Para Clarissa Sadock, vice-presidente de finanças e relacionamento com o Investidor da AES Tietê, a grande lição apreendida ao longo de sua trajetória é que credibilidade é um valor bastante importante para um profissional. “Além é claro de mostrar ideias coerentes, se manter atualizado o tempo inteiro, pois não significa que, por estar no setor há 20 anos, por exemplo, eu saiba de tudo. Sempre estão surgindo mudanças e novidades, então, é necessário se adaptar com facilidade às demandas”.
Para estar sempre atualizada, a executiva segue uma rotina que detalha: “recebo muitas informações ao longo do dia de diversas formas. Assim que eu acordo já pego o celular e acesso informações em redes sociais e mensagens de whatsapp. Recebo também jornal em casa que leio logo cedo. Ao longo do dia, várias informações chegam. Nosso desafio hoje é focar nas melhores fontes de informação”.
No cargo que ocupa, Sadock é responsável pela condução do plano estratégico da companhia, adequação da disponibilidade de recursos financeiros da companhia além do relacionamento com investidores e credores, além da análise financeira dos resultados. “Tem sido um desafio muito interessante, tanto na gestão de pessoas quanto na gestão do negócio. Estamos buscando oportunidades para o crescimento da empresa, de forma prudente, gerando valor para a AES Tietê”, explica.
A afinidade com a matemática sempre existiu na vida da executiva, se graduar em economia pela Universidade Cândido Mendes foi uma consequência. Ela também possui pós-graduação em finanças pela Escola de Negócios da UFRJ. “A área de finanças sempre me atraiu e tive oportunidade de trabalhar no segmento desde o começo. Meu primeiro emprego foi aos 18 anos e, na época, trabalhava durante o dia e fazia faculdade à noite. Trabalhei muitos anos no setor de telecomunicações até me mudar para São Paulo, em 2004, e trabalhar no grupo AES. Desde então, desempenhei diversas atividades no grupo, o que me fez aprender bastante sobre o mercado”, relembra.
Na área financeira, a economista considera como um dos principais desafios a busca de recursos para fazer frente ao crescimento da empresa, ou em situações adversas, momentos complexos. O mercado é muito dinâmico, então, existe a necessidade de se adaptar rapidamente para o melhor cenário.
Uma balança sempre flexível
Além de equilibrar a família com o trabalho, a especialista adiciona atividades físicas em sua rotina, em outros momentos viagens e descobrir novas culturas. “Coloco a minha família e o trabalho em primeiro lugar, mas também preciso de tempo para fazer algo para mim. Com a mudança de escritório da AES, estou mais perto de casa e, em 2018, consegui colocar esse plano em prática e espero continuar. Para mim, isso é muito importante equilibrar todos os outros aspectos”, avalia.
“Tenho dois filhos pequenos e a forma que trabalhamos na AES Tietê me ajuda muito na conciliação da vida profissional e pessoal. A flexibilidade para mim é fundamental, pois em alguns dias minha rotina é muito intensa, mas em outros consigo fazer home office ou almoçar em casa. Os meus filhos entendem muito bem a minha dinâmica e acredito que o fato de eu sair de casa feliz para trabalhar todos os dias é muito importante para essa aceitação deles também. Para mim, estar bem na minha vida pessoal é estar feliz com a minha vida profissional também, acredito que um move o outro. Acho que é o grande segredo para você ser um bom profissional é conseguir equilíbrio com a vida pessoal”, finaliza.