Profissional do ano em Economia e Finanças
“A velocidade da adaptabilidade do profissional precisa ser a mesma da transformação”
André Luís Rodrigues, CFO da WEG e ganhador do Prêmio ANEFAC Profissional do Ano de 2021, na categoria Economia e Finanças, sempre teve a convicção que ninguém faz algo sozinho, as conquistas são frutos de toda equipe. “Ter a oportunidade de trabalhar e desenvolver um time preparado e motivado nos faz ir além de qualquer desafio. Um Prêmio como esse leva em consideração também o histórico do profissional e não somente conquistas pontuais, o fato de liderar as funções administrativas e financeiras da WEG, uma empresa que tem um track record de entregas relevantes, sem dúvida contribuiu. Se destacar em um ano tão desafiador torna essa conquista ainda maior”, destaca.
Ele se diz muito honrado, pois qualquer profissional gosta de ser reconhecido e quando vem desta forma, por meio de uma premiação com 36 anos de história, de uma associação relevante como a ANEFAC, independente do momento de carreia, é sempre muito importante. “Sou agradecido a todos que ajudaram a me desenvolver ao longo da minha carreira: minha família, meus líderes, minha equipe e a ANEFAC, por meio do seu corpo diretivo e associados, por essa homenagem especial”, relata.
Os talentos, segundo Rodrigues, se destacam pelo nível diferenciado de entrega e pela capacidade em entender as transformações e se adaptarem rapidamente. O mundo muda a todo momento, por isso, é necessário ter a capacidade para acompanhar. “Não só nas áreas financeira, administração e RI, mas todos tiveram, de uma hora para a outra, que aprender a trabalhar de forma diferente. O “virtual” passou a ser o novo formato de fazermos aquilo que sempre fizemos presencialmente. Os desafios foram principalmente no processo de adaptação rápida para dar continuidade às atividades essenciais, agregando valor aos negócios de um jeito diferente”, explica.
Mas como sempre, ele acredita que, as adversidades trazem aprendizados e as novas ferramentas, bem como o novo formato, proporcionaram oportunidades positivas para algumas áreas, como Relações com Investidores, por exemplo. Além de facilitar o acesso mais rápido a uma quantidade maior de investidores, também melhorou o processo de gestão de uma empresa internacional como a WEG, aumentando a proximidade das unidades fora do Brasil.
“Estar preparado para um mundo mais conectado em nível global se tornou essencial. Hoje, temos 45 sites industriais localizado em 12 países, sem contar as filiais comerciais em 35 países, fornecemos produtos para mais de 135 países, com mais de 35.500 colaboradores espalhados em cinco continentes, é preciso liderar com excelência em todos esses locais, entender e respeitar as culturas, integrar e direcionar equipes diferentes e desdobrar nossa estratégia de longo prazo de forma que cada colaborador, independente aonde esteja, seja capaz de entender sua contribuição no processo”, ressalta Rodrigues.
O processo de digitalização avança muito rápido e traz oportunidades, por isso, ele entende que, é necessário ter a mente aberta e buscar o que isso traz de benefícios para nosso dia a dia. Além disso, competências comportamentais como: liderança, desenvolvimento de pessoas e proatividade são imprescindíveis para se juntar a paixão por aquilo que se faz para fazer a diferença.
Raio x
Nomeado CFO do Grupo WEG em 2015, antes disso trabalhou como CFO na JHSF, e na Rhodia, como vice-presidente da área de finanças e serviços da América Latina, atuando no Brasil e por quatro anos na Europa. É bacharel em Engenharia Química, pós-graduado em administração de empresas, com MBA em Finanças Corporativas e especialização em Managing Corporate Resources pela IMD (Suiça). Foi presidente da diretoria executiva e membro do conselho de administração do IBEF-SP (Instituto Brasileiro de Executivo de Finanças), vice-presidente e membro do conselho de administração da Câmara de Comércio França-Brasil, tesoureiro e vice-presidente do conselho de administração da Aliança Francesa em São Paulo e membro da comissão de economia da ABIQUIM (Associação Brasileira da Industria Química).
