Marcopolo busca formas de pensar na mobilidade do futuro
“Receber o Troféu Transparência 2020 é um reconhecimento à gestão da companhia. Acreditamos que estar entre as selecionadas fortalece ainda mais a imagem de confiabilidade perante seus investidores, clientes e stakeholders”, aponta Pablo Motta, gerente de planejamento tributário auditoria e riscos da Marcopolo. Que complementa: ser transparente, além de melhorar a reputação da companhia, possibilita ao mercado tomar decisões com maior segurança.
Nesta linha, a transparência nas informações prestadas pela empresa, segundo ele, acaba agregando valor para a organização tanto do ponto de vista de maior abertura dos seus riscos, quanto em relação a sua governança corporativa. Para a Marcopolo, não há outro caminho a não ser avançar mais e mais na qualidade dos dados financeiros, pois a transparência e a consistência das informações prestadas auxiliam os stakeholders a compreender melhor a situação financeira e o desempenho das empresas.
Marcopolo busca soluções para o futuro da mobilidade
A Marcopolo S.A está há 71 anos atuando na fabricação de carrocerias de ônibus na América Latina e está entre as maiores fabricantes do mundo. Com fábricas nos cinco continentes e veículos rodando nas estradas de mais de 120 países, em 2020, os resultados apresentados pela companhia até o presente momento sintetizam as dificuldades enfrentadas como reflexo da pandemia de Covid-19 em seus mercados. O distanciamento social e as demais ações mitigatórias à transmissão do coronavírus trouxeram um ambiente de extrema complexidade para o transporte coletivo de passageiros.
Neste contexto de desafios, aliando o seu espírito inovador e a sua tecnologia, a Marcopolo está vivendo um momento único, onde a companhia tem mantido esforços para desenvolver soluções que possibilitem a retomada segura da mobilidade de pessoas. Com o desenvolvimento durante a pandemia da linha de produtos e soluções Marcopolo BioSafe, o objetivo é se colocar como parceiros dos seus clientes tanto do Brasil quanto do exterior, dando a eles condições de seguir operando e de reconquistar a confiança do passageiro em usar o transporte coletivo.
No ano passado, a companhia lançou a Marcopolo Next, uma divisão de inovação voltada para desenvolver soluções para o futuro da mobilidade. O plano estratégico da companhia também contempla os múltiplos aspectos da inovação em mobilidade, que passa por profundas transformações no mundo. A ideia é estimular o mercado a pensar no transporte do futuro, seja nas viagens urbanas, seja no turismo.
Um dos resultados foi justamente a criação da plataforma Marcopolo BioSafe, com inovações em biossegurança, em resposta à pandemia de Covid-19 e que têm sido adotadas por diversos setores da economia.