……………………………………………………………………………………..
Com o mundo cada vez mais digital e globalizado, na visão de Edson da Silva Lopes, gerente de controladoria da Tekno Kroma, é primordial a intensificação da transparência nas demonstrações financeiras a fim de evidenciar um retrato mais preciso possível da situação econômica e financeira da companhia em um dado momento e a sua correlação com o mercado em que atua e no que pode influenciar em outros.
Para uma sociedade anônima como a empresa, receber o Troféu Transparência pela 1ª vez significa estar cumprindo com o papel fundamental da contabilidade que é dar visibilidade e confiabilidade nas informações econômicas e financeiras, via demonstrações financeiras, não só para os acionistas como também à sociedade como um todo.
“Um dos segredos para a conquista é ter na transparência um dos pilares fundamentais da empresa, a qual é observada nas relações com os acionistas, clientes, fornecedores, colaboradores, enfim, em todos os aspectos. Outro ponto essencial é manter a equipe sempre atualizada e atenta às mudanças de legislação, bem como em busca de novos processos capazes de agregar valor. São premiações como esta, únicas e de tamanha importância no cenário nacional, que incentivam a busca incessante por melhoria contínua em todos os processos informativos”, avalia Lopes.
Nos últimos 25 anos de existência do Troféu Transparência, na visão da empresa, em termos de evolução das demonstrações financeiras, se pode traçar dois momentos, antes e depois da Lei 11638 de 2007, que trouxe mudanças significativas para a contabilidade brasileira, permitindo uma convergência com as normas internacionais.
Antes as demonstrações eram feitas mais para atender uma obrigação legal, especialmente o governo, hoje elas têm que atender aos anseios de toda sociedade que exige maior transparência e confiabilidade na informação disponibilizada pelas empresas.
Para os próximos anos, Lopes entende que, a pauta ESG ganhou notoriedade e se tornou de extrema importância, pois vem sendo acompanhada pelo mercado e pela própria sociedade como um todo. A divulgação e a comunicação das práticas empresariais voltadas à agenda ESG devem ser pautadas pela transparência, para que tenham credibilidade e agreguem valor à empresa.
“No que tange a transparência, vamos continuar a trilhar o caminho traçado desde que a empresa abriu seu capital: trabalhar em busca da melhoria contínua na qualidade de suas demonstrações financeiras, procurando não deixar nenhum dado relevante despercebido”, ressalta Lopes.
Num âmbito geral, o plano da Tekno para 2022 é continuar crescendo, de forma sustentável, aprimorando processos sempre com o compromisso e qualidade, na busca por inovação e fortalecendo a parceria com todos os públicos, pautados pela ética e responsabilidade.
Crescimento sustentável
Os aumentos constantes nos preços e escassez das commodities têm sido algo novo para o mercado, a Tekno tem buscado minimizar estes impactos aos seus clientes. O desafio para 2022 é dar continuidade ao fornecimento de matéria-prima pré-pintada ao mercado, prezando sempre pelo relacionamento em longo prazo junto aos seus parceiros, sem oportunismos e com a total transparência que sempre guiou o seu modelo de gestão.
“Nossos desafios estão no potencial do metal como uma matéria-prima reciclável, em substituição a produtos mais agressivos ao meio-ambiente, como o plástico por exemplo, nos deixa bem otimistas quanto ao aumento de demanda e novas aplicações. Neste cenário, a participação da Tekno como aplicadora de revestimentos orgânicos será importante, pois nosso processo garante uma proteção extra contra a corrosão, além de prover soluções técnicas e estéticas para este fim”, finaliza Lopes.