Como a digitalização das empresas gera cada vez mais dados, as atividades e procedimentos de auditoria precisam evoluir. Esse volume crescente de informações precisa ser usado de forma eficaz para fornecer auditorias de alta qualidade e permitir que os auditores coloquem maior ênfase na identificação de riscos e na percepção do negócio
As organizações continuam a investir fortemente em novas tecnologias para aproveitar a transformação digital em larga escala evoluindo radicalmente os modelos de negócios tradicionais.
Isso pode ser visto em um mundo repleto de novos avanços tecnológicos e que está mais e mais conectado por dados. Os exemplos incluem o aumento da mídia sob demanda, a automação cada vez mais difundida, a inteligência artificial e a tecnologia de drones.
Dentro do mundo corporativo, essa transformação criou uma mudança fundamental em muitas empresas que tradicionalmente não são percebidas como empresas digitais. Essas organizações, no entanto, entendem que sua transformação digital é um imperativo e uma mudança cultural significativa que gera valor. Elas sabem que precisam liderar esse movimento para não serem ultrapassadas e estão priorizando investimentos em novos sistemas e tecnologia de análise de dados para entender melhor seus negócios e as necessidades dos mercados que atendem.
Embora não faça parte da organização, quem está mais bem posicionado para observar essa mudança do que o auditor? Os auditores têm um lugar na primeira fila dessa transformação em larga escala e são diretamente afetados pela evolução dos ambientes operacionais, interrupção do ciclo de negócios, mudanças nos modelos organizacionais e a digitalização geral dos processos.
A transformação digital da auditoria
Como a digitalização das empresas gera cada vez mais dados, as atividades e procedimentos de auditoria precisam evoluir. Esse volume crescente de informações precisa ser usado de forma eficaz para fornecer auditorias de alta qualidade e permitir que os auditores coloquem maior ênfase na identificação de riscos e na percepção do negócio. O grande volume e o potencial inexplorado de dados gerados pelas novas tecnologias impulsionam a necessidade da digitalização contínua da auditoria.
Semelhante às organizações corporativas, as empresas de auditoria precisam abordar como a transformação irá alterar sua abordagem para fazer negócios, como por exemplo:
- Uma plataforma tecnológica poderia ser desenvolvida para conectar grandes equipes de auditoria em diferentes locais entre si e com as empresas auditadas?
- Como o potencial de uma auditoria digital conectada pode ser realizada por meio da centralização, padronização e automação?
- Como a análise de dados pode ser integrada à auditoria?
- Como os auditores podem obter valor por meio de inovação para as empresas que estão sendo auditadas?
Ao aproveitar a conectividade e a percepção aprimoradas pela tecnologia, as partes interessadas têm mais confiança nos relatórios financeiros das empresas auditadas. As equipes de administração e finanças da empresa podem experimentar uma auditoria que seja mais eficaz, e os comitês de auditoria podem se beneficiar de maiores percepções de risco e novas perspectivas.
A auditoria baseada em dados possibilita que os auditores analisem todos os registros contábeis, em vez de amostragem e teste. Quando os auditores são capazes de se aprofundar em uma única linha e utilizar os principais indicadores de desempenho para vários aspectos das operações, bem como variações, relacionamentos, padrões e anomalias, eles podem oferecer à administração das empresas auditadas uma perspectiva nova e objetiva, além de ajudar a otimizar as operações das empresas.
Mais do que uma transformação em tecnologia, esta é também uma transformação na forma como os auditores fazem o seu trabalho. Ele melhora a conectividade, usa a automação para ajudar a aumentar o tempo focado em áreas que exigem julgamento e ajuda a melhorar a análise e a percepção.
Ao mesmo tempo em que a Covid-19 mudou repentinamente o ciclo normal das rotinas contábeis e relatórios para empresas em todos os lugares, a turbulência econômica ressaltou a importância crítica de informações financeiras confiáveis e prontamente disponíveis para investidores e outras partes interessadas.
Em função da mudança de cenário por conta da pandemia, é essencial que as equipes de auditoria tragam objetividade e uma mentalidade cética para a auditoria – um compromisso de ver processos antigos com novos olhos e construir um mundo de negócios melhor, com base na confiança.
Artigo escrito por Claudio Camargo, que é líder de auditoria na EY Brasil.