Fim de mês, semana com feriadão pela frente, fechamento contábil e a rotina no Departamento Financeiro estava muito tumultuada como sempre. A cada hora, o trabalho parecia aumentar ainda mais no setor já bastante enxuto. As notas fiscais a lançar formavam uma pilha enorme e pareciam que entravam em consenso de se multiplicarem na calada da noite, era como coelhos se procriando. Uma maravilha!
A contadora resolveu organizar os pagamentos. Foi revisando cada nota fiscal pendente até que viu uma nota de serviço de um fornecedor chamado “The Best”. Como não havia data de vencimento e muito menos os dados bancários, ela achou melhor deixar a nota para depois e continuar organizando as demais.
Menos de 10 minutos depois, o telefone tocou, era ninguém menos que o responsável, adivinhe? Exatamente: da “The Best” na linha.
A contadora ficou aliviada, mas já pensando em coisas do além, pois era muita coincidência.
– Eu ia mesmo te ligar, você se importa de me passar a sua conta bancária, é que… disse a moça.
– O quê?!? É sério que você tá me pedindo a conta bancária, respondeu do outro lado o rapaz e continuou: AGORA?? ENTÃO, VOCÊS NÃO DEPOSITARAM O MEU DINHEIRO!!!
– A nota foi emitida há uma semana somente e era isso… – retrucou a moça tentando manter a calma, porém, sendo interrompida a cada tentativa de falar algo.
– NÃO ME INTERESSA! O FERIADÃO TÁ AÍ E CADÊ O MEU DINHEIRO??? NA HORA QUE A PRODUÇÃO PRECISA, EU TÔ AÍ RALANDO, TU-DO É UR-GEN-TE. MAS NA HORA DE PAGAR É UM ENROSCO! – esbravejou o rapaz!
Nessa hora, a contadora perdeu a paciência e falou indignada para o fornecedor:
– OLHA AQUI, VOCÊ TÁ ACHANDO O QUÊ??? QUE AQUI É PASTELARIA??? AS COISAS NÃO ACONTECEM NA HORA QUE VOCÊ QUER NÃO!!! ONDE JÁ SE VIU!!!
– EU QUERO FALAR COM O GERENTE AGORA! – gritou o fornecedor.
– É PRA JÁÁÁ!!! – gritou ela de volta.
Na hora de transferir o telefonema, a linha caiu. Pronto! Era só o que faltava…
Entretanto, o diretor ouviu toda a conversa e imediatamente ligou para a “The Best”, prometeu o pagamento para o dia seguinte e tudo se acalmou naquele clima de feriadão.
Meses depois, para surpresa da contadora, quem aparece na empresa como sendo seu mais novo colega de trabalho?
Exatamente, o inesquecível cobrador da “The Best”!
O tempo passou, os ânimos se acalmaram e, no fim, ambos acabaram por rir daquela véspera de feriado, e três lições permanecem até hoje:
- Quer receber em dia? Informe a data de vencimento e os dados bancários para quem vai pagar.
- Tratativas mal feitas pela área comercial e sem o devido conhecimento da área financeira sempre acabam em problemas!
- A empatia é fundamental para a comunicação! Afinal, o mundo dá voltas!
Lorde Excrachá ouviu essa história de Mariana Souza, mas na hora de contar ele dá um tempero de excrachá, mas sempre um lorde … E você, tem uma boa história do mundo corporativo? Conta pro Lorde.
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Se você tem um causo inusitado, engraçado ou curioso envolvendo o mundo corporativo para contar, envie para esta coluna pelo e-mail comunicacao@anefac.org.br, que nosso lorde está pronto para escrachar. Mas pode ficar tranquilo, como todo lorde que se preze, Lord Excrachá é discreto. (Importante: as identidades dos colaboradores desta coluna não serão divulgadas.)
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Lord Excrachá é uma criação de Emerson W. Dias, vice-presidente de Capital Humano da ANEFAC e fundador do portal e da série de livros O Inédito Viável.