A transparência tem o poder de transformar as pessoas, as empresas, a sociedade e os mercados
Criado em 1997 pela ANEFAC em parceria com a FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), o Prêmio ANEFAC . FIPECAFI, que está às vésperas de completar 25 anos, vem contribuindo para a transparência nas empresas e por consequência na sociedade há mais de duas década. A situação atual em que vivemos, ainda é ditada em parte pelo distanciamento social e prevalência da comunicação on-line. Tudo isso, também fez a ANEFAC repensar e reavaliar todas as suas ações para procurar novos rumos. Em 2020, pela primeira o Troféu Transparência foi entregue às empresas ganhadoras em uma cerimônia 100% on-line. Fazendo história.
Os desafios que cercam os negócios, nas mais diversas regiões do país, são plurais para o enfrentamento da crise econômico-financeira que o país e mundo atravessam. Nesses momentos devemos entender o que é importante, perceber as características atuais do mercado e buscar gerar valor aos negócios. A transparência tem o poder de transformar as pessoas, as empresas, a sociedade e os mercados, por isso ela é tão importante.
Neste cenário, levar a nossa bandeira de transparência e disseminar o nosso propósito a mais pessoas se tornou ainda mais necessário, com a transformação digital. Em um ano atípico, mais do que obrigação de informar, é a necessidade de disponibilizar aos stakeholders informações transparentes e gerar mais valor aos negócios. Nenhuma empresa, que busque sustentabilidade do seu negócio em médio ou longo prazo, poderá alcançá-la sem investir em transparência, porque transparência traz confiança, e confiança é um ativo intangível cada vez mais valorizado pela sociedade e pelos parceiros de negócios.
Diante disso, essa premiação se torna ainda mais necessária para destacar e valorizar as empresas que são transparentes em suas demonstrações financeiras. A adequada transparência resulta em valor. Todo mundo sai ganhando. Onde há mais transparência há melhor equilíbrio do mercado, tão necessário. Além de ser um pilar da boa governança, e estar intimamente relacionada à confiança de todos os seus públicos, a divulgação detalhada de informações ajuda na tomada de decisão dos investidores, na captação de recursos, gera mais confiança dos stakeholders e de todas as partes interessadas, o que, consequentemente, contribui para a geração de valor.
O Troféu Transparência 2020 vem reforçar esse atributo cobrado e valorizado pelo mercado. Com o tema, Transparência gera valor, busca mostrar que a transparência é capaz de transformar. Para Milton Toledo, presidente nacional da ANEFAC, a entrega desse ano das demonstrações financeiras precisou ser superior à do ano passado, isso porque por causa da pandemia grande parte do trabalho precisou ser feita remotamente com as equipes separadas e necessitando consolidar as informações. “A ANEFAC busca sempre se manter atual e 2020 provou isso. Essa premiação digital possibilitou que mais pessoas pudessem participar. O esforço do time interno para realizá-la foi imenso devido a necessidade de manter o calor humano que temos todos os anos na presencial”, disse.
Não há fórmula que permita mensurar a geração de valor do Troféu Transparência às empresas, mas é unânime entre os profissionais envolvidos diariamente na elaboração das demonstrações financeiras que “a transparência transforma a forma como a empresa e os seus colaboradores agem, transforma como o negócio se apresenta ao mercado e por fim, transforma a visão do mercado”.
A solenidade, que contou com a participação on-line de representantes das empresas ganhadoras, executivos do mercado e diretoria ANEFAC, foi realizada no dia 26 de novembro, on-line, e premiou as demonstrações financeiras de 15 companhias com receita líquida até R$ 8 bilhões e 10 companhias com receita líquida acima de R$ 8 bilhões. No primeiro grupo uma empresa foi escolhida destaque, a Hering, e no segundo uma grande vencedora, a Petrobras.
A 1ª parte da avaliação das demonstrações financeiras das empresas ganhadoras é realizada pelos alunos de mestrado e doutorado da FEA/USP, após um filtro rigoroso são enviadas à Comissão Julgadora que finaliza o processo chegando às ganhadoras daquele ano. Segundo Pedro Farah, membro da comissão julgadora do Prêmio, com o aumento das empresas que divulgam as suas informações ao mercado por meio das demonstrações financeiras, essa avaliação se tornou ainda mais dinâmica e desafiadora. “A comissão realiza um trabalho gigantesco para ter uma uniformidade e encontrar entre tantas informações disponíveis as 25 ganhadoras. E, com certeza em 2021 esse trabalho será ainda maior devido ao impacto que a pandemia provou nas empresas e que irá refletir nas demonstrações financeiras, que serão publicadas no próximo ano”, alertou.
“O propósito de divulgar uma demonstração financeira é melhor informar o usuário para que ele possa tomar a melhor decisão. Se o objetivo é informar o mercado, então é preciso fazer da melhor forma, não adianta ter notas explicativas longas, por exemplo. As informações divulgadas pelas empresas precisam ser úteis. Outro ponto importante é que não se consegue ser transparente de um dia para o outro, essa cultura precisa ser introduzida pelo contador, mas também pela própria empresa como um todo”, explicou Raquel Ville Sarquis, professora do departamento de contabilidade da FEA/USP.
