Com tanta mudança e inovação andando pelos caminhos da economia mundial, pode-se achar que, no mundo das vacinas e do distanciamento social, nossos paradigmas de gestão como Ford, Rene Descartes, Fayol e cia não têm mais espaço, mas isso é um equívoco
Você sabe o que a UBER, Twitter, WhatsApp, Polícia Militar, Banco Central do Brasil e a maioria das startups em busca de investidores tem em comum? Todos são prestadores de serviços. À primeira vista isso pode parecer informação trivial, mas não é. Note, por exemplo, a evolução global das empresas de maior sucesso, a maioria absoluta é dedicada a serviços. Estamos vivendo uma renovação de paradigmas radical que foi chegando meio que sem avisar e já é presente. Não foi só a pandemia que mudou o mundo, mudanças radicais vêm ocorrendo bem diante dos nossos olhos há anos. O mundo não para e a cada volta do planeta alguma coisa muda.
Certo, se tudo mudou, agora vamos matar o Ford, Fayol e seus amigos? Com tanta mudança e inovação andando pelos caminhos da economia mundial, pode-se achar que, no mundo das vacinas e do distanciamento social, nossos paradigmas de gestão como Ford, Rene Descartes, Fayol e cia não têm mais espaço, ficaram pela história e ponto final. Só que não.
Pergunte-se: nesta nova configuração, ainda precisamos de modelos e normas que se propõem a orientar nossos processos de gestão? A resposta é sim, vamos a quatro exemplos:
1 – Necessidades básicas: mesmo num mundo diferente, pessoas continuam sendo pessoas, posto de outra forma, continuamos com os mesmos sentidos básicos de necessidade de reconhecimento, alimento, moradia e proteção. O que mudou de fato não foi “o que precisamos”, mas sim “como atendemos estas necessidades”. Não se trata de fato de um novo conjunto de requisitos, mas sim de um universo de dados muito maior para ser entendido.
2 – Consumo: a relação de compra e venda mudou seu fluxo de ação e informação. No contexto anterior, os vendedores encontravam seus clientes. Atualmente, os vendedores se posicionam para serem achados por seus clientes. Analogamente, os vendedores eram como tubarões patrulhando seus territórios em busca de presas, hoje são como crocodilos aguardando pacientemente a manada de gnus atravessar seu trecho do rio. A fome por negócios é a mesma nos dois cenários, mas atualmente é necessário muito mais “fosfato + estratégia” do que “força + gasolina” como antes.
3 – Posse e uso: no passado não muito distante, as empresas ostentavam em suas fachadas e cartões de visita a frase “sede própria”. Muita coisa mudou, por que montar um escritório se podemos simplesmente “vestir um alugado”? Na mesma linha de serviços, ao invés de propriedade estão as roupas, móveis, vinhos, cervejas, hardware, software e instalações especiais.
4 – Comunicação telefônica: qual o grau atual de necessidade de linhas fixas domésticas e orelhões públicos? Incrível como um dia o número de orelhões já fez parte dos índices de desenvolvimento econômico. Não significa que não precisamos mais do serviço, mas o contexto é completamente diferente. No entanto, note que os princípios das organizações, que entregam esses serviços hoje em dia, são os mesmos de 40 anos atrás acrescidos de novas variáveis como aceleração tecnológica e mais liberdade de escolha por parte dos consumidores.
No caso dos nossos cenários, necessidades básicas, consumo, posse e uso e comunicação telefônica perceba que em todos as mudanças significaram de contexto não de natureza das coisas. Em todos os casos, é necessário estar preparado para ser bem-sucedido nos negócios. Era assim no passado também.
Concluindo, mesmo no mundo pós-Covid-19 ainda precisamos de modelos e normas para orientar nossas empresas. Modelos de abordagem em serviços e direcionadas para resultados como a ITIL (inicialmente para TI, mas útil para qualquer negócio) e metodologias derivadas dele como a GL BRAVO360 oferecem o pragmatismo e simplicidade que podem fazer a diferença. Pois é, o mundo está mudando e para quem empreende nem o céu é um limite, mas DÁ PARA TER RUMO!
Artigo escrito por Marcelo Silva, que é Co-CEO da W2CONN.