……………………………………………………………………………………..
Vivemos em uma era de excesso de informações e desinformações. “A transparência é justamente o mecanismo que permite reduzir a assimetria de informações entre os agentes e garante uma melhor avaliação dos fatos por todos. Transparência não é aquele amontoado de informações desconexas e divulgadas por conveniência. Transparência é divulgar tudo o que é importante, de forma ética, consistente ao longo do tempo e de maneira didática. Com transparência, as relações humanas melhoram, assim como a eficiência do mercado como um todo, gerando mais prosperidade”, pontua Odivan Cargnin, diretor de administração, finanças e relações com investidores da Irani papel e embalagem.
Por isso, para a empresa, o Troféu Transparência representa o reconhecimento do esforço, de anos, na busca incessante de entregar ao mercado, informações sobre a Irani de alta qualidade e fáceis de serem entendidas e interpretadas. Há muito tempo há uma dedicação na melhoria das suas demonstrações financeiras, sempre buscando uma forma simples e didática de apresentar a empresa e as transações econômicas. Ela entende que é fundamental, que o público usuário das informações, consiga, de maneira fácil, entender os principais “drivers” do negócio. A transparência reduz a assimetria das informações e gera credibilidade entre as pessoas. O Troféu Transparência é o reconhecimento de todo esse esforço.
Quando o assunto são as demonstrações financeiras, Cargnin avalia que estão em uma jornada. “A evolução é perceptível e, à medida que as empresas entendem que as demonstrações financeiras traduzem a linguagem dos negócios e, quanto melhor for essa linguagem mais credibilidade e oportunidades de negócios são geradas, essa evolução se acelera. A sociedade muda e os mercados mudam”, relata.
De acordo com a empresa, não adianta ocupar uma demonstração financeira com informações irrelevantes e de difícil compreensão. É preciso ser assertivo e, principalmente, ter consistência ao longo do tempo, demonstrando os temas de maneira organizada. É ter a capacidade de informar, de maneira didática e de fácil entendimento, tudo o que é importante para as pessoas saberem, respeitando as regras contábeis e da CVM.
Conforme esses padrões vão mudando, é necessário que as empresas também se adaptem, para estarem conectadas à sociedade. Neste momento, por exemplo, a sociedade está exigindo um reporte maior de informações sociais e ambientais das empresas, o ESG. Por isso, para Cargnin, é necessário incorporar essa demanda nos relatórios. A empresa está em meio a esse processo. Há 14 anos publica Relatório de Sustentabilidade e, em 2020, publicou o primeiro Relato Integrado, que é mais um avanço no sentido de entregar a sociedade e ao mercado informações que eles demandam.
Essa é uma demanda da sociedade que as empresas precisam estar atentas. “Os temas ESG foram incorporados, ainda de maneira não obrigatória, oficialmente às demonstrações financeiras. A capacidade que terão de reportar a sua postura em relação ao meio ambiente, a sociedade e a governança também ajudarão a reorientar as decisões do negócio. Para reportar é preciso assumir compromissos e isso promove as mudanças que sociedade espera. As empresas que fizerem direito serão beneficiadas, pois terão o respeito da sociedade, dos clientes, do mercado e acessarão recursos financeiros mais baratos, por exemplo”, ressalta Cargnin.
Produtos sustentáveis para atender novos consumidores
A Irani pretende seguir executando seu investimento, que chama de Plataforma Gaia e representa R$ 975,8 milhões. O principal destino dos recursos é para geração de energia renovável e ampliação de capacidade de papel e embalagem. Além disso, seguir evoluindo em todas as questões de governança bem como em projetos de transformação digital e que agreguem qualidade nas decisões que melhorem a competitividade. Para 2022, o maior desafio da empresa é gerenciar o efeito da inflação nos negócios bem como o desempenho da economia em ano eleitoral, que tipicamente traz muita volatilidade.
“Estamos vivendo uma mudança de geração, onde os millenials estão assumindo maior protagonismo na sociedade, já que são a maior parte da população economicamente ativa e estão chegando a posições importantes dentro das empresas e governos. Essa geração tem um pensamento diferente sobre o seu papel no mundo e entende de forma mais apurada sobre a nossa importância, enquanto empresa, para a sustentabilidade do planeta. Dessa maneira, vejo uma demanda muito grande por produtos sustentáveis para atender esses novos consumidores e o setor de Papel e Embalagem está preparado para esse momento e atender essa demanda”, finaliza Cargnin.