A SLC Agrícola tem uma visão de futuro bastante otimista de que a agricultura brasileira continuará batendo recordes de produtividade
Para a SLC Agrícola, é uma honra ser reconhecida neste tradicional Prêmio. É a terceira vez que é agraciada com o Troféu Transparência, o que, para a companhia, demonstra a sua forma de atuação, sempre divulgando suas atividades, assim como seus resultados, de maneira clara, objetiva e transparente e ajudando no desenvolvimento da economia e, claro, da agricultura nacional.
“A Transparência gera valor à empresa. A transparência é fundamental para que possamos aprimorar nossa atuação em diferentes áreas (pessoas, tecnologia, operações agrícolas etc.) e, assim, tornar o modelo de negócio cada vez mais claro para o mercado, deixando mais robusta a nossa cadeia de valor e, consequentemente, gerando ainda mais valor para o acionista”, diz Aurélio Pavinato, CEO da SLC Agrícola.
Desde 2007, quanto passou a ser uma empresa de capital aberto e listada em bolsa, a companhia acredita que evoluiu em suas políticas e sistemas de governança, direcionando a gestão para um crescimento responsável e equilibrado dos negócios, alinhado à ética e aos valores corporativos, expressos no seu Código de Ética e Conduta.
As ações, para a SLC Agrícola, de transparência nas informações são fundamentais tanto para o seu acionista, que tem a segurança de investir em uma empresa transparente e ética, para os fornecedores e bancos, que os concedem limites de crédito para que possam investir na empresa, assim como para os clientes agrícolas, que também possuem a certeza de receber um grão ou semente de qualidade para ajudar no desenvolvimento de suas lavouras.
Segundo Aurélio, o conceito de transparência precisa estar na cultura de toda empresa, permeado nos seus valores. “A integridade do cumprimento de políticas e processos, previamente formalizados e de fácil acesso, criam um círculo virtuoso por meio do qual todos têm clareza sobre a forma de atuação e, por consequência, sobre os rumos da companhia”, aponta.
Visão de futuro otimista
O setor agrícola, que é o segmento de atuação da empresa, é bastante desafiador, mas também extremamente promissor, com sucessivos recordes de safra sendo quebrados ano após ano e com a tecnologia cada vez mais presente no setor, ajudando o produtor a desenvolver-se e ser parte da missão do Brasil em alimentar o mundo de forma responsável e sustentável.
A SLC Agrícola tem uma visão de futuro bastante otimista. Para a companhia, a agricultura brasileira continuará batendo recordes de produtividade. Os agricultores se capacitarão para usufruir todos os benefícios tecnológicos, com o aumento da conectividade das fazendas e das comunidades rurais. A demanda por alimentos crescerá exponencialmente nos próximos anos, o Brasil se tornará cada vez mais protagonista no papel de alimentar o mundo de forma responsável. O trabalho precisará de mão de obra, e isso fará com que haja mais jovens se mantendo no campo, além de gerar empregos e continuar ajudando a economia brasileira.
Com diversas frentes de atuação, como tecnologia, gestão e capacitação de pessoas, desenvolvimento de soluções para o campo, entre outros, Aurélio cita algumas iniciativas da SLC Agrícola em andamento:
- Tecnologia e conectividade: ao longo de 2020 e até o primeiro trimestre de 2021 instalaremos o projeto de conectividade no campo em todas as unidades de produção. A iniciativa consiste na instalação de torres de telecomunicação com 4G – banda 700 Mhz, integrando a operação agrícola aos sistemas de gestão da empresa.
- Pesquisa e desenvolvimento: em 2019, a empresa realizou 415 ensaios para estudos das culturas de soja, algodão e milho nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, para proporcionar melhorias e acréscimo de produtividade nas fazendas. A maioria dos estudos visou ajustar o posicionamento das culturas, mas também as estratégias de adubação, manejo de solo e avaliação das tecnologias fitossanitárias.
- Recursos Humanos: a SLC Agrícola desenvolve uma série de ações em Recursos Humanos, tais como os Espaços de Inclusão Digital, que já estão presentes em todas as fazendas e permitiram mais de 5 mil horas de treinamento e 3 mil horas de pesquisas em 2019. Essa iniciativa, encetada dois anos antes como um projeto piloto na Fazenda Palmares, tem como objetivo a qualificação dos colaboradores no contexto da digitalização das operações e promoção da inclusão digital.
As salas construídas são equipadas com computadores que permitem a realização de cursos em ambientes on-line, em formato EAD (Educação a Distância). Os temas desses treinamentos são diversos e incluem conhecimentos sobre informática e agricultura digital. Além da capacitação profissional, alguns colaboradores de fazendas são incentivados a avançar nos estudos de ensino fundamental e médio, uma transformação que supera as demandas operacionais e gera impactos positivos em toda a comunidade local, influenciando parentes, vizinhos e amigos.
A formação segue a metodologia de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e é oferecida nos Espaços de Inclusão Digital. Duas turmas completaram seus estudos em 2019 e outros 141 alunos estavam inscritos para dar continuidade aos cursos. Com esse incentivo, a SLC tem aumentado a qualificação curricular da sua equipe – 65% dos colaboradores possuem pelo menos o ensino médio e 91% concluíram o ensino fundamental.