Em 2020, a Embraer elaborou o Plano Estratégico 2021-2025, mas nesse momento, vai se manter focada nos pilares prioritários para gestão da empresa
Este é o 19° ano que a Embraer recebe o Troféu Transparência. “Isso reafirma, a cada indicação, nossa busca constante pela transparência e prestação de contas por meio de informações confiáveis, relevantes e claras divulgadas, pela companhia aos investidores e analistas de mercado. Esse reconhecimento externo tão relevante é motivo de orgulho para todos os profissionais da área financeira da empresa”, salienta Marcos Lopes, diretor de contabilidade, impostos e controles internos da Embraer.
O reconhecimento da transparência, para a companhia, reafirma que o seu modelo de governança corporativa atende aos mais altos padrões globais de mercado. O que leva a uma credibilidade dos acionistas, colaboradores, clientes e investidores que estão no pilar dos seus valores, além de ser um elemento primordial para acesso e redução de custo de capital da companhia.
A transparência resulta em uma relação de confiabilidade entre as empresas e todas as cadeias em que elas estão inseridas, consolidando uma reputação positiva das companhias no mercado e trazendo novas oportunidades de negócio. “A transparência nas informações aos investidores e analistas é resultado de pilares sólidos de ética e integridade, aplicados a todas atividades empresariais. Essa é uma cultura que precisa ser continuamente fortalecida por meio de muita dedicação e paixão de todos os colaboradores que formam a empresa”, diz Marcos.
Planejamento futuro e ações de curto prazo
Todos os setores da economia foram afetados e estão passando por ajustes, devido à pandemia, principalmente a indústria aeronáutica, uma das áreas mais impactadas. Neste ano extremamente desafiador, a Embraer elaborou o Plano Estratégico 2021-2025, o qual tem um horizonte de cinco anos com foco nas principais áreas de atuação da companhia, visando torná-la mais simples, ágil e eficiente, por meio de iniciativas que reforcem a excelência operacional, a força de promoção e vendas, o dimensionamento correto da organização e a simplificação de processos, entre outros. Também estão investindo na diversificação de negócios.
Neste ano atípico, a Embraer concentra esforços em um processo de reestruturação, visando torná-la mais simples, ágil e eficiente. No curto prazo, a companhia vai se manter focada nos pilares prioritários para gestão da empresa: saúde das pessoas, preservação de caixa, recuperação de sinergias, revisão do plano estratégico e tornar a empresa mais ágil, simples, eficiente e competitiva.
A companhia tem uma linha moderna de produtos e serviços e se vê bem posicionada nos setores de aviação comercial executiva, defesa & segurança para quando a retomada do mercado ocorrer. A Embraer se intitula uma empresa inovadora e diz que assim continuará sendo.