TECNOLOGIA
Automação Digital é alternativa para acelerar resultados
Para ajudar as empresas com respostas digitais que buscam aumentar a capacidade, segurança e conformidade do time, transferindo trabalho para processos automatizados enquanto as pessoas podem estar dedicadas as tarefas mais urgentes e estratégicas, a Viaflow e a ANEFAC uniram esforços e realizaram um grande evento on-line no dia 12 de maio.
A condução, que foi excelente e esclarecedora, ficou por conta de Dulce Siqueira, digital solutions manager na Viaflow. A especialista abordou as formas para desonerar as pessoas para atividades críticas, urgentes e estratégicas, mostrou as alternativas digitais com respostas mais ágeis e seguras, e apresentou como aumentar a capacidade do time com tecnologias de automação, tudo isso para garantir a integração entre sistemas, processos e pessoas.
GOVERNANÇA
Aplicando a gestão de riscos para sobreviver ao Covid-19
Como lidar com os riscos inevitáveis? Como a gestão de riscos pode ajudar? No dia 14 de maio o evento on-line da ANEFAC procurou responder estas e outras perguntas. Além de abordar uma questão central que é gestão de riscos diante de um evento inevitável como a Covid-19, de estar preparado para o enfrentamento das consequências e efeitos e possuir um plano para o restabelecimento da normalidade e minimização das perdas.
À frente do evento, Luciana Bacci, diretora executiva de governança da ANEFAC, junto com os especialistas, Michael Cardoso, que possui mais de 20 anos de atuação no mercado de software empresarial, conduzindo projetos de estruturação e transformação digital de áreas corporativas de gestão de projetos (PMO) e gestão estratégica, e Sergio Viola, CEO da JExperts Tecnologia e também membro em conselhos de administração de outras empresas.
O grande ponto do evento foi o estudo de um caso prático sobre a gestão de riscos como instrumento de enfrentamento da crise causada pela pandemia. Realmente uma abordagem prática e acessível a qualquer empresa, com caminhos e alternativas para atravessar a crise atual com governança e controle.
CAPITAL HUMANO
Liderança em tempos de crise: 5 comportamentos que tiram o foco da busca por soluções
Durante uma pandemia viral com impactos reais na economia, é possível que certos comportamentos negativos aflorem. Porém, estudos de psicologia econômica e economia comportamental, podem nos ajudar a criar alternativas, gerenciar nossas emoções para focarmos na busca por soluções. Essa foi a temática apresentada, em 18 de maio, no evento on-line sob responsabilidade de Emerson Weslei Dias, vice-presidente de Capital Humano da ANEFAC.
Entre os tópicos abordados: como a psicologia pode ajudar administradores a liderar na crise; lidando com a complexidade; interface economia e capital humano e uso da Inteligência emocional na gestão de conflitos, entre outros.
TRIBUTOS
Compensação não homologada e redução de capital
Com apresentação de forma clara e objetiva de algumas recentes decisões em matéria tributária dos tribunais administrativos e judiciais que possam impactar nas decisões de nossos associados, o evento aconteceu no dia 31 de março e foi conduzido por Roberto Fragoso, vice-presidente adjunto de tributos. Os temas em destaque foram: compensação não homologada – multa isolada de 50% e redução de capital pelo valor contábil ou de mercado.
Fragoso, também conduziu evento on-line no dia 28 de abril sobre:
CARF – Simulação previdenciária: Responsabilidade solidária e multa qualificada de 150%
CARF – Prazo decadencial – Restituição dos tributos
STJ – Fraude à execução fiscal. Alienação do bem posterior à citação do devedor
No dia 02 de junho, Roberto Fragoso, conduziu evento sobre o STJ – ISS sobre rateio de custos e o CARF – PIS COFINS não cumulativo – conceito de insumo para serviços.
CONTROLADORIA
Implantação de Orçamento Matricial de Despesas
O orçamento matricial de despesas (OMD) vêm sendo utilizado por muitas organizações como uma ferramenta para aumentar a eficiência operacional. O OMD requer uma discussão e aprovação dos gastos em duas dimensões sendo uma com gestores de áreas e a outra com gestores de pacotes (ex.: tecnologia, materiais, eventos etc.).
Apesar dos benefícios proporcionados pela ferramenta, a sua implantação requer um cuidadoso planejamento, capacitação dos envolvidos e muito suporte da alta gestão. Este assunto foi abordado no dia 22 de abril por Rodrigo Paiva Souza, diretor executivo de controladoria da ANEFAC, e José Roberto Leandro, mestre em Controladoria, Contabilidade e Finanças. Atua como Gerente Contábil e Fiscal, com ênfase na otimização do sistema gerencial para melhorar a geração de informações contábeis e financeiras, bem como na elaboração de procedimentos internos para as áreas Contábil, Fiscal e Financeiras.
PERÍCIAS
A nova Lei de Franquias
O encontro abordou os conceitos e as novidades trazidas pela Lei nº 13.966/2019, as interpretações e as expectativas relacionadas às atuais e novas contratações pelo sistema de franchising, além de interessantes divergências que se espera, sejam submetidas à resolução pelo Poder Judiciário brasileiro, inclusive no que diz respeito ao contexto atual de pandemia.
Fernando Viana, diretor executivo de Perícia, Mediação e Arbitragem da ANEFAC, foi o responsável pelo evento on-line que aconteceu no dia 27 de abril e teve como palestrantes: Marcelo Guedes Nunes, presidente da Associação Brasileira de Jurimetria, professor assistente de Direito Comercial da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), além de Diretor de Pesquisas do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e Tatiana Dratovsky Sister, associada sênior do Pinheiro Neto Advogados, que atua na área Contenciosa, com foco em Direito Civil e Comercial.
ADMINISTRAÇÃO
Estratégia empresarial e a Covid-19: os desafios das empresas
Nenhum planejamento é imune a solavancos. No caso da Covid-19, solavanco provavelmente seria um eufemismo. O que acontece com o planejamento estratégico em situações como essa? Felizmente existem vários processos e melhores práticas em estratégia para lidar com cenários divergentes. David Kallás, vice-presidente de administração da ANEFAC, sócio da KC&D e professor do Insper e da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein e Carlos Caldeira, sócio da KC&D apresentaram no dia 9 de junho as melhores práticas nesse sentido.