Realidade contábil, tributária e gestão estão no foco da regional ANEFAC Bahia
Alinhada com as diretrizes estratégicas da presidência nacional da ANEAC, regional Bahia busca fomentar o networking, o compartilhamento de conhecimento e as experiências a temas relevantes e aplicados na realidade Baiana. “Comecei na função em meados de maio de 2019 e desde então estamos buscando aproximar a diretoria e fomentar as reuniões técnicas periódicas. Em agosto, realizamos a primeira neste semestre sobre a Terceirização Trabalhista”, explica Vandré Pereira, diretor executivo responsável pela regional e sócio da PwC.
Para os próximos seis meses, conta Pereira, o foco será em uma reunião técnica sobre Gestão Tributária em setembro, possivelmente uma sobre PPP em novembro, encerrando o ano, e em fase de alinhamento com os diretores para pelo menos duas no 1º semestre de 2020.
“Em termos de expansão da ANEFAC na Bahia, desde a sua criação, e acompanhando à distância, percebo uma consistência na quantidade de associados, a partir desta gestão, e alinhando temas com pontuações no Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA), a ideia é ampliarmos a quantidade de associados. Na capital baiana, o mercado é competitivo, com profissionais e empresas com budget reduzido e ou limitado para associações. Buscamos ser sempre assertivos e contemporâneos com os temas em discussão sobre a realidade contábil, tributária e de gestão, trazendo sempre objetivos práticos aos eventos em que realizamos”, aponta Pereira.
………………….
Terceirização na Reforma Trabalhista foi tema de reunião técnica
“Estamos realizando os eventos possíveis, entretanto com possibilidades de melhora com a nova diretoria. O último intitulado “Terceirização na Reforma Trabalhista e a recente decisão do STF” foi um sucesso, tratou-se de uma reunião técnica. O tema foi abordado de forma prática pelo palestrante Dr. Vitor Dunham, que apresentou diversos exemplos, tornando o encontro um verdadeiro foro de debate. Temos uma boa interação com os executivos de Salvador. Bom relacionamento, pois, são todos profissionais de mercado. A nova diretoria tem alguns membros que já trabalharam juntos, facilitando ainda mais a comunicação”, diz Welhington Lancaster, diretor da regional Bahia e sócio da Tract Assessoria Tributária e Empresarial.
Sobre o conteúdo do evento tratamos do regime jurídico da terceirização de mão de obra e as inovações introduzidas pela Lei nº 13.429/2017, bem como da decisão do STF em regime de repercussão geral, onde restou claro que “é lícita a terceirização de todas as etapas do processo produtivo”. Com base em casos práticos, foram discutidas as principais vantagens e desvantagens da terceirização e as análises das repercussões tributárias e trabalhistas.
A escolha desse tema foi porque a nova legislação pode ser utilizada pelas empresas para melhorar a competitividade, bem como, porque as empresas e os profissionais no mercado Baiano não estão aproveitando as vantagens das novas regras. “O próximo evento da diretoria que estamos programando é “O impacto dos tributos na gestão fiscal e societária das empresas” que será organizado pelo Vandré Pereira”, finaliza.