……………………………………………………………………………………..
É sempre um motivo de grande orgulho para todos os profissionais da Sabesp, ver a companhia figurar, mais uma vez como ganhadora do Troféu Transparência. Das 25 edições, a empresa ganhou 22 vezes. “O Troféu evidencia nossa incessante busca pela excelência no preparo das demonstrações financeiras, sendo uma gratificante recompensa aos esforços de todos os envolvidos. O recebimento deste Prêmio traduz o DNA da companhia de estar sempre preocupada em prestar as melhores informações para a sociedade”, avalia Osvaldo Garcia, diretor econômico-financeiro e de relações com investidores da empresa.
O slogan do Prêmio à medida que o mundo se transforma, a transparência de intensifica se encaixa perfeitamente neste cenário. Mesmo com toda a velocidade na transformação e evolução constante dos processos, transações e operações e necessidade de adaptações, não somente no ambiente corporativo, mas na vida de todas as pessoas, a necessidade de transparência ainda continua e, para a empresa, parece que ainda continuará a ser algo imprescindível em todas estas relações.
“O aumento na complexidade das relações econômicas e sociais só evidenciou a necessidade da transparência, clareza e objetividade, sendo sempre uma condição básica em todos os processos, de forma a garantir uma relação de confiança e respeito com as partes interessadas, algo que não mudou ao longo dos últimos anos, mas somente exigiu um fortalecimento e aperfeiçoamento. Vemos que hoje a transparência é uma bandeira que todos querem levantar, mas que há 25 anos talvez menos empresas procuravam seguir”, pontua Garcia.
Na visão dele, não existe um segredo para demonstrações financeiras quando se trata a transparência. A Sabesp trata as demonstrações financeiras como um processo contínuo e inerente ao negócio. Os profissionais lidam diariamente com a busca do bem-estar coletivo, com a oferta de serviços essenciais à vida das pessoas e com o melhor uso possível dos recursos disponíveis. Ela tem como premissa prestar sempre o melhor serviço, seja na operação ou na administração. A busca da excelência no preparo das demonstrações financeiras, dentro dos padrões técnicos e contábeis vigentes, indica com clareza a forma com que a Sabesp reafirma, ano-após-ano, seus compromissos com a sociedade.
Cada ano do Troféu Transparência tem suas particularidades e desafios, porém o recebimento do Prêmio de 2016, pela Sabesp, referente as demonstrações de 2015, foi um momento especial, pois estava enfrentando a pior crise hídrica, juntamente com uma crise econômica. Diversas ações foram tomadas naquele período, com impactos significativos para a empresa. Apesar de toda turbulência daquele período conseguiram preparar as demonstrações financeiras de forma clara, que resultou no recebimento.
Ações deverão seguir três eixos: meio ambiente, social e governança
Por mais que o termo ESG esteja em pauta no momento, as operações das Sabesp sempre foram voltadas para a busca constante da excelência nestes três campos: o meio ambiente, o social e a governança, pois sintetizam a sua natureza empresarial, já que lida com um bem indispensável: a água e a prestação de serviços de saneamento de qualidade a toda a população atendida, sempre buscando melhorar o impacto ambiental das suas ações.
Pelo fato de a Sabesp ser uma empresa de capital misto, está envolvida no desenvolvimento da parte social como, por exemplo, nas tarifas: residencial social e residencial favela, que são destinadas à população de baixa renda. Além de promover o desenvolvimento dos cidadãos, com a oferta de cultura, educação, saúde, esportes e da cidadania por meio de recursos próprios e provenientes de incentivos fiscais.
Sobre a governança corporativa, a Sabesp está listada no novo mercado no nível mais alto de governança da B3, além de negociar ações na bolsa de valores de Nova Iorque, tendo que cumprir as regras daquele país.
“Superar os impactos trazidos pelas incertezas e instabilidades econômicas que foram agravadas pela pandemia de Covid-19 ainda será um grande desafio para 2022. As nossas ações estão voltadas à auxiliar a população mais vulnerável da sociedade. Os impactos, tais como, aumento nos custos de novas captações, reduções de receitas com clientes comerciais e industriais e aumento da inadimplência requisitaram a implementação de ajustes orçamentários de redução de gastos para preservar a sustentabilidade econômico-financeira, visando a adequação dos recursos existentes ao cenário atual”, pondera Garcia.
Outro desafio esperado para o ano de 2022 será a adaptação a Lei nº 14.026/2020, que mudou o cenário no setor de saneamento brasileiro direcionando-o no sentido da ampliação da concorrência e da atração de capitais privados. Sob uma ótica de aumento da concorrência, reforça seu elevado nível de governança e acesso ao mercado de capitais. A Sabesp se diz preparada para as oportunidades que estão aparecendo neste novo cenário.
Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) estima-se que 97,5% da água existente no mundo é salgada e não adequada ao consumo direto nem à irrigação de plantações. Dos 2,5% de água doce, a maior parte (69%) é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% encontra-se nos rios, ou seja, estes números somente corroboram que a água além de ser um bem vital e essencial sempre foi e continuará sendo escasso, o que reforça os desafios quanto ao seu fornecimento, principalmente no futuro, trazidos pelas incertezas climáticas já apresentadas nos últimos anos.
A Sabesp vem investindo bastante a fim de aumentar a segurança hídrica, aumentando a interligação entre os sistemas de produção, trazendo água de lugares mais distantes para atender a RMSP, como o Sistema Produtor São Lourenço e aumentando os investimentos no programa de redução de perdas. Além de todas as medidas tomadas, a população também precisa continuar contribuindo com o consumo consciente de água.