.
Para a Petrobras, a transparência das demonstrações financeiras e a qualidade das informações, que disponibiliza, tem sido de extrema importância para atingir um dos objetivos do seu Plano Estratégico, que é o de gerar valor através do fortalecimento da credibilidade e reputação, pois, ao final, a marca se valoriza, o que traz benefícios para todos, em especial para os acionistas.
As partes interessadas estão cada vez mais conscientes da importância da transparência das informações prestadas pela companhia. Ser transparente reforça a confiabilidade sobre as informações da Petrobras, que, conjugada com a adoção das melhores práticas de governança e a aderência às normas e procedimentos internacionais, os ajuda a manter um relacionamento de longo prazo com o público em geral, já que todos enxergam valor nisso.
“A tomada de decisão de investimento e financiamento pelos usuários das demonstrações financeiras depende fortemente da qualidade, confiabilidade e tempestividade das informações financeiras e, nesse sentido, o aumento da transparência permite uma melhor tomada de decisão, gerando valor para todos os envolvidos”, diz Rodrigo.
A transparência tem que ser um valor ou pilar fundamental, na visão da companhia, e funcionar como um meio para atingir um fim, ou seja, para gerar valor, prestar informações relevantes e tempestivas, ter credibilidade nas relações e transações com os stakeholders, adotar as melhores práticas de governança, dentre outros, é necessário ser transparente. E, isso exigirá capacitação dos times, tanto no que diz respeito às tecnologias mais modernas e normas contábeis, mas também quanto às melhores práticas do mercado na comunicação com investidores através das demonstrações financeiras.
A Petrobras entende que é fundamental ter um processo contínuo de benchmarking, pois novas ideais e novas formas de divulgar informações financeiras surgem continuamente, sempre permitindo oportunidades de aprimoramento. E, finalmente, acredita que processos íntegros, com bons controles internos e foco em transformação digital é também relevante.
Desenvolvimento de competências críticas e uma cultura de alto desempenho para atender aos novos desafios da companhia, utilizando o valor econômico adicionado como ferramenta de gestão
O ano de 2020 será lembrado pela maior crise dos últimos cem anos da indústria de óleo e gás, devido ao choque de demanda ocasionada pela pandemia da Covid-19, assim como pela queda abrupta das cotações internacionais do petróleo. O grande desafio, que a companhia enxerga, é se manter resiliente em cenários tão hostis, exigindo ações rápidas e urgentes para a redução de custos e para a manutenção da competividade. Outro ponto bastante relevante é direcionar os esforços para os projetos com maior capacidade de geração de valor.
Mesmo diante de um cenário tão desafiador, a companhia não deixou de aproveitar as oportunidades. A transformação digital que estava em curso foi acelerada, com a adoção de home office e a implementação de projetos e ferramentas que auxiliam as tarefas rotineiras e a tomada de decisão dos gestores, além das frentes de automação dos processos, contribuindo, ao final, para o ganho de produtividade e geração de valor na companhia.
“Reforçamos, ainda mais, a transparência com que nos comunicamos e das nossas demonstrações financeiras, nesse período de volatilidade elevada, pois entendemos que além de reagir rapidamente com ações de resiliência, era necessário agilidade na comunicação, para melhorar a compreensão dos investidores e público em geral quanto ao cenário enfrentado”, relembrou Rodrigo.
Mesmo diante de condições adversas, a Petrobras reafirma o seu compromisso com o baixo endividamento, redução do custo de capital e busca contínua de redução dos custos operacionais, sempre focada em ativos de óleo e gás de classe mundial, atuando de forma ética e transparente, com segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente.
Também se priorizou o desenvolvimento de competências críticas e uma cultura de alto desempenho, para atender aos novos desafios da companhia, utilizando o valor econômico adicionado como ferramenta de gestão. E, por fim, transformar digitalmente a Petrobras entregando soluções para os desafios, empoderando os seus colaboradores, gerando valor, e aumentando a segurança das operações.