Para Cesp, premiação é um certificado de qualidade, um atestado de que as informações são confiáveis
Martins explica que, a CESP é uma geradora de energia elétrica de origem hidráulica, energia 100% limpa. Para ele, a empresa desempenhou papel muito importante no desenvolvimento do setor de energia elétrica em São Paulo e no Brasil, tendo o Estado como acionista controlador. “Com as profundas alterações por que passou o setor elétrico brasileiro em todos esses anos de atuação da Empresa, já é dispensável a presença do Estado neste segmento, que se tornou competitivo e disputado pela iniciativa privada. Atualmente, a CESP encontra-se em processo de desestatização, com a venda de controle acionário em leilão marcado para ser realizado ainda neste final de ano”, diz.
De acordo com ele, o Troféu Transparência ANEFAC® é um certificado de qualidade, um atestado de que as informações são confiáveis e para todos aqueles que se utilizam das informações da companhia, e que tomam decisões baseadas nestas informações. “Isto se traduz em conforto para ambos os lados, tanto para os administradores da CESP quanto para os analistas”, expõe.
Do ponto de vista do país, e, em especial para uma geradora hidráulica, os últimos anos têm sido de muita apreensão, em vista da escassez de chuvas e da baixa hidraulicidade. A baixa precipitação de chuvas em relação às médias históricas vem castigando fortemente o nível dos reservatórios com prejuízo a várias atividades, em especial a produção de energia nas usinas hidrelétricas, trazendo altos custos para os geradores e para a sociedade, com a utilização das bandeiras vermelhas nas tarifas de energia elétrica. E esses fatos estão refletidos nas demonstrações financeiras e claramente interpretados nos Relatórios da Administração, de maneira a orientar o mercado.
“Acreditamos que as demonstrações financeiras não se resumem a números. Os comentários, observações e esclarecimentos propiciam, mesmo ao leitor leigo, não afeito à contabilidade, compreensão das operações da empresa e sua responsabilidade com as informações para a sociedade”, finaliza Martins.