Ganhadora do Troféu Transparência ANEFAC® pela 5ª vez, Sanepar tem estratégia corporativa para aplicação eficaz dos recursos disponíveis, visando a melhoria da eficiência operacional
Aliado ao negócio, a premiação, que é realizada pela ANEFAC, entidade com quase 50 anos no mercado, agrega aos negócios e investimentos da empresa, segundo ele. “As boas informações contábeis são um guia para investidores e ajudam a criar valor para as empresas e seus acionistas. A transparência contábil também é uma ferramenta de gestão, pois, as boas práticas contábeis permitem que o administrador tome decisões mais assertivas, com base em informações confiáveis, além disso, a transparência nas informações facilita a análise de crédito por instituições financeiras, auxiliando no acesso a recursos financeiros com taxas mais atrativas”, detalha.
Diante do cenário de combate a corrupção no país, o presidente observa que ser ganhadora do Troféu Transparência ANEFAC® mostra que a companhia está no caminho certo, pois, a sociedade cobra mais transparência. Ao explicar as mudanças estratégicas, de acordo com ele, a adesão ao nível 2 de governança da B3, adequação à lei das estatais nº 13.303/2016, a implantação do gerenciamento de riscos estratégicos, a criação do Comitê de Auditoria Estatutário e do Comitê de Avaliação e Indicação, atuação em ambiente regulado (tarifa), bem como a alteração do estatuto social foram mudanças estratégicas, significativas, que contribuíram para tornar a companhia mais transparente.
A transparência nas demonstrações financeiras é um valor que faz a diferença nas empresas perante o mercado e públicos-alvo, Soavinski explica que as empresas com níveis mais altos de governança e com boas práticas contábeis têm maior valorização das ações negociadas no mercado financeiro. E adverte, ser transparente consolida a confiança dos stakeholders na companhia.
A adoção integral de todos os pronunciamentos, emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, as Notas Explicativas de forma concisa e objetiva e a interatividade das informações do Relatório da Administração com as demonstrações contábeis, ele entende que foram os pontos que levaram a Sanepar a ser ganhadora do Troféu Transparência ANEFAC ®. E ainda, diz que a companhia procurou tornar agradável a leitura dos relatórios.
Investimentos e expansão
A Sanepar tem hoje 71,7% de índice de atendimento com rede coletora de esgoto em todo o Estado. Em busca da universalização do saneamento, a empresa prevê, em seu planejamento plurianual de 2018 a 2022 investir R$ 2,3 bilhões em esgotamento sanitário. Os investimentos serão destinados para a implantação de novos sistemas e para ampliações e melhorias nos sistemas existentes.
Atualmente, a Sanepar está em processo de contratação de serviços de gerenciamento e de consultoria internacional com apoio técnico especializado para as obras de ampliação e otimização de 11 estações de tratamento de esgoto no Estado. As obras fazem parte do Programa Paraná Bem Tratado, que visa a melhoria no processo de tratamento de esgoto da companhia, com novas tecnologias, ênfase na eficientização energética dessas plantas, com aproveitamento do biogás para geração de energia, e inovação no desenvolvimento de projetos e obras.
Além disso, a empresa, em 2017, investiu R$ 7,9 milhões em pesquisa e desenvolvimento e, nos últimos três anos, houve a construção da CSbioenergia com participação da Sanepar com R$ 60 milhões, que correspondem a 40% da empresa.
Necessários para o crescimento da companhia, estão sendo desenvolvidos projetos e obras de ampliação nos sistemas de produção, de reservação e de distribuição. “Na Região Metropolitana de Curitiba está sendo construída mais uma barragem de abastecimento. A Sanepar tem também Planos Diretores de Recursos Hídricos para a Região Metropolitana de Curitiba, a Região Litorânea e a Região Norte do Estado. Esses estudos são atualizados a cada 10 anos e permitem um planejamento a médio e longo prazo. A Sanepar faz então os investimentos necessários para garantir o abastecimento com qualidade e quantidade para atender o crescimento populacional nos sistemas onde a Sanepar está presente”, explica o presidente da companhia.
A Sanepar segue o Modelo de Excelência de Gestão em Saneamento (MEGSA), executa também o Programa Corporativo de Redução e Controle de Perdas, que para Soavinski, objetiva estabelecer uma estratégia corporativa para aplicação eficaz dos recursos disponíveis, visando a melhoria da eficiência operacional da Sanepar, mediante a redução e controle de perdas de água de forma consistente.
Além disso, a Sanepar tem quatro grandes laboratórios no Paraná: em Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel, além de 182 laboratórios descentralizados de água e 20 regionais de esgoto. Segundo o presidente, os laboratórios são referenciais no setor de saneamento do Brasil, são laboratórios modernos, bem estruturados, com pessoal capacitado e certificações de qualidade como a ISO 9001. “Essa estrutura garante a confiabilidade nos resultados de milhares de análises de amostras coletadas todos os meses nas cidades atendidas pela companhia”, expõe.
Nos quatro laboratórios centrais são realizadas análises microbiológicas (como Escherichia coli, Salmonella e ovos de helmintos), físicas (como pH e turbidez), químicas (como metais e agrotóxicos) em amostras de água, esgoto, lodo, solo e produtos químicos usados no tratamento, além do preparo das soluções e calibração de equipamentos usados nas estações de tratamento de água e de esgoto. Ele ainda aponta que para assegurar a qualidade da água entregue aos clientes, mensalmente, são analisados 153 mil parâmetros da água que sai das estações de tratamento e nas redes de distribuição. “A Sanepar realiza ainda 1,2 milhão de análises nos laboratórios operacionais durante o processo de tratamento da água, dentro das estações. Nestes laboratórios, as análises são feitas de hora em hora, 24 horas por dia”, finaliza.