Antes de contar um pouco da trajetória dessas mulheres inspiradoras, é importante entender que todas fazem parte da ANEFAC, atuam diretamente na sede, cada uma em sua área: associados, eventos, comunicação, comercial, relacionamento, financeiro e marketing. Trabalham diariamente para atender todas as necessidades dos associados, da diretoria executiva e do conselho de administração.
Elas possuem como diferencial sua capacidade de força de trabalho que permite um acúmulo de tarefas distintas com execução primorosa de cada uma, simultaneamente. E são várias atividades, desde eventos, congressos, revista, atendimento a imprensa, relacionamento e por aí vai. Seja na ANEFAC ou em suas casas. Essas mulheres são mães, esposas, estudantes, profissionais e únicas em seu modo de ser e trabalhar.
Há uma força motriz que inspira e incentiva essas mulheres a trilhar o seu caminho, abrindo espaço para conquistas e realizações. Elas se colocam no centro do desafio com força e coragem para escrever suas histórias. Encontram nas barreiras o incentivo para investir em capacitação e no desenvolvimento de habilidades e competências.
São mulheres de histórias inspiradoras, que batalharam e ainda batalham para transformar ainda mais a ANEFAC e os seus lares. Em comum, elas têm determinação de sobra. Trilhando caminhos marcados pelo trabalho árduo e pela busca por conhecimento, elas são exemplos para outras mulheres e suas trajetórias estão cheias de ensinamentos valiosos.
Nesse mês de março, mês da mulher, trouxemos a história dessas sete mulheres. Elas são tão inspiradoras, assim como qualquer mulher!
Luciana Vitória Lima, analista de relacionamento
Formada em Gestão de Recursos Humanos, trabalhar com pessoas sempre esteve em suas aptidões profissionais. Se relacionar e estar aberta a ouvir são suas maiores qualidades no ambiente corporativo. Quando dava os primeiros passos na carreira, ainda na graduação, se apaixonou pela área comercial, onde pode se desenvolver e trilhar o seu caminho.
Iniciou na ANEFAC quando tinha 19 anos para atuar diretamente com o bem mais precioso da entidade: os associados. Um desafio e tanto. Ser responsável pelo relacionamento com os executivos é muito importante, pois são eles que formam a entidade.
“Durante estes quase seis anos que estou na ANEFAC, houve muita evolução profissional e grandes conquistas. No dia a dia sempre temos muitas atividades a desenvolver e resultados a entregar. Aqui tudo é muito dinâmico, muda o tempo todo. Procuro sempre acreditar que enxergar o lado positivo das adversidades torna o caminho mais leve”, diz.
Casada e mãe, para ela, estar com a família, se reunir com amigos e descobrir coisas e lugares novos são revigorantes. Trazem um frescor para todos os desafios e fazem a vida mais leve. Entre seus prazeres, cozinhar é uma paixão, mas claro sempre acompanhada de um bom bate-papo e se tiver risos então, melhor ainda.
“Acredito que equilíbrio, metas e sonhos são fundamentais para o crescimento profissional sempre sintonizados ao crescimento pessoal’’, explica.
Karina Bolognani Pinheiro, web designer
Aos 17 anos começou a graduação em Jornalismo e ao completar o primeiro ano descobriu uma profunda afinidade com o design, que se tornou sua atividade profissional. Há um pouco mais de dois anos ingressou na ANEFAC, em um período de muitas mudanças. Busca constantemente aprofundar os seus conhecimentos e trocar experiências com todo o time.
É a responsável pelo visual da comunicação institucional da ANEFAC, com ênfase no site e mídias sociais. Entre as suas grandes conquistas na casa, cita como destaque a reformulação do site há dois, um grande desafio, pois tinha acabado de assumir a área há poucos meses. “Essa transformação, que fizemos do início ao fim, possibilitou gerar uma maior integração com o público da entidade e o tornou mais acessível”, diz.
Acreditando que o aprimoramento profissional é essencial para a inovação no trabalho, recentemente ingressou uma especialização em User Experience. “O meu papel como designer é levar uma comunicação visual de qualidade, com a máxima eficácia e pensada, especialmente, de acordo com o público”, evidencia.
Nas horas vagas dedica o seu tempo aos livros de ficção e aos projetos pessoais de ilustração digital.
Karina Castro, analista de Marketing e relacionamento
Ingressou na faculdade de contabilidade logo após o término do ensino médio, mas durante a sua carreira descobriu que sua paixão era criar e se relacionar. Em 2019 iniciou na graduação de Marketing e neste mesmo ano passou a fazer parte do time ANEFAC. Atualmente desenvolve conteúdos para mídias, relacionamento com parceiros e participação nos eventos.
“Nesse período que estou na entidade evolui muito como profissional, tenho aprendido, cada vez mais, com o dia a dia dinâmico que temos. São os desafios diários que me inspiram”, explica.
Há dois anos faz parte de um projeto social chamado ‘Hamburgada do Bem’, projeto que leva conhecimento e diversão às comunidades carentes. “Para mim, é importante sempre estar participando de ações como essa, que envolve desde boa comida a muita brincadeira. É um momento de muita entrega e aprendizado”, diz.
Já nos momentos de lazer, busca a dança para se energizar, momento de conexão imensurável consigo mesma. É aqui que se entende e recarrega as energias.
É mulher, jovem, esforçada, determinada e com sede de conhecimento, tem como maior motivação sua família. Para ela, ser mulher é ter a sensibilidade para olhar o mundo de todas as formas. Com relação ao futuro, sonha em partilhar todo o conhecimento adquirido.
Juliana Spalding, gestora de operações
É bacharel em Turismo e Gestão de Eventos com pós-graduação em Gestão de Marketing. Começou a trabalhar aos 17 anos e aos 19 descobriu sua paixão pela área de eventos. Foi quando buscou especialização e iniciou sua carreira na área. Desde então, atuou em diversos segmentos, passando por empresas, hotéis e agências.
Em 2010 fez um ano sabático, conciliado ao nascimento de seu primeiro filho. Após um ano, retornou ao mercado de trabalho na área comercial de eventos, onde atuou por dois anos. Insatisfeita com o rumo de sua vida profissional, se dedicou a um novo projeto, que trazia muitos desafios: conciliar trabalho, casa e filho pequeno a uma nova rotina de estudos. Determinada, em 2013 iniciou sua pós graduação, que lhe abriu um leque de novas oportunidades.
Ingressou na ANEFAC em 2014, como coordenadora de eventos. À medida que se envolvia com a entidade e conhecia mais sobre suas particularidades, mais crescia sua relação afetiva com seu trabalho. Hoje, atua na gestão de operações da associação, responsável por integrar as ações das áreas de eventos e comunicação. “Há dois anos, com a entrada do Bolí Rosales na ANEFAC, iniciou uma grande transformação em sua gestão, ouvindo muito mais o que o mercado diz, as dores e as expectativas dos profissionais e isso tem nos ajudado a dar um rumo certo nas nossas decisões. Nós aprendemos como coletivo, e reconhecemos que somos hoje a primeira associação a falar de forma multidisciplinar, com profissionais de diversas áreas, níveis e segmentos”, explica.
Casada e mãe de dois meninos, encontra seu maior prazer na companhia de sua família. “Qualquer programa ao lado deles, vale a pena! Minha maior motivação é o bem estar e a felicidade dos meninos”, diz. Hoje, como única mulher da casa, leva como inspiração de vida as mulheres que mais admira – sua avó, mãe e irmã. “Sem elas, não seria a mulher que sou hoje. Sou muito grata por cada momento que passamos juntas e tento ensinar aos meus filhos o valor da família e da mulher. Mesmo pequenos, os meninos reconhecem a igualdade de gêneros como algo natural. Minha missão é cria-los para um futuro melhor, onde a igualdade não precise mais ser discutida, apenas vivida!”, completa.
Talita Dias, gestora de parcerias e relacionamento
Profissional, filha e mãe relata um pouco da sua trajetória pessoal e profissional. Além disso, conta sobre o reconhecimento de ser mulher no mundo corporativo. “Essa conquista representa muito nesse momento tão marcante o mês das mulheres”, diz.
Comunicóloga, relações públicas e com vocação comercial, atua há mais de quinze anos na área. Na ANEFAC se dedica há mais de sete anos à atividades, cada vez mais, desafiadoras, mudanças frequentes do mercado, necessidade de inovação e posicionamento de uma entidade tão referenciada. “Acredito que as pessoas têm o poder da transformação, motivação depende de nós, e estar engajada com um time que almeja o sucesso é o que me faz todos os dias acreditar em um futuro promissor”, explica.
Mãe do Gustavo, filha da Luiza, neta da dona Maria e da dona Conceição, bisneta da dona Odete, desde sempre teve exemplos de amor, força, e inspiração de ser única em sua vida. Para ela, uma fortaleza de mulheres.
Sobre inspiração, acredita que as experiências vividas, as pessoas que conviveu e convive são parte essencial para seu o desenvolvimento e, principalmente, o aprendizado diário de saber aonde quer chegar. “Falando em pessoas, gostaria de agradecer a melhor pessoa que conheci nos últimos tempos, que valoriza as mulheres de maneira única, Bolí Rosales. Antes de ser um líder, o sucesso é seu crescimento pessoal. Quando você se torna um líder, o sucesso passa a ser o crescimento dos outros (JACK WELCH, ex-CEO da General Electric)”, diz.
Maria Penha Costa, gestora financeira e facilities
Bacharel em Administração de Empresas com MBA Controller, começou sua carreira aos 16 anos em uma multinacional automotiva, passou por vários setores e segmentos e se descobriu na área financeira. “Nestes 24 anos de experiência, sou grata por cada aprendizado e cada experiência que obtive nas empresas que trabalhei, as amizades duradouras, as pessoas talentosas que admiro e me orientaram nos momentos desafiadores da carreira, e a inspiração de mulheres inteligentes e empreendedoras, que entregam bons resultados e não perdem a feminilidade”, diz.
É apaixonada pela natação, é o esporte que lhe proporciona bem-estar (paixão herdada/despertada quando levava o filho Pedro aos treinos e competições. “Quando percebi estava treinando e participando de travessias aquáticas. Assim como nos treinos de natação, a persistência, a disciplina e o comprometimento são fundamentais para superar os desafios e alcançar os resultados”, explica.
Para ela, o autoconhecimento é super importante, quanto mais se conhece, mais em paz ficamos com as nossas escolhas e com nós mesmos, independentemente das pressões externas.
Já os trabalhos de ações filantrópicas que desenvolve nas comunidades trazem oportunidades de aprendizados e um pouco de contribuição aos que mais necessitam.
“Acredito que o processo de aprendizado deve ser constante, e que o grande desafio está em equilibrar, a vida pessoal, profissional e acadêmica”, pontua.
Suzamara Bastos, conteúdo e imprensa
Há 12 anos possui relacionamento e desenvolve atividades com a ANEFAC. Em 2008 trabalhou como assessora de imprensa, depois funcionária e agora terceirizada, sendo responsável pela assessoria de imprensa, revista ANEFAC e conteúdo para as mídias sociais. “O aprendizado que tive e tenho na ANEFAC é imensurável, foi na entidade que aprendi a ser multidisciplinar. Desenvolver várias atividades, de diferentes áreas ao mesmo tempo, contribuíram muito para o meu crescimento profissional. Além disso, na entidade conquistei grandes amigos e clientes, relacionamentos que levo para a minha vida pessoal e profissional. Cada pedaço que alicerçou o caminho que sigo hoje, muitos vieram da entidade e de toda a diretoria”, diz.
Formada em jornalismo, com pós-graduação em comunicação corporativa, mestrado em administração de empresas e concluindo outro mestrado em comunicação voltado a transmedia storytelling, começou sua carreira em meados de 2001, em televisão, no então Canal Futura da Rede Globo, passou por jornais e rádios em Santa Catarina, seu estado natal, antes de entrar para o mercado corporativo em São Paulo, onde trabalhou em empresas nacionais e multinacionais sempre na área de comunicação, imprensa, marca, conteúdo e marketing. “Com quase 20 anos de profissão, em uma área como a de comunicação é impossível não se atualizar. A transformação digital está promovendo na minha área um impacto sem precedentes. Acredito ainda que isso seja apenas o começo”, explica.
Para ela, nesse momento de transformação que acontece no mundo, nesse mês da mulher é importante falar de sororidade. “Nossa missão é criar vínculos, uma rede de apoio que proporciona confiança e reconhecimento. Na sede da ANEFAC, somos mulheres maravilhosas, nossas diretoras e associadas marcam presença no mercado de trabalho também e possuem histórias incríveis e inspiradoras. Somos reais, somos fortes e independentes. Somos um time e tanto”, ressalta.
Com relação a vida pessoal, é casada há 13 anos com um homem incrível. Juntos tem uma vida tranquila e de parceria. Cada um tem sua profissão e sua rotina. Dividem as atividades da casa, as responsabilidades, os momentos ruins e os bons também. Adoram viajar e conhecer novos lugares. Estão sempre juntos se apoiando e se ajudando.