Profissional do ano em Administração
“Precisamos ter habilidades para construir pontes internas e externas”
Algumas características, na percepção de Malu Nachreiner, presidente da divisão agrícola da Bayer no Brasil e ganhadora do Prêmio ANEFAC Profissional do Ano de 2021, na categoria Administração, são importantes para o mundo atual e para os desafios futuros. “Destaco a capacidade de seguir aprendendo independentemente do estágio em que nos encontramos na carreira, a resiliência nos momentos mais desafiadores e a habilidade de construir pontes internas, nas organizações, e externas, dentro e fora do mercado onde atuamos”, pontua.
Para ela, o Prêmio da ANEFAC, é sem dúvida um reconhecimento importante na sua carreira e a fez refletir sobre toda a jornada até aqui. “Nenhum reconhecimento vem unicamente do esforço individual, embora, sem dúvida, o foco em resultados, a liderança por propósito e a construção de um ambiente de confiança sejam parte do meu caminho. Não posso deixar de compartilhar esse Prêmio com todos os colegas, líderes, colaboradores, clientes e parceiros que me acompanharam ao longo de quase duas décadas no mercado. O meu desafio atual à frente da divisão agrícola da Bayer tem sido determinante para um reconhecimento como esse, mas, novamente, esse é um ponto no tempo, fruto de muito aprendizado e colaboração”, recorda.
O agronegócio é de fato um setor que gera muita riqueza e, de acordo com Nachreiner, oportunidades em todo o país, sobretudo quando se observa o seu impacto nas milhares de cidades espalhadas pelo interior e distantes dos grandes centros. “Um desafio constante é a busca por talentos que ajudem a transformar e construir a agricultura do futuro. Hoje, temos uma oportunidade grande de seguir trabalhando para o fortalecimento de uma agricultura sustentável e de altíssima tecnologia. A transformação digital é uma realidade e cada vez mais precisaremos acelerar essa transformação. No mundo atual, velocidade importa para seguirmos competitivos”, explica.
Além disso, para ela, hoje é muito difícil falar de mercados unicamente nacionais. No agronegócio, o impacto das relações entre países é determinante para o equilíbrio de demanda e oferta das commodities agrícolas, por exemplo. “Empresas e instituições são feitas de pessoas, na verdade, não existem sem elas. Uma empresa líder precisa sempre ter em mente como irá gerar valor para o cliente, para o mercado e para os stakeholders, além das expectativas e através das pessoas. A responsabilidade de qualquer gestor é muito grande, pois o impacto na vida da equipe e dos colaboradores é real! O trabalho é fazer com que esse impacto seja o mais positivo possível e que vá além das portas da empresa, chegando a toda a nossa sociedade. O resultado é uma consequência”, alerta.
Raio X
É líder da divisão agrícola da Bayer no Brasil. Depois de iniciar a carreira na empresa há 17 anos como estagiária, a executiva já ocupou posições de liderança nas áreas de Vendas, Marketing e Gerenciamento de Produto, sendo, até agosto de 2020, a responsável pela área de Marketing da divisão para a América Latina. É agrônoma, com MBA Executivo pela Universidade de Pittsburgh e MBA em Marketing.
Profissional do ano em Contabilidade
“Construir uma jornada de sucesso exige busca incessante pelo conhecimento”
Apesar de todas as mudanças tecnológicas das últimas décadas e a velocidade com que têm ocorrido, Renata Bandeira, diretora de controladoria e impostos na Azul Linhas Aéreas e ganhadora do Prêmio ANEFAC Profissional do Ano de 2021, na categoria Contabilidade, avalia que, o talento continuará a ser fruto do esforço, isso a tecnologia não poderá mudar, é inegável que facilita o acesso à informação, mas o talento será sempre resultado de muito esforço e o destaque é a consequência. A mensagem aos jovens que estão chegando é que qualquer um pode alcançar o patamar de excelência.
