LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Gestão do Amanhã
O ensino de gestão e os desafios da gestão empresarial em uma sociedade em transformação foram o ponto de partida para o debate realizado durante reunião técnica de Liderança e Gestão de Pessoas no dia 18 de abril, em São Paulo.
Para falar sobre o impacto da revolução digital na gestão, o diretor executivo responsável Emerson W. Dias recebeu Sandro Magaldi, um dos autores do livro Gestão do Amanhã, que discute o impacto da revolução digital na gestão e foi destaque na Revista EXAME.
O encontro abordou os desafios atuais das organizações, os impactos da transformação digital, novas formas de aprendizagem e educação executiva, além da Indústria 4.0 e suas implicações.
Gamification e qualidade de vida
É evidente a necessidade das empresas aumentarem o engajamento e o comprometimento dos colaboradores com a sua cultura. Por outro lado, colaboradores não querem mais ser enxergados apenas como um número. Nesse ponto, segundo o diretor executivo responsável Emerson W. Dias, entra a gamificação, que une os colaboradores e os ouvem, auxiliando a empresa em suas tomadas de decisões.
O tema foi assunto apresentado pelo palestrante Fabio Medina, professor em cursos de extensão e pós-graduação, proprietário do Estúdio de Personal Trainer Fábio Medina e cofundador da Ludera – Engajamento e Bem Estar, durante reunião técnica realizada no dia 21 de junho. Entre os principais tópicos: o que é a gamificação; por que usá-la para engajar; estrutura de um game; e resultados de games da Ludera.
TRIBUTÁRIO
Lei Complementar 160/17 – Convênio ICMS 190/17 – Guerra fiscal ICMS
O Confaz, em Reunião Ordinária, aprovou, no dia 15 de dezembro de 2017, o Convênio nº 190/17, que regulamenta a Lei Complementar 160/17. Foram definidas as regras para a convalidação dos contratos de incentivos de ICMS das empresas. Alguns procedimentos deveriam ter sido tomados pelos Estados até o dia 28 de março de 2018, principalmente em relação à publicidade e/ou depósito junto ao Confaz, dos atuais incentivos fiscais que serão convalidados. Na reunião técnica do dia 20 de abril, o diretor executivo responsável Cláudio Yano recebeu Edinilson Apolinário, vice-presidente de Contabilidade da ANEFAC e sócio da Austin Associados, para palestra sobre os principais pontos críticos e desafios futuros durante essa fase de transição para a possível eliminação da guerra fiscal de ICMS.
Entre os tópicos abordados estavam as regras de convalidação dos incentivos fiscais de ICMS no contexto da guerra fiscal; impactos financeiros e jurídicos no processo de transição até a possível eliminação dos atuais incentivos fiscais concedidos; publicidade e depósito dos incentivos e benefícios atualmente em vigor junto ao Confaz; e potenciais discussões no âmbito do Judiciário.
PERÍCIAS, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM
Prova pericial contábil nas arbitragens societárias
No dia 25 de abril, Daniel Freitas Drumond Bento, advogado da área de mediação, arbitragem e contencioso estratégico do Tolentino Advogados, falou sobre as principais características de perícias em procedimentos arbitrais envolvendo matérias societárias. Ainda na reunião técnica, realizada em São Paulo sob responsabilidade do diretor executivo Fernando Viana de Oliveira Filho, foram abordadas as diferenças entre as atividades do perito e de outras figuras comuns em arbitragens, como assistentes técnicos, testemunhas técnicas, pareceristas e árbitros. Os princípios, condução e o que se espera de uma perícia, além de seus princípios éticos, estiveram entre os pontos discutidos.
PROCESSOS E RISCOS
ISO 37001 e sistemas antissuborno – Gestão de negócios no século XXI
Demonstrar o emprego da norma ABNT NBR ISO 37001/2017, levando em consideração os aspectos de compliance, riscos, governança e sustentabilidade foi o objetivo da reunião técnica realizada no dia 8 de maio em São Paulo. Segundo o diretor executivo responsável Eduardo Nunes de Carvalho, os requisitos estabelecidos pela norma ISO 37001 trazem o estado da arte para o tratamento dos riscos de suborno, incluindo um certificado internacionalmente reconhecido. Em sua palestra, Jefferson Guimarães, autor do livro “Sistemas de Gestão Antissuborno: Seu Guia para a ISO 37001” e presidente do Comitê Independente de Certificação da IPMA Brasil, falou sobre compliance, riscos, governança, lei x norma, norma ISO 37001, leis anticorrupção, Programa de Integridade & ISO 37001.
