……………………………………………………………………………………..
A mudança é inerente ao processo da vida, estamos em constante mudança e as empresas também. Quanto mais o mundo se transforma, mais elas são demandadas a disponibilizar informações de forma transparente, claras, precisas e tempestivas, que tragam confiança aos stakeholders. A comunidade tem expectativas, cada vez maiores, no que tange a sua forma de atuar e se posicionar.
Por isso, o Troféu Transparência, para a Neoenergia, é mais um passo no reconhecimento do compromisso com a transparência das suas ações e informações. “Acreditamos que colabora e reforça isso perante credores, investidores e analistas das demonstrações financeiras, trazendo maior confiabilidade nas informações divulgadas. Ser transparente gera valor. É com esse propósito que queremos seguir”, diz.
Em 2021 foi o primeiro ano que a Neoenergia configurou entre as ganhadoras do Prêmio. Comprometimento em entregar o melhor, foco na divulgação clara, assertiva e de relevância, com linguagem simples que atenda a todos os usuários e não somente aos contadores estão entre os prontos que a empresa acredita serem importantes para a conquista.
“Não podemos esquecer que houve, nos últimos anos, uma revolução em relação as demonstrações financeiras, em função da própria transformação dos mercados, da chegada de novos investidores, da globalização e demanda por novos recursos. Foi um processo muito necessário, tendo sido acelerado com a implementação das normas internacionais. Diante de tantas orientações contábeis por parte dos órgãos reguladores e com as constantes mudanças contábeis, as empresas foram obrigadas a se adaptarem rapidamente ao nível de exigência de divulgação solicitado pelo mercado”, explica a Neoenergia.
Em termos de futuro, em mundo mais voltado a pauta ESG, a compreensão da vulnerabilidade, causada pela pandemia de Covid-19, evidenciou ainda mais a necessidade de construir economias resilientes por meio de um planeta mais inclusivo e sustentável. Nesse contexto, essa agenda nas empresas ganhou ainda mais relevância a partir da internalização da compreensão de que a gestão de riscos e as oportunidades ESG impactarão na performance.
No que diz respeito à dimensão G, na visão da Neonergia, boa governança, ética e transparência são elementos cruciais que devem fazer parte do valor da empresa. Além disso, a transparência e o disclosure de boas práticas e indicadores financeiros, bem como os não financeiros devem integrar o ESG na estratégia do negócio. Tornar públicas as informações – inclusive o reconhecimento das controvérsias e respectivos planos de ação – junto aos stakeholders fortalece o canal de diálogo com os públicos de interesse. Além de ampliar o nível de confiança seja do relacionamento com o colaborador, cliente, investidor, regulador, comunidade e outros.
De acordo com a empresa, ainda é necessário ser capaz de comunicar dados sobre as suas práticas e, ainda, tê-los auditados por uma terceira parte reforça o compromisso com o meio ambiente, com a sociedade, com a governança e com a sustentabilidade econômica. E, com esse propósito, contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Sociedade passará pela transição energética em busca de energia renovável
Em 2022, a Neoenergia seguirá focada em investimentos em energia renovável e em inovação, com foco no cliente e na sociedade. No próximo ano, a empresa comera 25 anos de atuação no Brasil nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, sempre em constante evolução para contribuir no atendimento às demandas do país no setor de energia.
A Neoenergia faz parte do grupo espanhol Iberdrola, pioneiro e líder mundial em energia eólica. “Entendemos que a sociedade passará pela transição energética com cada vez mais relevância das fontes de energia renovável. Estamos preparados. O futuro a gente faz agora”, finaliza.