……………………………………………………………………………………..
Receber o Troféu Transparência é de extrema importância para a TOTVS, pois o reconhecimento tangibiliza a excelência da governança praticada na maneira de fazer negócios. A companhia acredita – e sempre acreditou – que a transparência em relação às informações contábeis não é apenas fundamental para o compliance e melhores práticas corporativas, mas um verdadeiro compromisso com a evolução da sociedade.
“Além do reconhecimento interno, o Prêmio nos posiciona como referência no mercado e entre os líderes do processo de transformação de paradigma da conduta empresarial. Atualmente, ser transparente não é somente uma questão de ética corporativa, mas uma exigência”, explica Ricardo Guerino, diretor de planejamento e controladoria da TOTVS.
Nos últimos anos, principalmente pela evolução da tecnologia, o mundo tem passado por uma metamorfose intensa, importante e cada vez mais digital. As pessoas e empresas estão conectadas 24/7, produzindo e consumindo diariamente milhares de terabytes de informação. Mas nada se sustenta sem que seu alicerce principal esteja presente: a transparência das companhias na forma de fazer negócios estampada em suas demonstrações financeiras.
Hoje em dia, é muito mais fácil para os diferentes stakeholders obterem acesso ao que as empresas e seus representantes falam e fazem, colocando a transparência em uma posição ainda mais importante nessa relação. Se antes essa necessidade era cobrada com mais frequência de alguns setores específicos, hoje é uma exigência para todos os mercados.
Essa mesma tecnologia que transforma o mundo, é aliada para a intensificação da transparência. “As diferentes ferramentas disponíveis permitem ter inteligência e garantir lisura nos processos internos, além de comunicação fácil e ampla com os diferentes públicos internos e externos, promovendo clareza e transparência sobre todos os atos”, avalia Guerino.
Os últimos 25 anos foram de uma evolução importante nas demonstrações financeiras, mas, para ele, ainda há um caminho amplo a ser percorrido e melhorias a serem implementadas, em especial quando comparamos com mercados mais maduros como europeu e o norte-americano. Não é coincidência que a transparência nas demonstrações financeiras evoluiu lado a lado com o aumento da digitalização corporativa. Em relação as bodas de prata do Prêmio, em poucas palavras, é o “Oscar das demonstrações financeiras” para os amantes do cinema ou a “Bola de Ouro das demonstrações financeiras” para os amantes do futebol”, relata.
Na TOTVS houve uma transformação completa do escritório neste século, com a tecnologia tomando conta dos processos contábeis e fiscais. O que antes era feito no papel e em programas simples, hoje é automatizado em soluções avançadas de gestão corporativa, mitigando possíveis erros e parcialidades. A aplicação de inteligência artificial, algo cada vez mais comum, ajuda a antecipar possíveis riscos e falhas e entender tendências. O ganho de velocidade, produtividade e compliance é muito grande.
Com os processos digitalizados, automatizados e inteligentes, a transparência na demonstração financeira se torna natural, regra. É esse cenário que já se vive na TOTVS e que vai se intensificar cada vez mais. O segredo da empresa é ser sempre inconformada com aquilo que foi produzido até aqui, procurando ter uma evolução constante por meio de benchmarking com outras empresas/indústrias, com atualização frequente à literatura técnica e, principalmente, ter uma conexão muito próxima à auditoria externa, antevendo os temas de alta complexidade e relevância.
A TOTVS aderiu por completo à agenda ESG, o que contribuiu muito para a implementação de práticas ainda mais transparentes em seus processos. Sua estrutura interna de governança – aliada ao Código de Ética e Conduta e às Políticas Organizacionais – atua em prol da transparência, ética e integridade que fazem parte das relações estabelecidas com os diversos stakeholders.
A valorização do ESG está se tornando padrão desde o fim da década passada e nos próximos anos não será mais uma opção, mas sim uma exigência para todas as companhias que quiserem se manter relevantes em seu campo de atuação.
“Neste cenário, a importância da transparência é indiscutível. Se trata de mais do que um valor, deveria estar na essência das companhias. O ideal seria trocar o verbo. Em vez de “ter” transparência, as empresas devem “ser” transparentes. Transparência, de forma ampla, é um dos pilares da governança corporativa, o “G” de ESG. Qualquer empresa que tenha verdadeiro compromisso com a tríade ambiental-social-governança deve ter como meta indissociável ser transparente em todas as suas atividades, incluindo nas finanças”, ressalta Guerino.
Nos planos para 2022, em relação a transparência, a empresa pretende evoluir ainda mais em sua divulgação das demonstrações financeiras, com objetivo de serem novamente condecorados com o Troféu Transparência.
Embalados na transformação tecnológica
Nos últimos 25 anos, a TOTVS se firmou como a maior de tecnologia do Brasil, líder absoluta em sistemas e plataformas de gestão, e parceira de produtividade das empresas. São mais de 40 mil clientes que utilizam suas soluções para digitalização dos negócios, indo muito além do ERP e oferecendo serviços financeiros e sistemas de business performance para 12 setores distintos da economia.
Apenas nos últimos cinco anos, investiu quase R$ 2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento para oferecer as melhores soluções ao mercado. Essa posição de liderança faz com que a empresa tenha compromisso com as melhores práticas empresariais.
A TOTVS está muito otimista para o ano de 2022. Os investimentos em tecnologia se mostraram fundamentais para todos os setores ultrapassarem os diversos desafios impostos ao mundo desde março de 2020, e essa tendência certamente se manterá em alta para os próximos anos. O ritmo crescente da digitalização empresarial no Brasil não dá sinais de que vá arrefecer e, por isso, estamos confiantes de que as oportunidades seguirão em alta no ano que vem.
“Seguiremos aprimorando e desenvolvendo novas soluções e ferramentas que tragam produtividade para os clientes, alicerçada em nossa estratégia de três dimensões – Gestão, Techfin e Business Performance – e no modelo de recorrência de receitas”, finaliza Guerino.