Para trazer clareza para dentro das organizações e ao mesmo tempo ajudar as pessoas a ter melhor noção dos acontecimentos e estar aptas a reagir a eles, a Lumen Treinamentos – parceira nacional da Arbinger – empresa global referência em modelo mental para a educação corporativa há mais de 30 anos – criou a Teoria das 3 Ondas. – 1 caos e incerteza, – 2 adaptação ao novo contexto e – 3 a saída da crise.
É importante observar o contexto em que o país está, em que a empresa se encontra e como cada pessoa está sentindo tudo isso, a fim de que se possa desenvolver comportamentos adequados e assim adquirir um novo modelo mental – mindset – que se faz para a travessia das três ondas de forma saudável, efetiva e produtiva. A China já está na 3ª onda, nós estamos na segunda, com algumas empresas e pessoas na 3ª. O que é certo é que passaremos por todas. E cada um pode se encontrar em um momento. Pensar estrategicamente e taticamente em cada uma delas, já que não sabemos até quando irão, faz e fará toda a diferença.
Para trazer mais clareza para este momento de mudança de mindset – recomendo olharmos para o livro best seller: “Mudança de Mindset – Como mudar vidas e transformar organizações” – disponível no Brasil. Mudanças vem acontecendo involuntariamente, pelo cenário do momento, fazer uma mudança de mindset se faz obrigatória tanto para empresas e equipes como para cada indivíduo. Precisamos entender o que é mindset e como está conectado com o momento atual.
1 – As diferenças entre minsdet, comportamento e resultado
O nosso mindset é que direciona nosso comportamento e que traz o resultado, conforme o diagrama acima. O caminho mais comum é focarmos em comportamento para geração de resultado, e isso é super válido, só que se eu tiver um mindset, que chamaremos dentro da caixa, possivelmente o efeito será inverso ou quase nulo. Portanto o mais importante no dia a dia é a mudança do mindset (mudança do meu jeitão de ser). Entender como o nosso mindset é formado é essencial.
2 – O que é e como o nosso mindset é formado
É formado pela minha maneira de ver o mundo, ou seja, “minha visão de mundo”. Agora, de onde vem esta visão de mundo? Através das experiências sensitivas que eu tenho e tive ao decorrer da minha vida. Especialmente quando era ainda muito pequeno. Portanto as pessoas e ambientes que nos rodeiam ou rodeavam influenciaram muito no que somos hoje e o que seremos no futuro. Quantos mindsets nós temos?
3 – Os mindsets que temos e seus impactos em tudo o que fazemos
Temos dois mindsets, segundo o instituto que mais entende sobre o assunto no mundo hoje, a Arbinger.
Os dois mindsets:
- Dentro da caixa – o foco é nos meus objetivos e os outros não importam tanto quanto eu, ou seja, os outros são meros meios para eu atingir os meus objetivos em prol do “meu bem comum”. Aqui o sentimento de culpa é muito grande. Eu me culpo, culpo os outros ou as coisas.
- Fora da caixa – o foco aqui é o nosso objetivo. Primeiro eu entendo o que o outro pensa, sente e depois eu trago o que escutei para o meu objetivo para ver se temos um objetivo comum ou não e caso não, eu sou o grande protagonista de estruturar um novo objetivo que é o nosso, não é mais o meu ou o dele, mas sim o nosso. Aqui eu crio um novo objetivo, uma nova visão entre o eu e o ela.
Usando um dizer “dentro da caixa x fora da caixa”. Quer ir rápido vai sozinho, quer ir longe vamos juntos.
A pergunta de 1 milhão é: qual o impacto que cada um destes mindsets tem no nosso dia a dia, na nossa cultura, na nossa vida?
Segundo a Arbinger, o impacto de estarmos dentro da caixa é uma cultura mais top down, comando e controle, líderes mais autocratas, metas voltadas somente ao individual e não em conjunto. Os comportamentos que mais sobressaem é “ignorar os outros, controle, silêncio, pouco feedback e muita reclamação”.
Já o fora da caixa tem uma cultura de diálogo, grande senso de objetivo comum e de equipe. O senso de pertencimento de grupo é alto, pois há espaços para inovar, criar, errar e até dar feedback para o líder, caso ele tenha feito algo que tenha impactado negativamente o grupo.
Qual você acha que é o impacto destes dois mindsets? Um estudo da Mckinsey de 2014 fala que quem está mais fora da caixa consegue melhores resultados do que as empresas que estão dentro da caixa. Elas podem ter até quatro vezes melhores resultados que as empresas dentro da caixa.
4 – Quem mais influencia o nosso mindset no dia a dia?
Cada segundo é uma oportunidade para estarmos dentro ou fora da caixa. Ambientes, pessoas, estado de humor, estresse, decisões etc. Então a pergunta agora é: os outros podem me levar para a caixa? Não, quem decide ir para caixa sempre sou eu e nunca é o outro. A decisão sempre é minha. Algumas vezes eu não estou consciente da decisão que estou tomando e por isso, vou para a caixa sem perceber que fui e ai eu tenho que me culpar, culpar os outros ou as coisas para gerar justificativas para dizer que está bem fazer o que eu faço ou deixo de fazer. Portanto nós nos deixamos influenciar muito pelos outros e tomamos decisões depois de termos nos autossabotado ou autoenganado acreditando que estamos fazendo bem para nós e os outros. Algumas vezes até defendemos nossa visão com unhas e dentes, pois estamos focados nas justificativas que criamos ao decorrer para desmerecer a outra parte e fortalecer a nossa.
O que é melhor, estar dentro ou fora da caixa? O melhor é criar consciência de onde se está e poder decidir os impactos de cada ação. Quanto mais ciente estiver de cada decisão que faço, mais fora da caixa serei, pois sei de onde vim, o que faço e para onde vou.
Agora que entendemos o que é mindset e os tipos de modelos mentais, conectar ao modelo das 3 ondas é importante.
Na segunda onda que é a adaptação, precisamos viver o momento presente pensando no futuro e tomando decisões com sabedoria e neste momento a sabedoria vem do coletivo e não de modo individual. Precisamos trabalhar juntos para atravessar este mar turbulento e por isso, o modelo fora da caixa se mostra o melhor e mais sustentável.
Na terceira onda é a saída da crise que quem se dará bem serão os que são capazes de resolver o problema dos outros. Encontrar na segunda onda um oceano azul onde eu me diferencie é a chave para eu ser inovador e poder surfar pós-pandemia.
Portanto seja o protagonista que você quer ser não espere os outros. Como falou sobre o que é mindset – Nietzsche “Torna-te quem tu és”.
*Artigo escrito por Marcio Graf Welter, que é CEO e Fundador da Lumen Treinamentos