Tributos
Jurisprudências nos tribunais
Em virtude das decisões do STJ sobre a não incidência das contribuições sociais de terceiros acima de 20 salários e a mudança de jurisprudência do CARF após o fim do voto de qualidade, foram os tópicos abordados em webinar no dia 23 de fevereiro. A ideia foi trazer os principais pontos que impactam às empresas. Os membros da ANEFAC, Roberto Fragoso, vice-presidente de tributos e sócio do escritório Perez Fragoso, e Rodrigo Lazaro, diretor e sócio da FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados, estiveram à frente do conteúdo.
……………………………………………………………….
Finanças
Um olhar brasileiro sobre investimentos globais
No dia 09 de março, aconteceu webinar, com Gustavo Aranha, sócio da GeoCapital, uma asset 100% brasileira, que o porquê é importante investir globalmente e quais os setores mais promissores para 2021-2022. Além disso, mostrou como a empresa seleciona os investimentos globais e qual o processo de investimento utilizado. Guilherme Dultra, diretor de finanças pessoais, que apresentou o encontro.
Por que investir globalmente?
Em tempos como esse, a diversificação da carteira e investir além das fronteiras do Brasil pode abrir portas para novas oportunidades. Na maioria das vezes o comportamento dos ativos no exterior e no país são impulsionados por aspectos completamente diferentes. Os fatores que movem as ações na China podem ser bem diferentes, por exemplo.
Sob a ótica do investidor individual, o simpósio do dia 04 de fevereiro, trouxe a resposta do porquê devemos pensar e investir globalmente. Com Guilherme Dultra, diretor de finanças pessoais da ANEFAC, e Isabella Nunes, diretora executiva na J.P. Morgan Asset Management.
……………………………………………………………….
Contabilidade
OFÍCIO-CIRCULAR/CVM/SNC/SEP/n.º 01/2021
Os especialistas, Vera Elias, vice-presidente de contabilidade da ANEFAC e conselheira fiscal na Indústrias Romi, Marcio Rost, sócio do departamento de práticas profissionais da KPMG, Robinson Meira, sócio de auditoria na BDO, e Silvio Takahashi, sócio de auditoria da EY, no dia 18 de fevereiro, realizaram live sobre o Ofício Circular SNC/SEP 01/20, trazendo os principais pontos de atenção às orientações divulgadas recentemente pela CVM.
……………………………………………………………….
Jurídico
Home office – Impactos Jurídicos e Práticos
A avaliação dos aspectos jurídicos que são ponto de discussão no home office entre a visão das empresas e a procuradoria do trabalho, incluindo, mas não se limitando, ao limite da responsabilidade da empresa, dentre outras questões foram aclaradas em simpósio no dia 02 de fevereiro.
Além disso, houve uma análise prática trazida por uma CEO de uma multinacional sobre transferir mais de 9000 funcionários para o home office e os impactos e desafios envolvidos. Eduardo Depassier, diretor de tributos da ANEFAC e sócio Levi Depassier Advogados, Maria Luiza Faro, sócia responsável pela área trabalhista da PCMF Advogados, João Filipe Sabino, procurador no Ministério Público do Trabalho, e Claudia Gimenez, country manager e operations VP da Concentrix, apresentaram a temática.
Entre os pontos abordados:
- A insegurança jurídica e as diferenças do entendimento sobre questões envolvendo o home office entre advogados/empresas e a procuradoria do trabalho;
- Até onde vai o limite da responsabilidade da empresa em acidentes no home office;
- Como controlar a disponibilidade do empregado no horário de trabalho;
- Custo adicional de montagem e manutenção da infraestrutura do home office.