……………………………………………………………………………………..
Vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico e conectado, onde as pessoas têm acesso imediato a informação. Neste contexto, a transparência é fundamental para o negócio, pois transmite confiança aos acionistas e colaboradores, assim como o mercado em geral.
“Receber o Troféu Transparência é o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado há anos e coerente com os valores e princípios intrínsecos em nosso dia a dia. É com orgulho e satisfação que o recebemos. Gostaria de deixar aqui um agradecimento especial a todos os profissionais dedicados e que fazem parte desta vitória”, diz Sergio Pancini de Sá, diretor-presidente e diretor de RI da MAHLE Metal Leve S.A.
Há que se reconhecer toda a evolução nas demonstrações financeiras ao longo dos últimos anos em que o Troféu existe. Contudo, é preciso garantir que essas peças de comunicação sejam claras e concisas. No final do dia não podemos esquecer que a finalidade é a geração de informação para a tomada de decisão. Segundo ele, não existe segredo para construí-las de forma transparente. Apenas deve-se seguir as normas contábeis e ter em mente que nem todos os leitores possuem conhecimento técnico para entender as terminologias. Em alguns momentos, o menos é mais.
A transparência foi e sempre será de extrema importância para qualquer tema que tenha relação com o ambiente de negócios. A MAHLE acredita que faz o certo, porque é o certo e que a transparência será um dos pilares para o desenvolvimento de toda a estrutura ESG nas organizações que está na agenda dos executivos.
Cenário de desafios
O ano de 2021 está sendo muito desafiador para todo o mundo e não é diferente para a companhia. A continuidade da pandemia trouxe consequências difíceis de prever tanto para a indústria quanto para a sociedade em geral. A MAHLE segue preocupada em preservar a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores e de toda a comunidade, além de não medir esforços para a continuidade dos negócios. Da mesma forma, se diz forte e preparada para as eventuais turbulências no mercado em 2022.
O setor automotivo vem enfrentando dificuldades com o abastecimento de semicondutores e este tema deverá ainda ser pauta em pelo menos parte do próximo ano. A instabilidade na cadeia de suprimentos também afeta outros materiais e acaba gerando um ambiente desafiador. No Brasil, ainda haverá os impactos da inflação elevada.
“Mas cada vez mais veremos o avanço da eletrificação e assistência a condução, sobretudo na mobilidade urbana. Temos trabalhado em novas tecnologias para atender estas necessidades. Por outro lado, também vemos que os desenvolvimentos tecnológicos deverão atender as diferentes características dos mercados e regiões, ou seja, entendemos que não existe um caminho único para a neutralidade de carbono e o motor a combustão terá seu espaço seja utilizando biocombustíveis ou outros combustíveis como hidrogênio”, finaliza Pancini de Sá.