Cenário de juros e inflação baixa fez com que os investidores buscassem a Bolsa para diversificar seus investimentos, mas só são escolhidas aquelas empresas capazes de provocar conexão
O time da B3 está muito feliz e orgulhoso em receber, pela 11ª vez, o Troféu Transparência. A companhia, como infraestrutura de mercado, diz que sabe da sua responsabilidade de viabilizar o desenvolvimento do mercado brasileiro e do país e, por isso, mantém elevados padrões de governança nas suas atividades e busca aplicar as melhores práticas do mercado nacional e internacional em todas as suas formas de atuação diante de todos os stakeholders com os quais se relaciona.
“O Troféu representa não é apenas um importante reconhecimento pelo nosso trabalho de fornecer informações de qualidade aos nossos acionistas e ao mercado em geral, mas também reafirma nosso compromisso de induzir boas práticas ao mercado em todos os níveis da companhia”, aponta João Paulo Gonzaga, superintendente de contabilidade da B3.
Para a companhia, divulgar informações de forma transparente, é fundamental para assegurar que as expectativas e as necessidades dos acionistas, investidores e gestores de uma companhia sejam atendidas. Pois, se uma empresa se relaciona bem e compartilha informações de qualidade e de longo prazo com seus diferentes públicos, ela prospera. Uma vez que a transparência gera valor às empresas à medida que fortalece esse relacionamento.
É consenso entre todos na B3 que demonstrações financeiras transparentes auxiliam no processo de tomada de decisão dos investidores ao olhar para uma companhia, além de ajudar no aprimoramento da sua gestão interna. Para isso, João Paulo, cita alguns pontos: se você reporta números de qualidade, isso também traz benefícios dentro da companhia, auxiliando na tomada de decisões corretas que podem levar a aumento de receitas e redução de custos. E, a transparência é a base desse ciclo virtuoso.
Como indutora de boas práticas, a B3 recomenda que as companhias divulguem informações e números com qualidade, comparáveis e claros, cumprindo regras contábeis e do regulador, para garantir a excelência nas demonstrações financeiras. Desta forma, a companhia entende que os participantes do mercado conseguirão tomar decisões com segurança. Pois, é importante também controlar sistemas e procedimentos e manter um diálogo transparente com os diferentes públicos com os quais a empresa se relaciona. Sendo assim, o ecossistema da empresa precisa estar atrelado à gestão transparente para gerar valor ao negócio.
Investidores buscam se conectar com a empresa que irão colocar o seu o dinheiro
Neste ano, com um cenário de juros na mínima histórica e inflação baixa, João Paulo relata que isso fez com que os investidores buscassem a Bolsa para diversificar seus investimentos e obter melhor retorno para suas carteiras. “Do outro lado, cada vez mais empresas, de diferentes tamanhos, setores e regiões, estão acessando o mercado de capitais para financiar suas estratégias de crescimento, por meio de IPOs, follow-ons e emissões de dívidas, por exemplo. O desafio será manter um fluxo incrementado de ofertas que conectem boas empresas e boas histórias aos investidores”, diz.
A companhia segue trabalhando na oferta e diversificação de produtos, no aprimoramento da infraestrutura e na educação dos investidores. Tendo como objetivo assegurar que seus clientes encontrem a melhor solução para alocar recursos e prospectar novos clientes para realizarem negócios na B3. Por isso, busca sempre a melhor governança, os processos mais adequados e a valorização das pessoas para atender à demanda do mercado e dos clientes.