ANEFAC cria diretoria de empreendedorismo e Startups e busca interdisciplinaridade para trabalhar vertical de administração
Diante do cenário atual, tudo o que mais se espera é que as empresas tirem do papel alguns planos e projetos que estavam congelados devido às incertezas dos anos anteriores. Não dá para negar que o país não vê a hora de deixar a crise econômica para trás e começar um novo capítulo, com um pouco mais de otimismo. Na opinião de David Kallás, head de administração da ANEFAC, aguarda-se um ano com foco não só na busca por excelência operacional, mas também por melhorias nas experiências dos clientes e, claro, inovação.
As empresas estão passando por grandes mudanças em seus sistemas operacionais e de gestão, a tecnologia está tomando espaço cada vez mais em todos os processos realizados, isso tanto para pequenas, médias ou grandes. Ao utilizar a AI, por exemplo, as empresas vão lidar muito e de forma mais organizada com Machine Learning (aprendizado de máquina), Internet das Coisas (mais conhecida pela sigla IoT, do inglês Internet of Things), e Blockchain (conhecido como protocolo de partidas dobradas, ou livro-razão – Public Ledger). Somam-se a essas tendências outras duas: Big Data e Ágil.
A expectativa dos executivos é que com estas tecnologias, dominadas pelos gestores de projetos, muitos problemas poderão ser resolvidos, além é claro de possibilitar mais transparência, qualidade e gestão de custos. “Outra tendência que deve marcar o ano é a busca cada vez maior pelas empresas por aumento de processos de compliance, integridade, responsabilidade social e ambiental, principalmente impulsionados pela triste tragédia recente em Minas Gerais” avalia Kallás.
Com tudo isso, as empresas devem estar preparadas para o que pode dar certo e para o que pode dar errado, além de definir alternativas caso o mercado não siga no trilho esperado, sendo assim, é inevitável além de estar atento a tecnologia, se planejar, caso contrário poderá passar o ano apagando incêndio. “O planejamento estratégico reduz o impacto de fatores imperecíveis e possibilita que a empresa possa acertar as estratégias e seguir em frente”, analisa o executivo da ANEFAC.
Eventos, Reuniões Técnicas e certificação estão nos planos da ANEFAC
Para auxiliar as empresas a se prepararem para o cenário que está instaurado, a ANEFAC, de acordo com Kallás, realizará uma série de reuniões técnicas que envolvem os mais diversos temas na área de administração, que vão desde planejamento estratégico, tecnologia, marketing, vendas, capital humano, entre outras. “Também estamos criando uma diretoria de Empreendedorismo e Startups, tema mais do que importante nos dias atuais, a promoção de reuniões com temas interdisciplinares, que permeiam diversas diretorias e também temas de Economia, Contabilidade e Tributos e ainda reuniões técnicas em temas verticais, como saúde, agronegócio e outros”, pontua.
“Teremos também uma iniciativa, em parceria com outras VPs, de analisar a viabilidade do lançamento de um selo de certificação ANEFAC, que pode contemplar áreas distintas do conhecimento”, diz o head da ANEFAC. Que destaca a realização de três eventos de início:
– Métodos ágeis: como e porque estão revolucionando a forma de fazer gestão;
– O desafio de empreender: visão de 3 gerações;
– Customer experience: como fazer com que a jornada do cliente seja inesquecível.