“A contabilidade é bastante desafiadora no dia a dia das empresas, acompanhar as mudanças no cenário fiscal, as relações entre os países que também impactam a carga tributária, a evolução constante das normas contábeis e a transformação dos negócios é extremamente desafiador. O sucesso passa constantemente pela manutenção e reciclagem dos conhecimentos técnicos, existem diversos fóruns com custo justo e até mesmo gratuitos onde os profissionais podem trocar informações com seus pares e se manterem preparados para responder as demandas”, explica Bandeira.
O sentimento que o Prêmio proporcionou a ela foi a confirmação de que trilhou o caminho correto durante a sua vida profissional. Muitas vezes se questionou sobre o tempo dedicado a profissão e o equilíbrio com a vida pessoal, o Prêmio foi uma validação e reconhecimento de que todo o esforço vale e sempre valerá a pena! Se sentiu honrada, lisonjeada e extremamente feliz, um momento muito especial na sua carreira.
“Acredito em construção e não em conquistas. Foi um longo caminho de estudos e aplicação prática em auditoria, contabilidade e controladoria, despontando como especialista em temas relacionados ao IFRS-16, depois a vontade de contribuir, com os contadores no momento crítico de preparação de demonstrações financeiras em tempos de pandemia, preparando um mapa de risco, analisando e dividindo os impactos causados nos balanços, e por último, por meio de um processo seletivo isento, ter sido escolhida membro do Interpreation Committee do IFRS, um grupo seleto formado por 14 integrantes com profissionais do mundo inteiro onde se discute contabilidade em alto nível e acima de tudo contribui para o desenvolvimento da contabilidade mundial”, pontua Bandeira.
Para ela, liderar ainda é um desafio, foi um longo aprendizado e uma transformação, o que fez a diferença foi fazer com que as pessoas acreditem que são capazes de realizar e contribuir com o negócio e agregar valor. Quando inicia um ciclo, sempre dividi com as equipes, de maneira bem lúdica, a sua trajetória profissional. Conta como escolheu a profissão, que começou no ensino médio como técnica em contabilidade, depois como bolsista no Mackenzie até ser auditora e assim por diante.
Por meio desse compartilhamento de experiências pede para acreditarem que são capazes de trilhar um caminho parecido, de agregar valor, de fazer a diferença, de olharem para a profissão com orgulho, que o crescimento profissional e financeiro será resultado dessa atitude. De fato, Bandeira avalia que, desenvolver essa crença interna nos liderados, e as atitudes do dia a dia com o objetivo de reconhecer o comportamento adequado se tona uma onda de motivação e as entregas são a consequência de ter o time em sintonia e engajado com os propósitos.
“Acredito no esforço, na dedicação e na busca incessante pelo conhecimento! Uma dica: não tente cortar caminho, as facilidades que são “vendidas” por aí não levarão a excelência profissional que precisa para alcançar e realizar os seus sonhos! Particularmente, já encontrei diversos profissionais que possuem um diploma, mas estão extremamente frustrados porque não atuam na área e não conseguem realizar os sonhos pessoais. Ao escolher um caminho a entrega tem que ser total, pense no longo prazo, busque uma oportunidade na sua área para que você possa de forma exponencial colher os frutos do esforço. Para as pessoas que acreditam e se esforçam, nem o céu é um limite, simplesmente não há limites!”, relata Bandeira.
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Possui 25 anos de experiência em companhias multinacionais, incluindo dois anos em Chicago, Illinois, EUA. Passagens em empresas como Deloitte, General Motors, BRF, Netshoes, Latam Airlines e GOL Linhas Aéreas. Atualmente atua como diretora de controladoria e impostos da Azul Linhas Aéreas e como professora do programa de graduação da Universidade Mackenzie. Possui graduação em Ciências Contábeis, MBA em Varejo e Mestrado em Controladoria Empresarial e é estudante do Programa de Doutorado Profissional em Controladoria e Finanças da Universidade Mackenzie. Possui licença de Certified Public Accountant e é membro no Interpretation Committee (IFRS).
