……………………………………………………………………………………..
Na visão de Marcelo Palmeira dos Santos, gerente de contabilidade da Dexco, é inegável o salto de qualidade e de transparência nas práticas contábeis dos últimos 25 anos, baseados na vontade genuína de se migrar para o ambiente global da norma internacional de contabilidade de IFRS, que harmonizou as práticas adotadas no Brasil com as praticadas no mundo, permitindo assim comparabilidade e melhor entendimento entre os negócios brasileiros e internacionais. “É uma forma extremamente eficiente de trazermos as melhores práticas mundiais ao benefício de toda a sociedade”, diz.
Neste contexto, para a empresa, o slogan do Troféu Transparência 2021: o mundo se transforma e a transparência se intensifica, traz o ambiente de grandes mudanças que transformam, porém com grande vontade de direcioná-las para o melhor. As pessoas e empresas verdadeiramente responsáveis querem mostrar o resultado de suas melhores práticas e a transparência é elemento fundamental para isto tudo. “É, assim, mais um motivo de orgulho sermos reconhecidos pelo Troféu, que valoriza estes atributos”, avalia Santos.
Ele conta que todos estão especialmente felizes, pois o reconhecimento deste trabalho elaborado em um momento tão conturbado pela pandemia como esse ano, brinda o foco, a união e a parceria dos colaboradores envolvidos no processo de elaboração das demonstrações financeiras transparentes. Elas nascem de um compromisso das equipes de trabalho, visando sempre melhor informar todos os usuários. Os profissionais da empresa são a chave para isto e essa preocupação nasce desde o início das operações aliadas a controles eficientes.
Segundo Santos, a premiação e o uso do selo de empresa transparente da ANEFAC, além de muito orgulho para os seus acionistas e colaboradores, também transmite ao mercado e aos usuários das informações, a seriedade e o compromisso em tudo que faz, na fabricação de seus produtos e divulgação de seus resultados.
Esta é a quarta premiação recebida nas últimas seis edições pela Dexco. As melhores recordações foram na premiação de 2018 e a deste ano de 2021. Em 2018, todo o time compareceu à premiação, representando aqueles que diretamente ou não, contribuíram para um ótimo resultado na divulgação das demonstrações. E este ano de 2021 em um momento único do Troféu, completando 25 anos, e para a Dexco também, em que completa 70 anos e comunica uma grande evolução com a nova marca corporativa.
A Dexco tem um longo histórico de grandes contribuições na pauta ESG e certamente é um dos grandes pilares da companhia. Suas práticas e valores, traduzidos pelo que chama de Jeito de Ser e de Fazer, transmitem a forma ética e transparente com que conduz os negócios em toda a empresa.
Nova marca e investimentos
A empresa iniciou o ano com o lançamento da nova marca, deixando de se chamar Duratex e passando a se chamar Dexco, um ciclo de expansão e grandes investimentos no Brasil com o anúncio de R$ 2,5 bilhões nos próximos cinco anos. O próximo ano será repleto de desafios, porém acredita na força de suas marcas e dos seus colaboradores nessa trajetória positiva que tem marcado os resultados.
“Estamos vivendo um período positivo na construção civil de uma forma geral e isto tende a continuar no próximo ano. O cenário econômico global é bastante desafiador com o aumento dos níveis de inflação, principalmente em commodities. 2022 também será marcado pelas eleições no Brasil. Ambos os fatores tendem a gerar volatilidade no ambiente externo, porém acreditamos que temos condições de atravessar este cenário de forma bastante positiva”, reflete Santos.
Os negócios da Dexco estão bastante estruturados e com resultados sólidos para os próximos anos. O ciclo de investimentos que anunciou reforça sua visão de longo prazo de crescimento, além de abrir importantes caminhos estratégicos.