O Troféu Transparência ANEFAC®, carro chefe dessa transformação e inovação, chega a sua 22ª edição premiando cerca de 24 empresas em cerimônia realizada na capital paulista
Por Renato Ricarte
Esperado o ano inteiro pelas empresas que, trabalham e buscam arduamente pela transparência em suas demonstrações financeiras, o ‘Oscar da Contabilidade’ como é conhecido o Prêmio Troféu Transparência ANEFAC® – Prêmio ANEFAC-Fipecafi-Serasa Experian -, se destaca no cenário nacional por premiar aquelas empresas que caminham ao lado de um Brasil que dar certo.
A solenidade de premiação, promovida pela ANEFAC, aconteceu no dia 18 de outubro, no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, e reuniu nesta edição, executivos das áreas de finanças, administração e contabilidade das empresas, além de executivos do mercado e representantes de outras entidades e lideranças setoriais.
Ao longo dos seus 22 anos de certificação, o Troféu Transparência ANEFAC® marca as comemorações pelas “Bodas de Ouro” da Associação que, ao longo dos seus 50 anos de história, celebrados neste ano de 2018, vem promovendo um intercâmbio de ideias, inovações e o compartilhamento das melhores práticas de mercado no Brasil.
Para o presidente da ANEFAC, Edmir Lopes de Carvalho, representar a entidade nesse momento ímpar de sua história, o torna um cara agraciado “Primeiro, por fazer parte dessa história de 50 anos de uma trajetória em que acompanhamos uma evolução muito grande, não só por parte das empresas, mas também da contabilidade. E, segundo, pela 22ª edição do Troféu que prisma e contribui com a transparência desse País”, explicou.
Manuel Fernandes, sócio-líder de Energia e Recursos Naturais da KPMG na América Latina, acredita que a ANEFAC se solidificou ao longo do tempo, a entidade busca e preza pela transparência e colabora para que o mercado de capitais tenha informações de qualidade e possa tomar decisões fundamentas. “A ANEFAC reúne a nata das empresas, das melhores empresas, que melhor se dirigem aos investidores e que melhor publicam as suas demonstrações financeiras, estamos muito satisfeitas de estar com a ANEFAC nessa premiação”, salientou.
Nesse contexto, de acordo com Ronaldo Martins, sócio fundador e CEO do Escritório Ronaldo Martins e Advogados, a premiação agrega não só para as empresas, mas também, para o mercado em que as pessoas passam a ter uma referência das práticas que uma empresa adota, e isso traz um valor agregado importantíssimo. “E nesse papel, a ANEFAC se constitui em um chanceler das empresas que efetivamente tem essas políticas de transparência”, aponta.
O Prêmio
Criado em 1996, o Troféu Transparência é uma iniciativa da ANEFAC, em parceria com a FIPECAFI e Serasa Experian, que julga e avalia rigorosamente as práticas de transparência nas informações contábeis publicadas ao mercado pelas empresas, por meio das demonstrações financeiras. Ao chegar a sua 22ª entrega, ao todo, foram contempladas 24 empresas, em uma seleção de duas mil organizações escolhidas em todo País.
Nesta edição, a seleção de entrega foi dividida por duas categorias – primeiro, por companhias com receita líquida acima de R$ 5 bilhões. As ganhadoras foram: CEMIG; EDP Energias do Brasil; Embraer; GPA; Klabin; M. Dias Branco; Petrobras; Raia Drogasil; Raízen Energia; e SABESP. E na categoria com receita líquida até R$ 5 bilhões: AES Tietê; Algar Telecom; CESP; Duratex; ENGIE Brasil Energia; ISA CTEEP; JSL; Localiza Rent a Car; Mahle; Marcopolo; Rio Paranapanema; SANEPAR; SLC Agrícola; e Unidas.
A certificação
A entrega do Troféu Transparência ANEFAC® 2018 foi marcada por muitas homenagens, busca por um País mais transparente e inovador, pela excelência e novos rumos e comemorações por partes das equipes representadas pelas 24 empresas premiadas.
