Já se passaram três meses do início de 2021. Num ano sem carnaval, parece que o primeiro trimestre termina no meio de um déjà vu. Regredimos ao isolamento social mais restrito, atravessamos novamente, dessa vez, mais grave, uma nova onda de contaminação por Covid-19 no Brasil. É difícil sabermos diferenciar o que dá mais medo nas pessoas, se é serem contaminados na fase mais grave ou por não saberem se conseguirão reabrir suas empresas.
É natural que haja um esgotamento, somos por essência o país da alegria, da diversidade, das belezas naturais e do contato humano. Ninguém está satisfeito com o rumo das coisas, mas é fato que precisamos fazer a nossa parte. Dentro do possível, ficar em casa, ainda parece ser o melhor caminho. Enquanto não tivermos pelo menos 70% da população vacinada, como recomenda a ciência, precisamos continuar com o uso das máscaras e o distanciamento social.
E é no meio desse turbilhão de acontecimentos que assumi a presidência nacional da ANEFAC. Sem perder um minuto, nesse início de mandato, elaboramos nosso planejamento estratégico e promovemos uma guinada na gestão mesmo em meio a pandemia. Afinal, não podemos parar. Como entidade, precisamos prover alternativas aos executivos para ajudá-los a manter os seus negócios e empresas em pé, bem como suas carreiras.
Com expectativas de impactos ainda mais significativos à economia, essa onda é bastante preocupante. Por isso, a ordem do dia na ANEFAC é focar na retomada do crescimento e na renovação das estratégias. A Gestão 2021-2022 dá espaço à continuidade para fortalecer as atividades e ações já iniciadas para superarmos essa crise. Entramos numa década que será marcada pela expectativa de mudanças na condução da política econômica brasileira.
A pandemia tornou o nosso mundo mais digital e mais local, e nem todas as empresas e indivíduos conseguirão se adaptar. Então, embora acreditemos que no médio e curto prazo, sabemos que precisaremos assumir mais riscos para alcançar os mesmos retornos da década passada. Várias tendências foram aceleradas, e de forma abrupta entramos nesta década da transformação. Não que elas não estavam acontecendo, estavam, mas de forma mais lenta.
Num cenário de grande incerteza, a ANEFAC se coloca como provedora de conteúdo e conhecimento a todos os seus associados e demais executivos do mercado. Nesta edição da Revista ANEFAC Digital, focamos em trazer reportagens sobre os setores econômico, do agronegócio, da energia e de vendas digitais a fim de mostrar perspectivas de crescimento e comportamento. Enxergamos oportunidades das empresas nesses setores e que podem impulsionar outros. Além disso, trazemos as já tradicionais editorias com diversas matérias e reportagens sobre os principais temas das áreas de conhecimento da ANEFAC. Bem como as ações que a entidade irá desenvolver em 2021. Fique atento!
Por fim, esperamos que o resultado econômico global venha pelo menos nos níveis pré-pandemia até o final de 2021, possibilitando que mercados e setores, economicamente afetados, tenham desempenho melhor que 2020. Esperamos que esse seja o ano da renovação!
Boa leitura!
Marta Pelucio,
Presidente nacional da ANEFAC