Para uma verdadeira transformação, num mundo em que a vida se tornou digital, a ANEFAC precisou se reinventar, novamente. Capital Humano, tecnologia, multidisciplinaridade, interação entre áreas e os executivos, internacionalização, descentralização, conteúdo direcionado e comunicação em múltiplas plataformas permearam a pauta de trabalho da diretoria executiva em 2019. Na visão de Milton Toledo, presidente nacional, a ANEFAC sempre teve em seu DNA a melhoria contínua. “Esse ano não foi diferente. Todos os membros da atual diretoria, que são executivos do mercado, buscaram formas para tornar a entidade mais competitiva e assertiva”. Confira abaixo a entrevista com o executivo para a Revista ANEFAC.
Como foi essa experiência, em termos pessoais e profissionais, de um ano à frente da ANEFAC?
Foi muito enriquecedora no relacionamento com pessoas e do lado profissional. É importantíssimo poder contar com a diretoria executiva, e com os diretores que conseguimos trazer para a ANEFAC. Pessoas com vontade de ajudar e com muito conteúdo para trocar. Se relacionar com os associados, um público muito seleto, através das inúmeras atividades que fizemos, foi extremante positivo e de aprendizado também.
Como é sua avaliação das ações desenvolvidas? Quais foram os principais projetos?
Sabíamos muito bem qual seria o nosso objetivo em 2019: entregar mais ao associado. Quando se sabe o que se busca, e conta-se com um time altamente qualificado, fica mais fácil traçar os objetivos, pois qualquer mudança tem uma razão de ser. Tivemos a preocupação de construir algo que pudesse ter continuidade ao longo dos anos. Implantamos o modelo matricial nas praças de São Paulo e Rio de Janeiro, com isso, demos mais corpo as regionais, colocando representantes por estado. Outra atividade nova, foi misturar expertises e competências numa mesma pauta. A ANEFAC talvez seja uma das poucas entidades que consegue fazer isso, pois tem competências em várias áreas.
Fizemos muitas atividades com outras entidades, a fim de somar para o público de ambos. Além disso, criamos e já colocamos em operação a ANEFAC Internacional com muito êxito, entregando networking e conteúdo internacional para nossos associados.
As mídias estão cada vez mais presentes na vida dos executivos na busca por informação qualificada e diferenciada, por outro lado, a ANEFAC sempre gerou muita informação qualificada, fruto das inúmeras e relevantes ações que temos feito. Consolidamos tudo isso num espaço que se chama TV ANEFAC, onde o associado pode ter acesso a qualquer tipo de informação que a ANEFAC tenha gerado. Também aumentamos a nossa presença em todas as mídias, a fim de acessar executivos em todos os tipos e perfis de empresas.
Aconteceram mudanças estruturais? Quais e por quê?
Sim, muitas e relevantes, sempre com o objetivo de entregar mais ao nosso associado. Enriquecemos nosso modelo matricial, com a criação dos heads de Tributos, Capital Humano, Governança e TI. Demos mais estrutura aos regionais, com a criação do presidente regional, em estados como São Paulo, por exemplo, pois, com larga extensão de território e de profissionais, pode se ter uma estrutura mais bem representada. Criamos também a ANEFAC Internacional, que já está em operação nos EUA, Argentina e Colômbia, e outras em desenvolvimento.
Como o quadro de associados foi tratado por essa gestão?
Tudo o que fizemos é pensando no nosso associado, o Executivo. Todos trabalharam para entregar mais a ele, seja em conteúdo e/ou nos eventos realizados. Recentemente lançamos um censo com o objetivo de conhecer ainda mais o associado da ANEFAC, que é um executivo e está sempre sendo afetado por um ambiente empresarial em frequente alteração. Nosso associado pode ter certeza que estamos trabalhando para entregar mais a ele, que é o centro das nossas atenções. Toda diretoria executiva compartilha do mesmo objetivo.
A tecnologia esteve presente nas atividades da ANEFAC, como você vê esse impacto na entidade e nos associados?
A tecnologia é cross em todas as profissões. A ANEFAC entende esta realidade, tanto que criou uma vice-presidência para tratar, exclusivamente, sobre o tema. A entidade procurou, nas atividades realizadas, demonstrar o nome da tecnologia, seu uso, exemplos de utilização, sempre contando com speakers de relevância no mercado para falar sobre o assunto. Foi assim em muitas atividades realizadas neste ano, incluindo o Congresso Anual. É uma realidade sem volta.
O que a ANEFAC tem feito para promover a atualização dos seus associados?
A ANEFAC fala de negócios, este é o conteúdo que levamos ao mercado. A diretoria executiva, que é composta por nomes relevantes do mercado, representa as principais áreas de interesse do executivo. Esse encontro e discussão entre as diversas áreas da entidade é frequente, sempre com objetivo de entregar uma pauta rica, com assuntos atuais e relevantes para o associado.
A cultura é que o associado é o nosso bem maior, é único, a ANEFAC aprende com ele, e transmite informação relevante para que o executivo sempre esteja em destaque.
Seguindo o conceito de user experience(experiência do usuário), no nosso caso o associado, cada vez mais, a ANEFAC terá condições de entregar networking e conteúdo de forma personalizada a cada um.
Pode falar sobre os principais eventos da entidade?
Temos os nossos eventos tradicionais, e altamente reconhecidos pelo mercado. Cito o Prêmio ANEFAC Profissional do Ano, o Congresso Anual ANEFAC e o Troféu Transparência (Prêmio ANEFAC-FIPECAFI-SERASA EXPERIAN), nos quais buscamos melhorar o que já era bem feito e conceituado, e todas mudanças representaram melhorias, que foram bem aceitas pelos associados e apoiadores.
Fizemos eventos direcionados para os públicos específicos, no caso CFO, realizados no Brasil e na Argentina; implementamos os eventos com continuidade, com objetivo de levar informações de forma diferenciada e recorrente; colocamos em pratica painéis multidisciplinares, enriquecendo o conteúdo; além dos tradicionais roadshows, com abrangência nacional, com objetivo de levar a informação que o público está demandando naquele momento.