CONTROLADORIA
Impactos da reforma trabalhista e a prevenção de riscos nas organizações
Realizada no dia 22 de maio, em São Paulo, a reunião técnica coordenada pelo diretor executivo responsável Rodrigo Paiva Souza teve como objetivo destacar as alterações provocadas pela Reforma Trabalhista de forma comparativa, ressaltando a necessidade de prevenção como redução de riscos e custos futuros. Como palestrante, esteve presente Eliana Titonele Baccelli, advogada atuante na área trabalhista exclusivamente na defesa de empresas. Entre os principais tópicos abordados durante sua palestra, estavam as alterações provocadas pela Lei 13.467/2017.
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
O processo de convergência às IPSAS
O processo de convergência às IPSAS foi tema de debate com Clauber Louzada Sanches, assessor na Superintendência de Contabilidade Governamental da SEFAZ/MG no processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, durante reunião técnica realizada no dia 24 de maio sob coordenação do diretor executivo responsável Alberto Weimann Gergull, professor do Departamento de Contabilidade da PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
Evolução, principais desafios e situação atual do processo de convergência da contabilidade no setor público brasileiro às Normas Internacionais de Contabilidade (IPSAS) foram pontos abordados. No debate, foram exploradas ainda a contabilidade como instrumento de transparência e a experiência de implantação no Estado de São Paulo.
TRIBUTOS
Paraguai – Oportunidade de investimentos para empresas brasileiras
O Paraguai vem reformulando a sua política de incentivos para atração de empresas estrangeiras. Algumas empresas brasileiras têm migrado parte de suas atividades para lá. O pacote atrativo oferecido, o ambiente econômico atual, o marco jurídico para atração de investidores estrangeiros, os incentivos tributários (Regime de Maquila), dentre outros temas foram debatidos na reunião técnica do dia 29 de maio.
Segundo Edinilson Apolinário, vice-presidente de Contabilidade da ANEFAC e sócio da Austin Associados, o encontro foi uma oportunidade de compreender melhor todo esse contexto através da participação de profissionais brasileiros e paraguaios altamente capacitados no tema. Foram palestrantes no evento Alejandro Piera, instrutor externo do ITDI (IATA Training and Development Institute); Hugo Ludwig Werninghaus, sócio-diretor da Q-Max Auditoria, Assessoria e Capacitação; Lourdes Aquino Perinetto, membro da Comissão Diretiva da Associação Paraguaia de Energias Renováveis; e Márcia Gomes, diretora do Comitê de Tributos da ANEFAC, gerente de Tributos na Q-Max, consultora tributária na Silva Nunes Advogados e membro da Comissão de Direito Tributário da OAB-SP Subseção Santo Amaro.
NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE
A nova contabilidade dos Instrumentos Financeiros
Na reunião técnica realizada no dia 7 de junho, em São Paulo, Eric Barreto, professor do Insper e da M2M Saber, falou sobre classificação, reconhecimento e mensuração dos Instrumentos Financeiros. Segundo Cecília Geron, diretora executiva responsável, o objetivo deste pronunciamento foi estabelecer princípios para os relatórios financeiros de ativos financeiros e passivos financeiros que devem apresentar informações pertinentes e úteis aos usuários de demonstrações contábeis para a sua avaliação dos valores, época e incerteza dos fluxos de caixa futuros da entidade.
ESTRATÉGIA
Vendas Consultivas: a arte de fazer boas perguntas para melhorar o desempenho comercial
Com objetivo de proporcionar um ambiente para discussão sobre um tema imprescindível nos dias atuais: vendas consultivas – a arte de fazer perguntas e a escuta ativa, o Comitê de Estudos em Estratégia da ANEFAC realizou reunião técnica no dia 13 de junho, em São Paulo. O diretor executivo responsável David Kallás recebeu o professor e executivo Murilo Furtado de Mendonça Júnior, sócio-diretor da EDU4, para palestra que abordou modelo de vendas transacional x relacional; características do vendedor consultivo; preço x valor; escuta ativa; e a arte de fazer perguntas.