Com a palavra, as empresas ganhadoras, acesse o link e confira entrevistas realizadas com os executivos.
- Estefan George Haddad, sócio de auditoria contábil da BDO, entregou a Pedro Teixeira, gerente de controladoria, e a Rodrigo dos Santos Martins, especialista contábil.
- Estefan George Haddad, sócio de auditoria contábil da BDO, entregou a Luciene Gonçalves, diretora financeira, e a Sandra Maria de Lima, gerente de contabilidade.
- Estefan George Haddad, sócio de auditoria contábil da BDO, entregou a Marcelo Nunes, diretor financeiro, e a Janine Camacho, gerente de controladoria.
- Franci Pacheco, gestora de comunicação com investidores do Valor Econômico, entregou a João Paulo Gonzaga Pereira, superintendente de contabilidade, e a Rodrigo Varjão Gonçalves, analista sênior contábil.
- Franci Pacheco, gestora de comunicação com investidores do Valor Econômico, entregou a Leonardo Dellia, CFO, e a Ellen Cavalcante, controller.
- Claudio Camargo, sócio de auditoria da EY, entregou a Leonardo George de Magalhães, diretor de finanças e RI, a Mario Lucio Braga, superintendente de controladoria, e a Carolina Senna, gerente de controladoria.
- Claudio Camargo, sócio de auditoria da EY, entregou a Henrique Freire, CFO, a Leandro Rigamontte, diretor de contabilidade e gestão de ativos, e a Laércio Proença Jr., gestor de consolidação e report.
- Claudio Camargo, sócio de auditoria da EY, entregou a Ivan Mendes do Carmo, conselheiro fiscal, e a Marcos Rodrigues Lopes, diretor de contabilidade, impostos e controles internos.
- Marta Pelucio, professora da FIPECAFI e vice-presidente da ANEFAC Regional São Paulo, entregou a Marcelo Malta, diretor financeiro, e a Paulo Negreiros, gerente de contabilidade.
- Marta Pelucio, professora da FIPECAFI e vice-presidente da ANEFAC Regional São Paulo, entregou a Fernando Augusto Leão, diretor executivo de finanças, jurídico e RI, e a Gisele Schneider, gerente sênior de controladoria e tributário.
- Licia Rosa, gerente de RI do Itaú, entregou a Marciel Costa, diretor administrativo, e a Cleonice Destri, contadora.
- Licia Rosa, gerente de RI do Itaú, entregou a Alessandro Gregori Filho, CFO, e a Carisa Cristal, gerente de contabilidade.
- Mário Borges, diretor comercial da Luz Publicidade, entregou a Luis Aparecido Sousa, head de RI, e a Daniel de Oliveira Camargo, gerente executivo contábil.
- Mário Borges, diretor comercial da Luz Publicidade, entregou a Pablo Freitas Motta, gerente executivo de controladoria e finanças, e a Leandro Antonio Basso, contador.
- Clóvis Ailton Madeira, conselheiro da ANEFAC, entregou a Fabio Machado, diretor de novos negócios e RI, e a Magali Façanha, gerente de contabilidade societária.
- Clóvis Ailton Madeira, conselheiro da ANEFAC, entregou a Andrea Almeida, diretora executiva financeira e RI, e a Rodrigo Araujo, gerente executivo de contabilidade e tributário.
- Jean Paraskevopoulos Neto, sócio líder de clientes & mercados da KPMG no Brasil e na América do Sul, entregou a Paulo Prignolato, CFO, e a Paula Correa, coordenadora de controladoria.
- Jean Paraskevopoulos Neto, sócio líder de clientes & mercados da KPMG no Brasil e na América do Sul, entregou a Antonio Carlos Oliveira, diretor de controladoria, e a Rafael Vilaça dos Santos, gerente de contabilidade.
- Jean Paraskevopoulos Neto, sócio líder de clientes & mercados da KPMG no Brasil e na América do Sul, entregou a Luciano Agliardi, diretor de controladoria, e a Alexsandro Tavares, gerente sênior de contabilidade.
- Licia Rosa, gerente de RI do Itaú, entregou a Gilberto Izumida, gerente do núcleo técnico contábil, e a Claudia Regina Ferreira, contadora.
- Antonio Carlos Machado, presidente do conselho de administração da ANEFAC, entregou a Benedito Braga, presidente, a Rui Affonso, diretor econômico-financeiro e RI e a Marcelo Miyagui, superintendente de contabilidade.
- Ademildo Oliveira, gerente de análise de empresas da Serasa Experian, entregou a Ivo Marcon Brum, diretor financeiro e RI e a Aline Antunes e Silva, coordenadora contábil.
- Ademildo Oliveira, gerente de análise de empresas da Serasa Experian, entregou a Eliane Dominguez, gerente de consolidação e normas global, e a Dioni Brasil, gerente de contabilidade.
- Antonio Carlos Machado, presidente do conselho de administração da ANEFAC, entregou a Abel Demetrio, diretor financeiro e de RI, e a Ozires Kloster, gerente contábil.
- Ademildo Oliveira, gerente de análise de empresas da Serasa Experian, entregou a João Orlando Carneiro, diretor de contabilidade, e a Carlos Manzur, gerente sênior de contabilidade.