Por Denise Maia Soares*
Você sabe a importância de uma reunião com o cliente, uma conversa por telefone ou mesmo resposta de um e-mail no processo de prospecção. Sua equipe de vendas está direcionada para estratégias de acordo com o público-alvo e persona, assim como os profissionais de marketing pesquisam constantemente a receptividade do mercado para aprimorar campanhas e slogans?
Não é novidade que o processo de prospecção deve trabalhar com as principais dores do público, na busca por soluções que realmente façam sentido para o comprador. Porém, muitas empresas ainda se prendem a modelos tradicionais de prospecção, esquecendo que, no mundo conectado, você pode usar cliques e campanhas em redes sociais para alcançar melhores resultados, de maneira muito mais ágil e eficiente.
Social Selling: estratégia a partir de dados
A prospecção a partir de redes sociais tem mostrado sua eficácia e ampliado horizontes para os profissionais de vendas. Afinal, se é possível encurtar a distância para o seu prospect e aproximar-se dele com muito mais informações do que apenas nome e posição profissional, por que não aproveitar essa tendência?
• O uso do Social Selling aumenta em 45% as oportunidades de venda.
• Vendedores que usam a estratégia são 51% mais propensos a atingir sua meta.
• Equipes que fazem Social Selling vendem 78% a mais, em média, que equipes que atuam no método tradicional de vendas.
Os números só crescem, e não há perspectiva de voltar a ser como era antes, pelo contrário. Assim, empresas que conectam seus funcionários com os usuários de redes sociais estão mais próximas de clientes em potencial, aproveitando para alinhar suas estratégias de venda a partir da necessidade do público.
A Razão da Resistência
Com tantos números positivos para mostrar, ainda assim o Social Selling enfrenta muita resistência junto a equipes de vendas. As principais justificativas são “Isso parece ser ótimo, mas não é para mim”, ou então “Os resultados são bons, mas não serve para o meu público”. Tem também o “Nossa empresa não está preparada para atuar desse jeito”.
Todas as respostas podem ser verdadeiras!
Para mudar a maneira como uma equipe de vendas atua, é preciso antes quebrar paradigmas, e o primeiro deles é: as redes sociais são para todos, e não para um grupo de iniciados.
Reconhecer o potencial do Social Selling e entender como ele pode ser benéfico na obtenção de resultados positivos é o início de uma nova mentalidade em vendas que precisa ser aceita e absorvida pelos profissionais da área comercial.
Como em todo início, é natural que haja insegurança quanto à performance, mas basta que as empresas busquem capacitação e tracem uma estratégia consistente para que os resultados apareçam.
Boa sorte e bons negócios!
*Denise Maia Soares é Social Selling Experts certificada pelo LinkedIn
**As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor