M. Dias Branco investe em iniciativas de marketing, com foco no fortalecimento das marcas, no lançamento de produtos com maior valor agregado e na expansão de negócios em regiões onde tinham menor participação
“Estamos muito satisfeitos pelo reconhecimento do Troféu Transparência ANEFAC®, pois valorizamos muito a importância da total transparência no relacionamento com o mercado, o que possibilita aos acionistas a avaliação correta do seu investimento”, expõe Fabio Cefaly, Diretor de Novos Negócios e Relações com Investidores da M. Dias Branco. Para ele, o Troféu, conhecido como o Oscar da Contabilidade, reforça a conduta ética e transparente da M. Dias Branco. Já na 22ª edição, o Prêmio é reconhecido pela promoção das boas práticas empresariais, atestando a boa conduta das empresas, a partir da promoção da ANEFAC, entidade com 50 anos de história, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) e com a Serasa Experian.
“Acreditamos que o reconhecimento é fruto da postura transparente adotada pela companhia, em consonância com o Código de Ética. As informações que fornecemos ao mercado são claras, tempestivas e transparentes. Na elaboração e divulgação de nossas demonstrações financeiras, bem como de qualquer outro comunicado oficial, agimos de boa fé e utilizamos os princípios, geralmente, aceitos na contabilidade brasileira e internacional. Somos conscientes da importância da exatidão de nossos números, já que eles são a base para análises e decisões estratégicas que afetam o futuro da companhia. O nosso relacionamento com órgãos governamentais, agências reguladoras e qualquer outro tipo de representação do poder público é pautado pela ética e transparência e somos contrários a todo tipo de condutas ilícitas e atos de corrupção”, pontua Cefaly.
Segundo ele, é fundamental ter consciência de que as atitudes que se toma no dia a dia expressam o caráter, a imagem e o legado. “Acreditamos que a reputação construída ao longo de gerações é fruto de disciplina e trabalho árduo, na defesa dos nossos ideais e da perenidade dos negócios. Estamos convictos de que a busca incessante por melhores resultados deve ser balizada pela adoção de princípios éticos, amplamente, disseminados na organização, inspirando outros a seguirem nosso exemplo. Seguimos um Código de Ética, que é de conhecimento público e rege a conduta de todos os colaboradores e representantes legais da M. Dias Branco, suas controladas e coligadas, tornando explícito o padrão de comportamento esperado na relação com nossos colegas de trabalho, familiares, clientes, parceiros comerciais, investidores e consumidores. Todos têm ciência das disposições do Código de Ética e suas revisões, as quais poderão ser realizadas a qualquer tempo, mediante a assinatura do Termo de Compromisso e treinamentos presenciais ou eletrônicos quanto à sua aplicabilidade”, salienta.
Investimentos para gerar resultados eficazes
A partir do planejamento estratégico da companhia, em 2016, promoveram a reestruturação da área comercial, de maneira que as equipes passaram a negociar todo o portfólio da M. Dias Branco, ampliando o potencial de crescimento por todo o Brasil e proporcionando redução de despesas. Já em 2017, foi dada atenção especial à revisão da cadeia de suprimentos, com o reexame de processos, estruturas de armazenagem e expedição, bem como redimensionamento de estoques, visando a elevação do nível de serviço, contribuindo diretamente para o crescimento das vendas e manutenção de custos logísticos em níveis adequados.
A M. Dias Branco tem ampliado também os recursos destinados às iniciativas de marketing, com foco no fortalecimento das marcas, no lançamento de produtos com maior valor agregado e na expansão de nossos negócios em regiões onde tinham menor participação. “Como resultado de nossas ações, no caso da linha de biscoitos, expandimos as vendas e registramos crescimentos mais expressivos nas regiões Sul e Sudeste, aumentamos as exportações e lançamos novos produtos, com destaque para a linha Adria Plus Life. Inclusive, as exportações representam uma frente de crescimento em que estamos investindo. A área foi reestruturada em 2016 e, no ano de 2017, chegamos em 25 países. Localmente, investimentos fortemente nas regiões Sul e Sudeste, com destaque para a construção em andamento do novo moinho na cidade de Bento Gonçalves (RS)”, explica Cefaly.
Ainda em 2017, parcerias com universidades e fornecedores de tecnologia foram firmadas com o objetivo de fomentar novos projetos de pesquisa para os próximos anos, conforme direcionamento do Projeto Estratégico de Inovação da companhia. Metodologias e ferramentas de gestão de inovação foram consolidadas para captação de tendências e elaboração de conceitos. Além disso, benchmarkings com empresas referência em Inovação e uma imersão no Vale do Silício fortaleceram o processo de gestão da inovação. Como parte dessa estratégia, em junho de 2018, a companhia lançou o Germinar, que segundo diretor, é o primeiro programa de conexão com startups da M. Dias Branco, que contribuirá para o crescimento da empresa por meio de inovações no negócio atual e do desenvolvimento de novas oportunidades, que otimizem o nível de serviço e a experiência de nossos consumidores.
