Ao chegar a 24ª edição, na atual situação que vivemos, o Troféu Transparência, Prêmio ANEFAC-FIPECAFI, reacende ainda mais o valor da transparência aos negócios. À medida que a sociedade e o mundo estão evoluindo, as empresas correm para se adaptar às novas realidades impostas pelos consumidores e cidadãos. Guiados por conceitos que vão além do corporativo, os próprios investidores buscam empresas que estabelecem, principalmente, as boas práticas de governança corporativa, entre estas a transparência, seja com o público interno ou externo. O evento de Premiação acontecerá em 26 de novembro de 2020.
Com o tema, Transparência gera valor, o Troféu Transparência busca mostrar que a transparência é uma vantagem competitiva capaz de transformar o valor do negócio. Isso significa continuar operando ou não. É fato que aquelas empresas que não forem transparentes não conseguiram manter os seus negócios. Em tempos de transformação digital, praticamente on-line, há aqueles que defendem que ser transparente é um pré-requisito, seja para uma pessoa, um profissional ou para uma empresa. Sendo assim, as empresas precisam deixar claras as suas práticas.
A função do Troféu Transparência é avaliar e identificar as empresas que possuem as demonstrações financeiras mais transparentes do Brasil. Fazendo da Premiação um balizador importante das companhias que possuem mais valor, pois suas informações são divulgadas de forma clara e tempestiva. “É uma referência. É o auge da excelência contábil. Conhecido como o “Oscar da Contabilidade”, a Premiação está mais atual do que nunca. Ao longo dos seus 24 anos de existência, os requisitos técnicos evoluíram juntamente com as demonstrações financeiras. Passamos por vários momentos, agora a transparência está num patamar completamente diferente do que estava em 1997, quando aconteceu a primeira edição”, explica Milton Toledo, presidente nacional da ANEFAC.
Transparência transmiti confiança. Traz credibilidade. O usuário de um modo geral, podendo ser o mercado, os acionistas, os financiadores, os colaboradores, a sociedade, entre outros, só confia naquelas empresas que mostram quais são os seus princípios e a sua essência. O risco é muito grande de uma empresa que tem sua reputação questionada. Existem casos em que empresas grandes tiveram seus negócios impactados negativamente por movimentos ilícitos.
“A ANEFAC tem levantado a bandeira da transparência há quase 25 anos com o Troféu Transparência, apesar de ela estar desde a sua criação no seu DNA, acreditamos que o nível de transparência nas empresas públicas e privadas não é o mesmo. Embora tenhamos tido avanços, há sempre muito a evoluir. Transparência traz segurança jurídica por criar regras claras sobre o que elas podem e o que não podem fazer. A transparência é essencial em qualquer economia e fomenta a redução do custo do capital a ser investido pelos credores em geral, explica Toledo.
Seleção das ganhadoras
O Troféu Transparência foi criado em 1997, com o objetivo de reconhecer e homenagear as companhias que possuem as melhores práticas de transparência em informações contábeis, publicadas ao mercado por meio de suas demonstrações financeiras. Álvaro Ricardino foi o idealizador da Premiação, que incentiva a transparência corporativa no mercado e conta com a avaliação técnica da FIPECAFI e promoção e realização da ANEFAC.
Sendo a única premiação da categoria no Brasil, as ganhadoras são contempladas após análise de mais de duas mil demonstrações financeiras. Entre os critérios para chegar às ganhadoras estão: a qualidade e o grau das informações contidas nas demonstrações e notas explicativas, a transparência das informações prestadas, a qualidade e consistência do relatório de administração e a aderência aos princípios contábeis, no exercício do ano anterior à Premiação, neste caso 2019. A seleção é dividida em duas categorias: companhias com receita líquida acima de R$ 8 bilhões e com receita líquida até R$ 8 bilhões.
Para concorrer ao Prêmio não há inscrição. A regra é seguir as melhores práticas contábeis, num esforço para apresentar o conjunto de informações mais objetivas para o mercado.
Conheça nas próximas páginas as companhias ganhadoras de 2020.