B2W Digital investe seus esforços em transformar cada vez mais a experiência do consumidor ao realizar uma compra
“A ética, a transparência, a responsabilidade e a boa governança são pilares fundamentais do nosso negócio. Ficamos muito felizes com o reconhecimento do Troféu Transparência, pois trabalhamos continuamente para manter nossa cultura alinhada aos princípios e compromissos sólidos, publicamente divulgados a toda a sociedade”, avalia Marcelo Nunes, diretor financeiro da B2W Digital, ao falar sobre a companhia ter sido premiada em 2020.
O segredo, na visão da companhia, é manter o compromisso de compartilhar com o mercado todas as nossas informações de forma transparente, seguindo, no caso das informações contábeis, padrões internacionais de relatório financeiro (IFRS). Com isso, sempre adotando as melhores práticas de governança corporativa, gerando confiança e valor para clientes, associados, investidores, fornecedores e parceiros. Pois, só assim se gera valor aos stakeholders por meio de uma conduta transparente, pois com as informações prestadas podem acompanhar os resultados da companhia, assim como o plano estratégico e sua evolução.
A B2W Digital faz parte, há seis anos consecutivos, da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, que reconhece as empresas que promovem as melhores práticas para um desenvolvimento sustentável. A companhia sempre busca iniciativas que entregam valor à sociedade, unindo os pilares ambiental, financeiro e social no modelo de negócio, pois acredita que deve adotar princípios e compromissos firmes, incorporando a transparência no dia a dia e em todas as atividades do negócio, respeitando sempre os interesses de todos os stakeholders.
Investimentos na experiência do cliente sem sair de casa é fundamental
Nos primeiros seis meses do ano, o cenário desafiador em função da pandemia da Covid-19 trouxe à companhia enormes aprendizados, impulsionou a busca por soluções inovadoras e criativas para gerar valor ao cliente e à sociedade. Para isso, a B2W implementou uma série de ações quando o cliente mais precisava de conveniência e segurança para ter suas necessidades de consumo atendidas e o resultado foi muito bom.
No segundo trimestre de 2020, a B2W registrou um crescimento de 72% no GMV Total e de 171% em unidades vendidas, em comparação com o mesmo período de 2019. Isso deixa todos motivados a cumprir o atual plano estratégico (2020-2022) e iniciar uma nova jornada de crescimento, entrando com escala e velocidade em novas categorias. Além disso, o aumento de capital privado de R$ 4 bilhões, que está em sua fase final, permitirá a aceleração desse plano, incluindo expansão orgânica, parcerias e eventuais aquisições estratégicas.
A companhia continuará investindo em novos projetos, serviços e parcerias estratégicas para tornar a experiência dos clientes ainda melhor. Está acelerando as iniciativas O2O (Online to Offline), por meio das quais foram realizados 3,3 milhões de pedidos no segundo trimestre de 2020. Além disso, ampliando, cada vez mais, seu sortimento, que já conta com mais de 39 milhões de produtos.
A B2W lançou, nesse mesmo período, o Americanas Mercado, que permite aos clientes comprar a cesta completa de mercado, incluindo itens frescos, com uma experiência customizada e entregas no mesmo dia. Criou, ainda, o Marketplace Local, que utiliza o conceito de vizinhança e disponibiliza às pessoas produtos, que estavam acostumados a adquirir em lojas físicas, sem sair de casa. Este ano, continuará o trabalho de conectar grandes parceiros à sua plataforma de marketplace, com o objetivo de oferecer aos clientes tudo, a toda hora e em qualquer lugar.