Controladoria
Novidades no ECD e ECF 2019
As constantes atualizações dos sistemas de entrega de obrigações assessórias e as mudanças nos requisitos de apresentação das informações geram a necessidade de atualização permanente do profissional da área contábil e seus responsáveis. A reunião técnica realizada em 19 de março apresentou aos profissionais de contabilidade e controladoria as principais mudanças na forma de declaração do Sped Contábil (ECD) e Sped Fiscal (ECF) para 2019, referente ano calendário 2018.
O encontro foi conduzido pelo diretor executivo responsável Rodrigo Paiva Souza e teve como palestrante Tiago Slavov, que atua com o Projeto SPED desde 2005 pelo CRC-SP. Entre os pontos principais abordados: Sped Contábil (ECD); contas somente com saldo ou movimento; obrigatoriedade para Lucro Presumido; entrega facultativa para demais empresas (SIMPLES, por exemplo); opção exportar demonstrações no PGE; registro I200, J100, J150 e J200: BP, DRE e DMPL/DLPA, J801; Sped IRPJ (ECF); novas linhas específicas nos registros M300 e M350 (Parte A do LALUR e LACS); registro L100 Balanço Patrimonial; novo registro X357: investidoras diretas; registro M010: Nova Tabela de Códigos “Contas da parte B”; registro Y800: Outras Informações.
Empreendedorismo e startups
A Revolução 4.0 nas empresas
A Revolução 4.0: uma visão histórica e tendências foi o tema de reunião técnica realizada em 13 de março. Coordenada pelo diretor executivo Ricardo Santos teve como palestrantes Eduardo Shakir Carone, sócio fundador da Nexto Investimentos, João Alfredo Pimentel, sócio fundador e presidente do Conselho da CorpFlex e Patricia Cella Portes de Almeida, cofundadora da Celebrar.
A partir de um olhar para o passado com os desafios superados como inflação, má qualidade de uma telefonia privatizada, intervenções de planos de governo dentre outros. E hoje, o aumento da velocidade dos negócios por causa da globalização, a massificação do conhecimento, a fácil aquisição de tecnologia, o boom das startups e muito mais. Numa perspectiva por três empreendedores, de gerações diferentes, foram debatidos os desafios e as oportunidades em cada uma das gerações. Além disso, projetaram uma visão de futuro, nesta Revolução 4.0, numa visão empresarial, profissional e pessoal (propósitos e valores).
Estudos tributários
Jurisprudências tributárias relevantes dos tribunais
Em 26 de fevereiro aconteceu em São Paulo reunião técnica de estudos tributários que apresentou de forma objetiva e clara algumas recentes decisões em matéria tributária dos tribunais administrativos e judiciais que possam impactar nas decisões dos associados. Entre os temas abordados pelo head adjunto de Tributos, Roberto Fragoso: rateio de despesas comuns – critérios e documentos necessários para evitar auto de PIS/COFINS por faturamento; crédito extemporâneo – registro dos direitos posteriormente à data do fato gerador; IPI – produto intermediário.
Administração
Os pilares da implementação de Customer Experience
A Gestão da Experiência (CXM) é o novo campo de batalha na disputa pelos clientes. Grandes empresas que mudaram os seus mercados, tais como Apple e Amazon.com, se focam principalmente na CXM como base. Recentemente esta tendência invadiu o Brasil: Fleury, Santander e Itaú declaram que a experiência é pivô de suas estratégias. Startups como 99 e Nubank já nascem com os conceitos de gestão da experiência no seu DNA. Quais são os pilares de uma implementação eficiente de CX? Essa foi a pergunta respondida na reunião técnica dia 22 de março.
Coordenada pelo head de Administração David Kallás teve palestrante Carlos Caldeira, sócio da KC&D. Gartner define customer experience management (CEM) as “the practice of designing and reacting to customer interactions to meet or exceed customer expectations and, thus, increase customer satisfaction, loyalty and advocacy.” It is a strategy that requires process change and many technologies to accomplish.
Normas internacionais de contabilidade e estudos tributários
Tratamento contábil e tributário de receitas digitais
A diretoria executiva Cecília Geron e o head adjunto de Tributos Roberto Fragoso realizaram em 26 de março reunião técnica, que teve como palestrante Leni Regina Segura, sócia da Segura Sociedade de Advogados e da SDS Consultoria Contábil e Financeira e docente na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
No encontro foram discutidos o reconhecimento das receitas advindas das mídias e plataformas digitais, bem como a sua classificação e tratamento tributário. Sendo que voltadas as receitas auferidas por pessoas jurídicas através de plataformas digitais, blogs e canais no Youtube a partir da classificação e do momento do reconhecimento das receitas identificadas, a tributação incidente.
Normas Internacionais de Contabilidade
IFRS 16: A nova norma de arrendamentos
As exigências e questões práticas na aplicação da norma IFRS 16 foram o tema de reunião técnica dia 10 de abril. De uma perspectiva sobre os conceitos do IFRS 16, desde a análise do contrato para a identificação de um arrendamento até o reconhecimento de ativos e passivos relacionados. Dando destaque às mudanças da referida norma em relação à anterior e as questões práticas que são esperadas na adoção da IFRS 16. Coordenada por Christiano Santos, head de Contabilidade, teve como palestrante Camila de Souza Vasconcelos, gerente na área de Capital Markets & Accounting Advisory Services na PwC.
EVENTO: Governança
Os desafios de 2019 para o Terceiro Setor (E-Social + Governança)
No âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) o mais recente desafio para os contribuintes é a adequação de seus sistemas e processos para a implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas ou, simplesmente, eSocial. As entidades do Terceiro Setor devem iniciar o envio das informações ao Ambiente Nacional do eSocial a partir de janeiro de 2019. Esse foi o assunto de evento realizado dia 17 de abril em parceria com a BDO e o escritório Ferragut Mendonça Advogados.
Os palestrantes foram Marcel Santos, gerente sênior da divisão de auditoria trabalhista e previdenciária, e Vitor Almeida, sócio, ambos da BDO Brazil e João Felipe de Paula Consentino, sócio do escritório Ferragut Mendonça Advogados. Entre os assuntos abordados: eSocial – principais aspectos; a divisão dos Grupos do eSocial; o faseamento do eSocial; principais aspectos a serem observados pelo Terceiro Setor; penalidades no âmbito do eSocial.
Perícias, mediação e arbitragem
A atuação dos peritos com apurações de perdas, danos e lucros cessantes
A reunião técnica teve como objetivo discutir os principais conceitos e respectivas aplicações para quantificar perdas e danos e lucros cessantes. Levando em consideração as perdas e danos à luz da perícia contábil, os danos emergentes, os lucros cessantes e a sua quantificação e os lucros cessantes arbitrados. O diretor executivo responsável foi Fernando Viana com palestra de Leonardo Florencio, managing director na prática de Finanças Corporativas da FTI Consulting.
EVENTO: Contabilidade
Projeto ANEFAC IR para todos
A ANEFAC realizou em março mais uma etapa do Projeto IR para todos, onde os executivos da entidade dão dicas e ensinam tudo sobre a declaração do Imposto de Renda. Em 2019, os palestrantes foram os membros da ANEFAC Antonio Corrêa, Gerson Grecco e João Burke. O encontro foi realizado na Universidade Paulista Unip em São Paulo e reuniu cerca de 150 participantes.