Na solenidade de abertura, Edmir Lopes de Carvalho, presidente da ANEFAC, destacou o valor agregado e a valorização que o Prêmio conduz as empresas e acionistas junto ao mercado. “O Prêmio valoriza as empresas em muitos aspectos como uma redução no custo capital, a imagem melhorada perante a sociedade e o mercado, as empresas incentivando e investindo na transparência, mesmo aquelas organizações que não são de capital aberto, que buscam melhorar as suas normas explicativas até para que o banco financiador tenha condição de fazer uma leitura assertiva em relação as suas demonstrações. Então, os benefícios são imensos e só agrega para todos”, citou ele.
Já o professor da Fipecafi Ariovaldo dos Santos apontou como um dos desafios para os contadores a busca pela inovação, além de relembrar alguns dos critérios utilizados para chegarem a lista das finalistas “Relatório de auditoria sem ressalvas, qualidade do relatório de administração, qualidade da apresentação, inovação da divulgação de informações adicionais, aliás, nos últimos anos, até por causa das regras do CPC nós temos visto muito pouca inovação. Então, esse é um dos grandes desafios que os contadores deveriam começar a pensar. Por fim, traduzindo as nossas avaliações, os nossos melhores critérios são realmente os de transparência”, lembrou o docente, ao terminar sua fala elogiando que as ganhadoras do Prêmio “são exemplos reais de cidadania”.
Para Paulo Sergio Tufani, sócio da BDO, a forma de participação da empresa é em poder estimular a transparência, pois a nossa atividade que mexe diretamente com informações, estimula para que as empresas sejam mais o mais transparentes possíveis e forneçam as melhores informações para o mercado sobre as suas demonstrações.
“Como vimos, a transparência tem sido, cada vez mais, uma condição de credibilidade para as empresas no mercado, seja por expectativa dos investidores, dos clientes ou de outros atores. O reconhecimento das empresas-modelo formaliza e reforça essa tendência”, afirmou Claudio Camargo, sócio líder da EY.
Conquistar o Troféu Transparência ANEAC®, para Marcelo Magalhães, sócio-líder de Audit & Assurance da Deloitte, é uma forma de atestar a importância que as empresas dão ao compromisso público que assumem de atuarem de forma responsável. “É por essa razão que a Deloitte tem apoiado historicamente essa iniciativa. O trabalho de construção da imagem das companhias passa definitivamente pela maneira como se relacionam com a sociedade e como demonstram suas atividades ao mercado. Ser transparente é um compromisso não só de atendimento às regras e normas que organizam as relações empresariais, mas, especialmente, de respeito àqueles que se tornam parceiros das corporações, aos que consomem seus produtos ou serviços, ou aos que direta ou indiretamente são afetados por suas ações. O Troféu Transparência valoriza não só as iniciativas corporativas, mas também o trabalho de profissionais das áreas de administração, gestão, contabilidade e controles. Esse reconhecimento é ainda um modo de multiplicar ações e ideias aplicadas pelas premiadas, das mais simples às inovadoras, e de demonstrar que as empresas brasileiras estão comprometidas em construir relações amplamente transparentes com a sociedade”, comenta.
Para Fernandes, da KPMG, o Troféu Transparência ANEFAC®, ao longo desses anos, tornou-se um prêmio aos profissionais de Contabilidade e Finanças que buscam preparar as informações e demonstrações financeiras da empresa com objetivo primário de permitir aos usuários uma visão clara da sua situação patrimonial e financeira, facilitando a tomada de decisão nas estratégias de investimentos, financiamento, fornecimento, compras e demais transações inerentes aos seus negócios. “Permite também um importante momento para encontro dos diversos agentes do mercado financeiro e da contabilidade”, diz.
Na mesma linha, falou o vice-presidente financeiro e CFO LATAM da Serasa Experian, Valdemir Bertolo. “Estamos vivendo tempos difíceis, mas, a receita da alegria, se encontra aqui nesta noite de premiação, pois nos deparamos e comemoremos com o Brasil que dar certo e que quer o bem da nação. Acreditamos muito nas demonstrações financeiras para o mercado e para a sociedade”, frisou.
Homenagens
Durante a solenidade de entrega do Prêmio foi realizada uma homenagem aos ex-presidentes da ANEFAC pela dedicação e empenho na construção de uma entidade representativa, solida e de valor agregado para os seus representados e sociedade. Na ocasião, nove dos 15 executivos que já estiveram à frente da Associação e ajudaram na construção da história de sucesso da entidade pelo comprometimento e dedicação que, neste ano de 2018, comemora meio século de vida, foram condecorados: José Ronoel Piccin (2004-2006); Pedro Lúcio Siqueira Farah (1990-1992); Roberto Vertamatti (1988-1990); Clóvis Ailton Madeira (1992-1994); Carlos Roberto Matavelli (2008-2009); João Carlos Castilho Garcia (2011-2012); Amador Alonso Rodrigues (2013-2014); Antonio Carlos Machado (2015-2016); e o atual presidente Edmir Lopes de Carvalho.
A placa alusiva foi entregue pelos alunos de mestrandos e doutorandos da FIPECAFI, FEA – USP que ajudaram na escolha e seleção das empresas premiadas.
Outra homenagem prestada foi em razão ao falecimento da senhora Dóris Elmer Lopes, esposa do conselheiro da ANEFAC, Rubens Lopes da Silva. Na oportunidade, os participantes fizeram um minuto de silêncio em sua memória.
Logo após a entrega dos troféus, os empresários, contadores, executivos e sócios das empresas ganhadoras se confraternizaram por mais uma conquista e edição do 22º Troféu Transparência ANEFAC® 2018.
Com a palavra, as premiadas!
Ao todo, 24 empresas foram condecoradas com o selo de transparência. Confira o depoimento:
Clarissa Sadock – vice-presidente financeira de relação com investidor da AES Tietê
O Prêmio é uma referência muito importante para o mercado, ele valida todo o nosso trabalho em termos de demonstrações financeiras claras, objetivas e transparentes.
…………………
Luciene Gonçalves – diretora financeira da Algar Telecom
Esse Prêmio é muito importante para nós, pois coroa o trabalho de uma equipe com foco em resultados transparentes em suas informações e demonstrações, com respeito aos seus investidores, clientes e stakeholders.
…………………
Mauro Marques – gerente do departamento de contabilidade da CESP
Estamos pelo segundo ano consecutivo representando uma equipe que sempre se dedica ao aprimoramento das nossas demonstrações contábeis. A premiação vem para agregar as empresas que têm uma ênfase em manter os seus dados cada vez mais transparente.
…………………
Leonardo George de Magalhães – superintendente de controladoria da CEMIG
Ser transparente é você reduzir a simetria de informação entre a administração, a sociedade e os seus acionistas, algo muito importante para reduzir o risco da empresa na percepção dos investidores e dos agentes de financiamento. E no final das contas, ser transparente, além de melhorar a reputação da companhia, reflete também em outras questões como redução de riscos e de créditos que acaba agregando valor para a organização.
…………………
Carlos Alberto Rodrigues de Carvalho – vice-presidente e CFO CTG Brasil
Essa premiação valoriza ainda mais a trajetória da CTG Brasil que em cinco anos se tornou a segunda maior operadora privada de energia e, também, por termos uma grande relação com os nossos principais valores que são integridade, excelência e dedicação.
…………………
Rinaldo Pecchio – diretor financeiro e de relações com investidores da Isa CTEEP
Um Prêmio que mostra o nível de exigência interno da companhia e o comprometimento com a transparência em divulgar informações importantes para o mercado.
…………………
Henrique Haddad – diretor de administração, finanças e RI da Duratex
É um símbolo para todos nós da área financeira recebermos esse Prêmio por ser reconhecido pelo valor da transparência que é tão relevante para o Brasil nos dias atuais.
…………………
Elaine Funo – diretora contábil fiscal da Embraer
São 18 anos que recebemos esse Prêmio que muito nos orgulha. E nesse dia tão especial, queremos dividir com toda nossa equipe que trabalha sempre em busca de fazer a diferença, pois a nossa ética e valores nos guiam e são os exemplos e resultados das nossas demonstrações contábeis.
…………………
André Luiz Almeida – diretor de contabilidade, tributos e gestão de ativos da EDP no Brasil
Nesse quinto ano em que recebemos o Prêmio nos sentimos um orgulho muito grande. A IDP trabalha em um nível de governança e compliance muito alto e, isso, facilita demais, porque na hora de elaborarmos as nossas demonstrações financeiras, que é a base da premiação, toda empresa já respira este espirito de transparência e clareza.
…………………
Carlos Freitas – diretor financeiro e de relações com RI da Engie Brasil
Há 20 anos trabalhamos pelo País com credibilidade e, hoje, esse nono Prêmio que recebemos, vem para confirmar a nossa marca principal que é a qualidade conquistada por meio de transparência e confiança do mercado.
…………………
Marcelo Simões Pato – diretor de contabilidade e controles interno do GPA
O GPA tem dois lemas internos: fazer do jeito certo e ser a primeira escolha dos nossos clientes. E o Prêmio faz com que sejamos uma certificação de reconhecimento e que estamos no caminho correto.
…………………
Denys Marc Ferrez – CFO da JSL
Essa conquista representa um exemplo de governança para nossa empresa pela trajetória de sucesso alcançada nos últimos 62 anos. O Prêmio serve de exemplo para que possamos continuar a nossa jornada de desenvolvimento com transparência.
…………………
Mauro Antonio de Figueiredo – gerente de contabilidade da Localiza
Um Prêmio que traz uma credibilidade muito grande para nossas demonstrações financeiras e que traduz pelo zelo que temos com os números e transparência da companhia.
…………………
Pedro Guilherme Zan – Gerente geral de controladoria da Klabin
A premiação reflete na credibilidade que conquistamos junto ao mercado e, pelo terceiro ano consecutivo que somos premiados, notamos que, de alguma forma, estamos colaborando com a transparência e entendendo a clareza que o balanço transmite. E isso traduz mais em um maior valor agregado.
…………………
…………………
Pablo Freitas Motta – gerente tributário de contabilidade, auditória e riscos da Marcopolo
O Prêmio traz um selo de transparência para as demonstrações financeiras e realmente acaba gerando e agregando valores no ponto de vista de governança corporativa, além de muito valor para o acionista.
…………………
Vera Maria Rodrigues Pontes – diretora de controladoria da M. Dias Branco
Dentro da própria teoria de administração a gente estuda que transparência tem valor e o investidor precisa precificar essa transparência no sentido que ele passa a ter mais confiança nos próprios números da empresa. Por isso, esse Prêmio é mais uma certificação do valor da qualidade agregado a nossas informações.
…………………
Rodrigo Araújo Alves – gerente executivo de contabilidade e tributário da Petrobras
O Troféu Transparência ANEFAC® é um atestado de qualidade das demonstrações financeiras de uma empresa. O seleto grupo de organizações que foram premiadas são empresas que buscam a transparência em suas demonstrações e trazem informações relevantes para seus usuários.
…………………
Antonio Carlos Marques de Oliveira – diretor de controladoria da RD
Transparência na RD é tudo – temos clientes diariamente em nossas lojas e se não formos uma empresa transparente, a organização não se destaca e não tem público. Por isso, tentamos refletir essa busca contínua pela transparência nas demonstrações financeiras da companhia.
…………………
Marcus Lima – diretor de transações financeiras da Raízen
O Prêmio vem para reconhecer o nosso trabalho e para carimbar o quanto a empresa vem trabalhando pela transparência como um dos pilares essenciais e de valores, para a imagem e cultura da empresa.
…………………
Rui de Britto Álvares Affonso – diretor econômico-financeiro e de relações com investidores da Sabesp
Por ser um Prêmio meritocratico, ele é conferido por meio de critérios extremamente técnicos. Então, o mercado confia muito nesse tipo de avaliação técnica que premia basicamente a transparência dos resultados, na forma de explicar a performance da empresa para os seus investidores e acionistas.
…………………
Ricardo José Soavinski – Presidente da Sanepar
Recebemos esse Prêmio pela quinta vez e queremos dividir com os mais de sete mil colaboradores que fizeram da nossa empresa uma das melhores e maiores companhias de saneamento do nosso País, levando os nossos serviços de água e esgoto para os mais de 11 milhões de paranaenses.
…………………
Rodrigo Gelain – gerente financeiro da SLC Agrícola
A SLC Agrícola é o maior produtor rural de capital aberto do mundo. E dentro do agribusiness, vêm desenvolvendo e ajudando o Brasil a andar principalmente falando de empego, renda e PIB. Então, nesse sentido, a companhia tem uma singular importância no mercado que, com essa honrosa distinção, nos coloca como ímpar nas demonstrações financeiras relacionada a transparência.
…………………
Eduardo Ciro Leite Junior – Controller da Unidas
Primeira vez que recebemos esse título, e isso, só vem para reforçar e agregar um dos valores primordiais da companhia, a ética e a transparência.