Aspectos jurídicos e técnicos sobre perdas, danos e lucros cessantes
Discutir os principais conceitos e respectivas aplicações para quantificar perdas e danos, sob o vértice dos danos emergentes e lucros cessantes, foi o foco da reunião técnica coordenada pelo diretor executivo responsável Fernando Viana de Oliveira Filho no dia 23 de maio, em São Paulo.
Durante o evento, os palestrantes Tatiana Dratovsky Sister, associada sênior do Pinheiro Neto Advogados; e Renato Maurício Porto Reis, sócio-fundador da Porto & Reis e diretor jurídico do IMEC (Instituto Marion de Excelência Contábil), falaram sobre perdas e danos à luz da perícia contábil, danos emergentes, lucros cessantes e sua quantificação, e lucros cessantes arbitrados.
Recuperação judicial – Aspectos gerais
Bruno da Silva Madeira, advogado atuante na área de Contencioso Cível do Escritório CSMV Advogados; e Eduardo Boniolo, sócio da Aptar Recuperação de Empresas e professor do curso de pós-graduação na Faculdade Trevisan e dos cursos de Perícia Contábil e Perícias em Falências e Recuperação Judicial em instituições como Unisescon e Senac, foram palestrantes na reunião técnica do dia 20 de junho.
Sob coordernação do diretor Fernando Viana de Oliveira Filho, o encontro teve como objetivo demonstrar os principais aspectos processuais do procedimento da Ação de Recuperação Judicial e as principais responsabilidades técnicas do administrador judicial em processos de recuperação judicial e falência. Entre os principais assuntos, foram debatidos processamento, stay period, apresentação do plano, impugnações, Assembleia Geral de Credores, deferimento e cumprimento; fiscalização das atividades da recuperanda; e fiscalização do cumprimento do plano de recuperação judicial e verificação dos créditos.
JURÍDICO
Contratos – Limites legais da autonomia da vontade
Samantha Maguetta, diretora executiva de Jurídico da ANEFAC, coordenou reunião técnica realizada no dia 7 de maio, em São Paulo, com palestra sobre temas relacionados aos principais tipos de contratos na legislação civil e sua abordagem no âmbito empresarial e trabalhista, com o objetivo de compreensão e esclarecimento diante do direito empresarial e do direito do trabalho. Foram abordados conceitos legais e definições dos principais contratos cíveis e trabalhistas; implicações jurídicas e práticas para as empresas; autonomia da vontade e garantia constitucional, e requisitos para formulação dos contratos.
Relações sindicais e reforma trabalhista
Roberto Alves Feitosa, sócio do escritório Feitosa & Maguetta Advogados Associados, foi palestrante durante a reunião técnica realizada no dia 6 de junho, em São Paulo. Definições e conceitos legais acerca das relações sindicais, aspectos jurídicos e práticos para as empresas, negociado x legislado, e implicações trabalhistas para as empresas e o empregado foram alguns dos pontos levantados pelo palestrante.
De acordo com a diretora executiva responsável Samantha Maguetta, o encontro abordou temas sobre a relação sindical em face da reforma trabalhista e sua abordagem no âmbito empresarial com o objetivo de gerar esclarecimentos diante do direito do trabalho.
A “pejotização” e a reforma trabalhista
Na reunião técnica do dia 5 de julho entrou em questão o tema “pejotização”. O palestrante Roberto Alves Feitosa, sócio do escritório Feitosa & Maguetta Advogados Associados, falou sobre a condição de prestador como pessoa jurídica diante da reforma trabalhista e sua abordagem no âmbito empresarial. Sob coordenação da diretora Samantha Maguetta, foram abordados os conceitos legais da “pejotização”, os aspectos jurídicos e práticos para as empresas, possibilidades e proibições à “pejotização” na Lei de Terceirização, e implicações trabalhistas para as empresas e o empregado.