Profissional do Ano em Jovem Destaque
“Estamos na transição, saindo da fase do porquê e indo para o como”
“Ter conseguido manter a consistência em um mercado tão desafiador como a educação, sem perder características é nosso principal mérito. Foi essa dedicação que vem sendo motivo de reconhecimento, que por vezes acho até injusto, uma vez que não fiz nada disso sozinha. Temos um time forte e dedicado na Mastertech e na SOMAS, sem eles nada seria possível”, relata Camila Achutti, CEO da Mastertech e ganhadora do Prêmio ANEFAC Profissional do Ano de 2021, na categoria Jovem Destaque.
Para ela, devemos ser consistentes, pois vivemos tempos de arroubos e viralização, o que até pode te levar a um lugar de destaque, mas você só vai se manter lá se for real e transparente com os seus pares e suas competências. Não tem mais essa de fake until you make it. Isso até faz sentido para validação de produtos, mas para talentos nunca foi real e a cada dia que passa fica ainda mais incoerente. “Estamos na transição, saindo da fase do porquê e indo para o como. Não posso negar que essa fase está durando mais do que eu gostaria, mas já não me vejo na mesma frequência tendo que me explicar ou ponderar alguma fala de defesa a diversidade. No entanto, ainda me vejo de maneira recorrente sozinha e sem apoio no mundo empreendedor por ser mulher”, aponta.
Achutti cita o livro Range do David Epstein que fala exatamente sobre isso. Na versão em português ficou com a tradução prejudicando o entendimento, mas cada vez mais, ela avalia que, precisamos compreender o mundo a nossa volta e ter pensamento crítico, para no mínimo fazer as perguntas que deveriam estar sendo feitas. Sendo assim, não acredita que seja sobre competências globais, mas sobre ter clareza do que se sabe e saber fazer perguntas sobre o que não se sabe.
“Seja você e abrace as diferenças. Ainda sobre o livro Range, precisamos de heterogeneidade para cobrir espaços maiores de problemas complexos, se todos se parecem, se todos pensam e agem de forma igual estamos simplesmente trabalhando com equipes de clones que cobrem espaços de problemas limitados. Seja diferente, seja você e sempre colabore com a sua equipe querendo expandir a cobertura de resolução de desafios dela. Assim iremos mais longe juntas!”, finaliza Achutti.
Raio x
Fundadora e CEO da Mastertech, trabalhou com grandes empresas como Google, Intel, Accenture, Itaú, Citibank, Leroy Merlin, Renault, TIM e IBM. Foi professora do Insper, bacharelada e mestre em Ciência da Computação e doutoranda na Escola Politécnica da USP. Selecionada pela FORBES como um dos cinco talentos brasileiros em tecnologia com menos de 30 anos e como uma das 100 líderes de amanhã, representou o Brasil no Simpósio de St. Gallen, um evento que ocorreu na Suíça em 2018. Em 2019, virou quadrinho do Maurício de Souza representando as meninas na tecnologia no projeto #DonaDaRua. É colunista regular da Época Negócios revista, membro da Women20 (W20), que é uma iniciativa das Nações Unidas reunindo líderes de opinião no debate sobre diversidade, inclusão digital e igualdade de gênero para uma sociedade mais próspera. É criadora do portal “Mulheres na Computação”, uma das primeiras e mais influentes iniciativas para a inclusão de mulheres no cenário tecnológico
contemporâneo.
Os executivos foram premiados pela ANEFAC em cerimônia on-line, saiba como foi, clique aqui.
Na mesma noite ainda foram premiados os ganhadores do Profissional mérito ANEFAC: Alcione Albanesi, Amidos do Bem, Augusto Flores, Volvo, Carlos Aragaki, da BDO, e Carolina da Costa, da Mauá Capital, confira entrevista com eles, acesse aqui.