LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
As redes sociais e o trabalho
Vivemos em um mercado altamente competitivo e em constante mudanças. Por isso, independente do momento de carreira, precisamos ter às mãos todos os recursos necessários para não deixar escapar nenhuma oportunidade que contribua para o nosso crescimento profissional.
O LinkedIn é, hoje, a maior rede profissional do mundo. Ter um perfil bem posicionado e saber explorar todos os recursos da plataforma certamente representa um grande diferencial para o profissional e para a empresa. Esse foi o tema em 22 de novembro de reunião técnica.
Conduzida pelo diretor executivo Emerson W. Dias e pela palestrante Denise Maia, que é especialista em LinkedIn e sócia fundadora da DMS Digital, o encontro abordou: o LinkedIn em números e sua importância no Brasil e no mundo; os 4 P s para ter sucesso no LinkedIn – Posicionamento, Prospecção, Proximidade e Presença; o posicionamento: como fazer do seu perfil seu cartão de visitas; a prospecção: como criar uma rede de conexões qualificada; a proximidade – como se aproximar de pessoas que você não conhece; e a presença: como gerar visibilidade para você e para sua empresa.
ESTUDOS TRIBUTÁRIOS
Jurisprudências Relevantes
O objetivo dessa reunião técnica, que aconteceu em 27 de novembro, foi apresentar e discutir com todos os participantes, algumas das recentes decisões tributárias publicadas pelos tribunais administrativos e/ou judiciais federais e estaduais, que possam gerar eventuais efeitos positivos ou negativos nos resultados financeiros das empresas. Entre os pontos abordados: ICMS – crédito sobre ativo fixo – limites; contribuições previdenciárias – contratação de empregados por interposta pessoa jurídica; IRPJ – sorteios e brindes – dedutibilidade.
O encontro foi conduzido por Roberto Fragoso, diretor executivo, que ainda realizou reunião técnica em 25 de setembro onde foram abordados ICMS – destaque na nota e não pagamento. Impossibilidade; INSS – Abono. Pagamentos não eventuais. Incidência; IOF – AFAC. Não incidência; e IRPJ – Aportes de capital com finalidade de recompor custos da controlada. Incidência.
Além dessas duas, em 30 de outubro, Fragoso abordou, em reunião técnica:
- PLR – questões legais a serem observadas para a isenção dos tributos previdenciários;
- IR/CS – lucro presumido. Atividades equiparadas a hospitais realizadas em clínicas. Equiparação de alíquota;
- PIS/COFINS – créditos extemporâneos. Atualização monetária.
NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE
Leasing
O pronunciamento sobre leasing estabelece os princípios para o reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação de arrendamentos. Com esse foco, Cecília Geron diretora executiva foi responsável pelo encontro, no dia 29 de novembro, que ainda teve como explanação, garantir que arrendatários e arrendadores forneçam informações relevantes, de modo que representem fielmente essas transações.
Essas informações fornecem a base para que usuários de demonstrações contábeis avaliem o efeito que os arrendamentos têm sobre a posição financeira, o desempenho financeiro e os fluxos de caixa da entidade.
PROCESSOS E RISCOS
PLD/FT no Brasil – o que os Executivos Financeiros deveriam saber
O tema PLD/FT, Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo, para os executivos que atuam no segmento financeiro, é um tema de extrema importância, tendo em vista o atual cenário brasileiro. Não só o combate, mas também a prevenção, são ações obrigatórias no segmento financeiro, sendo o tema pautado por diversos órgãos reguladores como Bacen e outros.
Seguindo esse contexto, o comitê de Processos e Riscos da ANEFAC realizou reunião técnica dia 25 de setembro e apresentou os principais pontos que todos os executivos financeiros deveriam saber como lavagem de dinheiro, o contexto nacional e principais órgãos de combate e prevenção à lavagem de dinheiro, os principais normativos de PLDFT e o PLDFT e as Instituições Financeiras. Eduardo Nunes de Carvalho foi o diretor executivo responsável com participação de Rodrigo Abbruzzini, head da área de GRC, auditoria interna e externa da IAUDIT.
JURÍDICO
Responsabilidade empresarial na Lei da S/A e sobre a modalidade Eireli
Samantha Maguetta diretora executiva responsável realizou junto com Roberto Alves Feitosa, sócio do escritório Feitosa & Maguetta Advogados Associados, no dia 5 de outubro, reunião técnica que abordou temas acerca da responsabilidade empresarial na Lei das S/A e na modalidade do Eireli e sua abordagem no âmbito empresarial, com o objetivo de compreensão/esclarecimento diante do direito cível e direito do trabalho.
PROCESSOS E RISCOS
Sistemas de gestão de Compliance para empresas de pequeno e médio porte
Como as empresas chamadas PME podem estabelecer um Programa de Compliance Eficiente e em conformidade com as boas práticas de mercado sem prejuízo de grandes investimentos? Essa foi a pergunta respondida em reunião técnica no dia 23 de outubro por Eduardo Nunes de Carvalho diretor executivo responsável e Glades Chuery, gerente de Compliance da NK Auditoria e Consultoria.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Contrate o caráter e treine as habilidades
“Contrate o caráter e treine as habilidades”, frase proferida por Peter Schutz – ex-CEO da Porsche, representa o quanto é fundamental a empresa analisar em seu processo seletivo a dimensão ética e de compliance de seus candidatos, pois a sua não observância pode gerar atos de fraude e assédio nas organizações.
