……………………………………………………………………………………..
“O processo de transformação do mundo por mais transparência é irreversível e resulta em uma relação de confiabilidade entre as empresas e todo o ecossistema que elas estão inseridas. O Troféu Transparência é um reconhecimento dos esforços dos colaboradores e ao modelo de governança corporativa da Embraer, que atende aos mais altos padrões globais de mercado. É um fator importante de motivação para toda a equipe”, explica Elaine Funo, diretora global contábil-fiscal & CSI da Embraer S.A.
Nestes 25 anos, houve um avanço muito positivo para todos os stakeholders neste sentido, a ANEFAC teve um papel importante no Brasil para essa evolução. Ela destaca que o desenvolvimento do processo de transparência é um ato de melhoria contínua e consistência. Todos os momentos são especiais porque demonstram a consistência e evolução contínua do trabalho da empresa. Além disso, o reconhecimento deste ano comprova que a empresa continua no caminho certo. O momento mais marcante neste período de existência da premiação, para ela, é quando a empresa foi eleita destaque em 2009, pois foi o primeiro ano no Brasil da aplicação do IFRS.
“Nós trabalhamos com a filosofia de melhoria contínua, indo além do que a legislação exige. Mas o maior diferencial são as nossas pessoas que procuram se atualizar e analisar o que nossos stakeholders querem ter de visão da empresa. Dizemos que vivemos pelo desafio e são nossos talentos que fazem a empresa se manter inovadora e superá-los”, ressalta Funo.
A Embraer é comprometida com os fatores ESG, sendo uma das primeiras na indústria a adotar normas avançadas de gestão ambiental, socialmente responsável com foco em programas de transformação social via educação e com um nível de governança e ética nos negócios reconhecido internacionalmente. Credibilidade, confiança e sustentabilidade fazem parte da sua contínua busca pela excelência empresarial e reflete-se na transparência das demonstrações financeiras.
O futuro do transporte aéreo precisa ser mais sustentável
O mercado de transporte aéreo vem se recuperando à medida que a vacinação avança. Ainda há desafios pela frente, mas a indústria tem demonstrado importantes sinais de recuperação. A Embraer está em meio a um processo intenso e bem-sucedido de recuperação, com a execução do seu plano estratégico Fit for Growth, que busca retomar as sinergias, revisar programas de eficiência, realizar parcerias, gerar novas oportunidades de crescimento e consolidar o seu programa de ESG. Em 2022 espera capturar todo o seu potencial tendo sempre a inovação como vetor de crescimento futuro.
“Somos uma empresa ESG, com forte base tecnológica. Já apresentamos publicamente nossos compromissos para contribuir com a redução de emissão de CO2 e isso passa pelo desenvolvimento de novas tecnologias de propulsão. Aviões elétricos, híbridos e hidrogênio fazem parte de um conjunto de estratégias para a construção de um futuro mais sustentável”, finaliza Funo.