E ainda em 2018, a companhia está trabalhando com um portfólio de 73 projetos, com foco em saudabilidade, nutrição, praticidade, sustentabilidade e experiência, alinhados com a estratégia de Inovação estabelecida. “Assim, seguimos confiantes no potencial de crescimento da companhia, trabalhando intensamente para produzir alimentos de excelente qualidade, de forma que a M. Dias Branco e todas as suas marcas sejam cada vez mais lembradas e desejadas por nossos clientes em todo o Brasil e no exterior”, enfatiza Cefaly.
Ao falar sobre os produtos, ele relata que em 2017, os investimentos, projetos e, consequentemente, resultados refletiram a estratégia de crescimento acelerado nas regiões Sul e Sudeste e de lançamento de produtos de maior valor agregado. Ao dar exemplo, aponta que neste ano, todas as marcas estão recebendo investimento, sobretudo Adria, Vitarella, Isabela, Fortaleza e Finna (farinha de trigo), que são marcas que representam uma parcela grande dos negócios da companhia.
Do ponto de vista tecnológico, a M. Dias Branco investe em todas as áreas de negócios, com destaque para supply chain, ou seja, para a cadeia de suprimentos da companhia. Segundo o diretor, com o máximo de tecnologia, conseguiram monitorar o processo desde a entrada do pedido até a entrega ao cliente, a partir de três processos: planejamento da demanda, gerenciamento do ciclo do pedido e gerenciamento do transporte. O que gerou maior eficiência a todas as regiões do país.
A M. Dias Branco é líder nacional em massas e biscoitos no Brasil. Atuando também com farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos, bits de cereais, chocolates, torradas e refrescos. No total, temos em nosso portfólio 19 marcas: Adria, Basilar, Isabela, Piraquê, Nikito, Zabet, Fortaleza, Richester, Estrela, Puro Sabor, Finna, Adorita, Amorela, Salsitos, Delicitos, Pelaggio, Vitarella, Treloso e Pilar.
Falando em desafios, Cefaly acredita que é lançar produtos com foco em saudabilidade, nutrição, praticidade, sustentabilidade e experiência, pontos que que são valorizados como parte de uma boa experiência de consumo, seja no Brasil ou no mundo. Aliado a isso, a companhia tem apostado em equipamentos modernos que favorecem a produção industrial como um todo, levando em consideração, inclusive, a redução no consumo de bens naturais, com foco na sustentabilidade.
Somente no 1S18, a M. Dias Branco investiu R$ 137,2 milhões, distribuídos em expansão e manutenção, com destaque para a instalação de equipamentos e construção em andamento da nova unidade moageira na cidade de Bento Gonçalves (RS); ampliação da capacidade de armazenagem do centro de distribuição da unidade de Maracanaú (CE); projeto de reuso de efluentes na unidade de margarinas e gorduras em Fortaleza (CE); implantação da linha de farinha de trigo doméstica na unidade do Eusébio (CE); modernização dos silos no moinho de trigo, localizado em Cabedelo (PB); ampliação da capacidade de ensacamento de farelo no Moinho Fortaleza (CE) e aquisição de motores de eficiência.
Recentemente, no primeiro semestre de 2018, a M. Dias Branco concluiu a aquisição da Piraquê, a última realizada pelo grupo. A operação refletiu a estratégia comercial da companhia em acelerar seu crescimento nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, bem como de inclusão de produtos de alto valor agregado no seu portfólio.
“Acreditamos em um futuro positivo para o setor no Brasil e no mundo. Por isso, seguimos confiantes no potencial de crescimento da M. Dias Branco, certos de que estamos fazendo os investimentos necessários para a expansão de nossas vendas em todo o país, buscando a satisfação de nossos clientes e geração de valor aos acionistas. Nosso time continua trabalhando firme para produzir e comercializar alimentos de excelente qualidade, de forma que a M. Dias Branco e todas as suas 19 marcas sejam cada vez mais lembradas e desejadas por nossos clientes e consumidores. Estamos presentes em 25 países e, no comparativo de 2T18 vs. 2T17, tivemos crescimento na receita de exportações com vendas, alcançando uma receita bruta de R$ 13,1 milhões (+44,4% vs. 2T17)”, finaliza o diretor.