Daí a importância de Testes de Integridade, ferramenta que é incentivada pela Transparência Internacional e pela ONU no combate à Corrupção. Teste de Integridade é uma ferramenta de gestão e desenvolvimento a qual objetiva compreender a potencialidade de profissionais quando se depararem com dilemas éticos no exercício de suas atividades profissionais, apresentando soluções de desenvolvimento dessa resiliência. Para tal, foi discutido o modelo preditivo “Pentágono da Fraude” que é resultado da tese de doutorado que analisou os ativadores de comportamento que levam um profissional a cometer fraudes em sua organização.
Esse assunto foi abordado em reunião técnica dia 24 de outubro por Emerson W. Dias diretor executivo responsável e Renato Santos, sócio-diretor da S2 Consultoria.
CONTROLADORIA
Indicadores voltados a Resultados Exponenciais
Indicadores com foco em resultados exponenciais são definidos para otimizar os resultados das organizações, considerando a sua capacidade instalada e as restrições do sistema econômico da organização. Dia 25 de outubro o diretor executivo Prof. Dr. Rodrigo Paiva Souza e Gilmar de Almeida, fundador da GA Consult e membro da M2BS, abordaram o tema em reunião técnica.</>
A definição de tais indicadores de desempenho requer o mapeamento e discussão do modelo de negócio de cada organização. Entre os temas abordados:
- O ambiente das organizações e seus recursos;
- Identificação das restrições do sistema operacional;
- Definição de indicadores de desempenho exponenciais;
- Utilização dos indicadores de empenho para otimizar resultados.
SALVADOR – GOVERNANÇA CORPORATIVA
BSC como alavanca de competitividade
O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de planejamento estratégico que tem despertado bastante interesse de executivo e empreendedores. Na reunião técnica em Salvador dia 21 de setembro foram discutidos aspectos fundamentais para a estruturação, adoção e utilização do BSC nas organizações e como essa ferramenta poderá contribuir para alavancar a competitividade do negócio. Conduzido por Felipe Sanches como diretor executivo e por Thyago Imperial Caymmi como palestrante.
Processo de implementação do setor de GRC
A reunião técnica buscou apresentar a experiência no processo de implementação do setor de GRC (Governança, Riscos e Compliance) para uma empresa de capital aberto. Encontro foi realizado em 04 de outubro, em Salvador, na unidade da Cristal – onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a unidade da Cristal. Felipe Sanches foi o diretor executivo responsável e Sandro Oliveira o palestrante, que atua na liderança e desenvolvimento de um novo setor de Governança, Riscos e controles na Cristal Global Brasil.
O processo da Oferta Inicial de Moeda (ICO – Initial Coin Offering) e o Estudo de Caso Gravel Coin ICO (GRV)
Em reunião técnica dia 05 de outubro em Salvador o diretor executivo, Felipe Sanches, e Paulo Carneiro, diretor da ICOBoard Plataforma de ICOs (Moscou) abordaram:
Initial Coin Offering (ICO), Initial Token Offering (ITO), Token Offering Generation Event (TGE), Security Token Offering (STO), criptoativo, taxonomia básica dos criptoativos, capitalização de mercado dos cripto-ativos,comparativo ICO x VC, regulamentação das ICOs, White Paper, política econômica das ICOs, cripto-economia, cripto-finanças, e estudo de caso da Gravel Coin ICO (GRV).
ISO 9000 para CEOs e CFOs
Como utilizar os requisitos da norma ISO 9001 na versão 2015 para planejar, acompanhar e promover a melhoria foram os assuntos abordados em reunião técnica dia 27 de novembro em Salvador por Felipe Sanches diretor executivo e Tadeu Figueira professor dos cursos de MBA na UNIJORGE. Entre os principais assuntos:
- Objetivo da ISO 9001:2015;
- Estrutura para melhoria da gestão;
- Definições de termos estratégicos;
- Como determinar indicadores para promover o aumento do lucro;
- Como é simples esta norma internacional.
PORTO ALEGRE E FLORIANÓPOLIS
Seminário: A Gestão de Riscos como ferramenta de geração de valor
A gestão de riscos como ferramenta de geração de valor. A 1ª edição da Pesquisa da Maturidade do Processo de Gestão de Riscos no Brasil teve como objetivo capturar a percepção do estágio da utilização da Gestão de Riscos como ferramenta de gestão nas empresas do Brasil. A 3° Edição da Pesquisa de Maturidade do Compliance no Brasil teve como objetivo apresentar os desejos das empresas na jornada de compliance e munir os Executivos e Gestores com dados e informações que auxiliem nas tomadas de decisão. Ambas foram apresentadas em encontro da ANEFAC dia 16 de outubro em Porto Alegre conduzido por Thais Mendonça e Alexandre Martins, ambos da KPMG e em Florianópolis dia 26 de outubro com Thais Mendonça e João Batista, ambos da KPMG e apresentação de case da Celesc.