Evento acontecerá de 16 a 19 de maio no Vale Suíço Resort, em Itapeva, Minas Gerais
O local para a realização do Congresso ANEFAC, anualmente, surge da pesquisa de satisfação realizada ao final de evento. “A ideia é coletar sugestões. Os locais mais votados foram avaliados para ver a viabilidade em termos de estrutura, infraestrutura e valores. Como todos os anos, procuramos um local aprazível, inédito e que ofereça as condições de conforto, espaço para palestras e com preço compatível”, explica Rubens Lopes da Silva, conselheiro da ANEFAC e sócio na MLegate.
Complementando, Clóvis Ailton Madeira, conselheiro da ANEFAC e sócio da Grant Thornton e responsável pelo Congresso ANEFAC, detalha o processo de escolha do local dos congressos, que segue um padrão há muitos anos. “Logo após o encerramento de um congresso, a equipe encarregada de sua organização se prepara para a identificação dos locais que poderão receber a edição do ano seguinte. Diversas variáveis são consideradas, como facilidade de acesso, disponibilidade de serviços no local, acomodações para os hóspedes, instalações para o evento e áreas de lazer para os visitantes. Além disso, é fundamental que seja oferecida uma boa relação de custo x benefício”, diz.
Boli Rosales, superintendente da ANEFAC, afirma que as opções eram diversas. “Tínhamos muitas opções entre praia, campo, hotéis fazenda perto de São Paulo, mas alguns pontos foram importantes e decisórios, tais como: – um hotel perto de São Paulo e com fácil acesso;
– local que pudesse proporcionar aos acompanhantes diversidade de lazer (piscinas climatizadas, campos de futebol, de vôlei e de tênis, parque aquático, salas de jogo e, principalmente, estar junto da natureza);
– acomodações confortáveis;
– espaços gastronômicos e SPA;
– complexo de eventos moderno, com recursos profissionais e de tecnologia e com uma estrutura que permitisse ofertar aos congressistas momentos especiais e únicos;
– espaços de confraternização e de festa que proporcionassem ao associado momentos de excelente relacionamento”.
Para Madeira, o Vale Suíço Resort, em Itapeva, Minas Gerais, atende a todos os requisitos para abrigar um grande evento. Localizado a pouco mais de 100 km da cidade de São Paulo e com acesso fácil aos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, facilita a viagem de pessoas de outros estados, oferece excelentes instalações hoteleiras, ótimos espaços para eventos e uma maravilhosa área de lazer.
A organização do evento tem dado muita atenção à escolha dos temas dos congressos. De acordo com Madeira se busca sempre abordar assuntos não apenas contemporâneos, mas também que tenham uma relação muito grande com o futuro dos negócios e das pessoas de uma forma geral, não apenas olhando as atividades profissionais, mas o universo de situações que nos cercam. “”Indústria 4.0″ é um tema que abrange inúmeras abordagens, e, portanto, será muito oportuno. Estamos trabalhando na seleção de assuntos e escolha de pessoas de alto nível para conduzi-los, mas sem dúvida teremos uma programação técnica da melhor qualidade e uma programação complementar para relacionamentos e lazer que seguirá o nosso padrão”, declara.
Os temas são propostos pelo Comitê do Congresso, com base nos assuntos do momento. “A grade está quase completa, os assuntos abordados terão haver com o tema a “Indústria 4.0”. Estamos trabalhando para a realização de palestras e painéis abordando as diversas facetas do tema, tais como Educação, Saúde, Tecnologia, Relação de Trabalho e da Convergência entre Empresas. A programação será dinâmica sob o ponto de vista de atualização profissional e uma integração entre profissionais e famílias, ponto diferencial dos congressos ANEFAC”, explica Silva. E ainda, também, segundo Madeira, temas como robótica, simulações, realidade aumentada, big data, internet das coisas e muito mais, são assuntos que afetarão a todos nós, indistintamente, nos próximos anos e que serão tratados durante o congresso.
“A Industria 4.0 traz ao mundo uma grande transformação, nos âmbitos corporativo e de pessoas, e a ANEFAC sempre atenta em levar aos associados assuntos apropriados, com isso podemos afirmar que os participantes do 21° Congresso ANEFAC serão surpreendidos com a riqueza de programação e conteúdo das palestras. Vamos falar de temas práticos e coisas que já são realidades levando experiências e especialistas nos assuntos. Será um marco da Industria 4.0 onde todos vão conseguir entender as questões de transformação/inovação e os impactos nos nossos dias”, explica Rosales.
De acordo com Silva, manter o conteúdo do Congresso ANEFAC atualizado é um grande desafio, definir o local e o tema, somente com a dedicação e pesquisa do Comitê é que se tem conseguido sucesso. Mas, ele explica, que sempre se procura manter os pilares da ANEFAC: networking e atualização profissional. Ideia reforçada por Madeira, os pilares, que foram base para a criação do congresso, estão mantidos, ou seja, temas de relevância, networking profissional e pessoal e convivência familiar. “Isso foi o que manteve a chama acesa, e esperamos assim mantê-la”.
É mais um evento que diferencia a ANEFAC, na opinião de Silva, que acrescenta: na busca sempre de cumprir o seu papel de associação, além de promover atualização profissional, networking entre os associados, palestrantes, patrocinadores e as famílias dos participantes. “O congresso é um dos grandes eventos da ANEFAC, toda a equipe dedica um grande esforço e muito carinho para realizá-lo e busca sempre oferecer o melhor para os congressistas e seus acompanhantes, é um evento diferenciado em relação a outros, por isso é muito importante para todos nós”, aponta Madeira.
“Organizar eventos como esse já é um grande desafio; manter eventos presenciais como é o caso, é um desafio ainda maior já que as pessoas, nos últimos anos, se acostumaram mais às atividades virtuais e diminuíram as presenciais. Nós, ainda entendemos que é muito importante o contato pessoal, o olho-no-olho, a conversa, etc. Por isso, seguimos neste modelo e temos tido muito bom retorno dos participantes”, analisa Madeira.
Seguindo a tendência de mercado, Rosales acredita que é importante trazer assuntos de relevância, palestrantes qualificados, ações de continuidade: antes, durante e depois, proporcionar conhecimento, networking de valor agregado, além de Hotel 5 Estrelas e, principalmente, oferecer aos congressistas atenção especial e ações exclusivas de lazer e de negócios. “É o momento que temos para agregar valor ao nossos associados e ao nosso público, levanto informação dos impactos que as novas leis, tecnologia, ferramentas e processos que o mercado coorporativo exige, ao mesmo tempo proporcionamos renovação de relacionamento do executivo no mundo corporativo”, finaliza.
INSCRIÇÕES
……………………………………………………….
ANEFAC premiará executivos
“O Prêmio ANEFAC Profissional do Ano já teve 33 edições, iremos para a 34ª. Esse Prêmio é uma marca da ANEFAC e até três anos atrás era realizado em uma cerimônia separada. Resolvemos introduzi-lo dentro do congresso porque entendemos que tem muito a ver com a nossa visão sobre seus objetivos. Esse Prêmio homenageia profissionais das áreas de Finanças, Administração, Contabilidade e Jovem Destaque e é a nossa forma de reconhecer profissionais que se destacam nessas atividades; tem sido muito gratificante fazer essa homenagem durante os congressos”, explica Madeira.
……………………………………………………….
Saiba mais sobre o Congresso ANEFAC: