Num cenário de ampliação da concorrência, para a Sabesp, o elevado nível de governança são pontos de destaque
“É sempre uma grande satisfação, compartilhada por todos os profissionais da Sabesp, e um grande orgulho ver a companhia figurar pela 21ª vez nas 24 edições do Troféu Transparência, que premia as demonstrações financeiras mais transparentes do país. O Prêmio evidencia nossa busca histórica pela excelência no preparo das demonstrações financeiras. É uma valiosa recompensa aos esforços de todos os profissionais da Sabesp envolvidos neste processo”, aponta Rui Affonso, diretor econômico-financeiro e de relações com investidores da Sabesp.
Ser premiada é motivo de comemoração, sempre, pela área de contabilidade, que prepara as demonstrações da companhia, mas também pelos órgãos colegiados que aprovam essas demonstrações, como o conselho de administração, o comitê de auditoria, o conselho fiscal e, claro, toda a diretoria.
O segredo da companhia para configurar tantas vezes assim entre as ganhadoras, é encarar a transparência como processo contínuo. Como algo inerente ao negócio e aos profissionais, que lidam diariamente com a busca do bem-estar coletivo, com a oferta de serviços essenciais à vida das pessoas e com o melhor uso possível dos recursos disponíveis. A busca da excelência no preparo das demonstrações financeiras, dentro das exigências técnicas e dos padrões contábeis vigentes, indica com clareza a forma com que a Sabesp reafirma, ano após ano, seu compromisso com a sociedade.
A companhia, que é controlada pelo Estado de São Paulo e atende aproximadamente 28 milhões de consumidores, busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente, e tem na transparência a melhor tradução da sua natureza pública. Mas não apenas isso, como empresa de capital aberto, com ações negociadas em bolsa, a transparência é condição sine qua non para manter a confiança dos seus acionistas privados mundo afora e, desta forma, também sintetiza a natureza empresarial da Sabesp. Deste modo, o Troféu Transparência, para ela, promove a realização seja da natureza pública, seja da natureza privada que uma empresa de economia mista deve necessariamente ter.
“A transparência deve ser uma condição básica em todas as ações empreendidas por uma companhia de capital aberto. É o principal requisito na prestação de contas aos seus stakeholders. A clareza e a excelência nas divulgações das informações financeiras reforçam o nosso compromisso com às melhores práticas de governança e garantem uma relação de confiança e respeito com todas as partes interessadas”, destaca Rui.
Concorrência e governança são pontos de destaque
O enfrentamento das incertezas e instabilidades econômicas agravadas pela pandemia da Covid-19 é o maior desafio deste ano, não apenas para a Sabesp, mas para todas as instituições em todo mundo. A ação da companhia foi voltada a amparar às frações mais vulneráveis da sociedade e dos seus clientes e isso tem sido de importância significativa. Afinal, a companhia trabalha com um bem indispensável ao combate da pandemia – a água.
Os impactos tais como aumento nos custos de novas captações, reduções de receitas com clientes comerciais e industriais, aumento da inadimplência requisitaram a implementação de ajustes orçamentários de redução de gastos de forma a preservar a sustentabilidade econômico-financeira, visando a adequação dos recursos existentes ao cenário atual da companhia.
Outro desafio que marcou o ano de 2020, na percepção da Sabesp, foi a promulgação da Lei nº 14.026/2020, que muda o cenário no setor de saneamento brasileiro direcionando-o no sentido da ampliação da concorrência e da atração de capitais privados. Neste cenário, a companhia entende ter vantagens competitivas, pois seus contratos já contemplam metas que atendem e mesmo extrapolam àquelas contidas no novo marco regulatório, além de dispor de amplo acesso a capitais públicos e privados, nos mercados domésticos e internacionais.
Para a Sabesp, num cenário de ampliação da concorrência, o seu elevado nível de governança e sua grande exposição ao mercado, mostra que está preparada para ampliar sua participação no mercado. Encarando assim as mudanças no marco regulatório do saneamento brasileiro como uma grande oportunidade.
Com a nova lei do saneamento, diversos impactos estão sendo avaliados e este assunto deve trazer mudanças na estratégia da Sabesp. A companhia manterá seus esforços no cumprimento das metas contratuais, de forma a garantir à população acesso à água potável e tratamento e coleta de esgoto. Um dos importantes projetos é o Novo Rio Pinheiros com conclusão prevista para 2022. Além disso, também terá que enfrentar os impactos trazidos pela pandemia da Covid-19 com ações de reforço da eficiência e na preparação de novos líderes para o enfrentamento das mudanças no saneamento brasileiro trazidas pela Lei 14.026.