Para melhor atingir os executivos, a ANEFAC deve se tornar um importante veículo para a disseminação de networking na região nos próximos anos, além de expandir as relações institucionais, incorporando novos países como o Chile, e iniciar ações de relacionamento na Europa, através da Espanha e Portugal
Segundo a última revisão do Fundo Monetário Internacional (FMI), a perspectiva de crescimento para América Latina e Caribe em 2021 será de 4,1%, enquanto a economia global irá crescer 5,5%. A região tem sido uma das mais afetadas pela pandemia no mundo. Pode-se dizer que em 2020 houve a maior crise econômica da América Latina das últimas décadas. Com certeza o fato de Brasil e México estarem no topo de casos confirmados de Covid-19 no mundo contribuíram para isso.
De acordo com especialistas, a perspectiva para 2021 é de grandes recuperações econômicas para a América Latina – desde que a pandemia seja mantida sob controle e as empresas foquem no futuro. Mas isso não significa que haverá um grande crescimento, será uma recuperação parcial devido a um resultado muito negativo no último ano. “A recuperação estará sujeita a muitas incertezas, como a dinâmica da pandemia, a disponibilidade de vacinas, a capacidade dos países em manter políticas de apoio e o que acontecerá com a economia mundial”, diz Daniel Titelman, diretor da Divisão de Desenvolvimento Econômico da Cepal, à BBC News Mundo, o serviço em espanhol da BBC.
O que isso tem a ver com a ANEFAC internacional?
Segundo Matias Bedacarratz, vice-presidente internacional da ANEFAC, os desafios são principalmente econômicos, a recessão gerada pela pandemia é grande e levará alguns anos para recuperar o nível econômico pré-pandêmico. “Nesse cenário, o planejamento estratégico terá um papel muito importante e a capacidade de planejamento financeiro será decisiva para acompanhar as estratégias de crescimento. Nesse sentido, os executivos financeiros desempenharão um papel de liderança na definição e adaptação de novos modelos de negócios. E aí entra a ANEFAC”, diz.
Já na visão de Nicolas Lopez Alcalde, diretor executivo da Regional Argentina, a ANEFAC é capaz de colaborar com os executivos financeiros em questões relevantes em 2021. Para ele, o plano e orçamento em diferentes departamentos e grupos econômicos, o modelo de fluxos de receita e estratégias comerciais, e acompanhar os custos associados aos projetos de capital, planejar o investimento ideal em ativos fixos etc. farão grande diferença em toda essa situação.
Outro ponto importante para Vivian Krebs, diretora executiva da Regional Colômbia, é que continuaremos com o mesmo desafio do ano passado, pois a pandemia ainda está presente. “Tanto os profissionais como as empresas continuarão a se reinventar. As empresas aumentarão suas preocupações quanto a segurança de dados e devem fazer com que os seus profissionais entendam e mostrem a mesma preocupação e que estejam em compliance com isso”, relata.
Para melhor atingir os executivos da América Latina e auxiliá-los, a ANEFAC Internacional tem realizado trabalhos excelentes, com crescimento do número de associados e de atividades. “Iremos, cada vez mais, fortalecer as regionais, inclusive com mais autonomia, pois recebemos demandas constantes de cursos, eventos e palestras de toda a região. Gostaríamos de estar presentes em mais países, dada a importância da região na recuperação econômica, mas esse é um processo que será construído aos poucos. Estamos expandindo nossa atuação internacional cada vez mais. São muitos os desafios pós-Covid e os executivos precisam se atualizar para fazer frente aos desafios”, explica Matias Bedacarratz.
A ANEFAC é referência no Brasil e é reconhecida internacionalmente. O modelo de negócio da entidade serve de exemplo para entidades semelhantes de outros países, com suas atividades totalmente autossuficientes e autofinanciadas, nesse sentido as parcerias com entidades internacionais são importantes. A qualidade dos seus cursos, pesquisas e eventos também é reconhecida. A sua reputação foi construída por seus associados, por sua gestão executiva e por formações anteriores do conselho, que ultrapassou as fronteiras e passou a realizar eventos fora do país. A entidade deve se tornar um importante veículo para a disseminação de networking na América Latina nos próximos anos. Fortalecendo parcerias com entidades locais em diversas áreas do conhecimento e atuação empresarial.
O objetivo da ANEFAC Internacional, de acordo com Matias Bedacarratz, é aprofundar e expandir as relações institucionais, principalmente na América Latina, incorporando novos países como o Chile, e iniciar ações de relacionamento na Europa, através da Espanha e Portugal. A entidade continua com eventos focados em temas de estratégia, finanças, transformação digital e capital humano, entre outros, em formato on-line pelo menos na primeira fase do ano, realizando-os em conjunto com instituições de diversos países.
Além disso, Vivian Krebs acredita que, conseguir mais parceiros de organizações focados nos executivos financeiros é uma opção. Ao falar da regional Colômbia, ela aponta que no 1º ano focaram em Bogotá, mas em 2021 irão levar as ações da ANEFAC à outras cidades da Colômbia. A missão da regional é desenvolver eventos internacionais, ter pequenas reuniões focadas em assuntos específicos ou área de negócio, a ideia é que nessas reuniões haja cinco pessoas conversando, colocando seus pontos de vistas e criando uma rede de networking. “O foco continuará nas parcerias, ainda temos muito a trabalhar nesse sentido. Então a ideia é ter mais parcerias, ter eventos internacionais mais vezes e conseguir essas pequenas reuniões para ter uma frequência e começar dessa forma criar valor agregado”, pontua.
Já na Argentina, Nicolas Lopez Alcalde, destaca que a região tem a missão de gerar novas atividades e convites, e conseguir que o prestígio e a trajetória da ANEFAC sejam reconhecidos em todo o país. Entre as atividades naquele país estão entregar ao mercado atualização profissional de qualidade, promover congressos e agregar não só conhecimento técnico, mas também fomentar o relacionamento e o debate de temas relevantes para o desenvolvimento das empresas. As principais atividades serão focadas na construção de uma forte rede de executivos financeiros associados à ANEFAC Internacional.