Temática do evento girou em torno dos dilemas éticos e da transformação digital
Com mais de 1 mil inscritos, o 22º Congresso ANEFAC aconteceu nos dias 22, 26 e 29 de maio digitalmente e bateu todos os recordes: de inscrição, de participação e de dedicação. Sensacional e diferente ao mesmo tempo, o evento durante toda a sua existência havia sido presencial até agora. Com a pandemia do coronavírus precisou ser remodelado para o formato digital, pois estava programado para maio no Rio de Janeiro.
“Gostaria de agradecer a cada um que que esteve conosco nesta experiência inesquecível e transformadora e a todos os especialistas que foram fenomenais em suas ponderações: Carlos Alberto Júlio, Claudia Meirelles, Guilherme Cavalieri, Janine Goulart, Emerson W. Dias, Thammy Marcato, Alexandre Evaristo Pinto, Jhonatan Hoff, Sonia Arbues Decoster, Carlos Caldeira, Claudio Larieira, David Kallás e Roberto Fragoso. Agradeço ainda aos membros da ANEFAC que fizeram o evento acontecer: Bolí Rosales, Antonio Carlos Machado, Rubens Lopes da Silva, Clóvis Ailton Madeira e toda a equipe da sede”, diz Milton Toledo, presidente nacional da entidade.
A essência do Congresso sempre esteve em reunir, num mesmo espaço, os executivos e as suas famílias, mas desta vez foram os participantes que receberam o evento em suas casas. “Não deixamos de promover o networking e de levar conteúdo de qualidade, mas agora por meio da tecnologia, conectando pessoas de diferentes partes do Brasil. “Nestes 22 anos da existência do Congresso ANEFAC, muita coisa mudou é claro. A transformação digital, nos permite, mesmo que cada um em sua casa, mas ainda junto de nossas famílias, entregar um formato completamente diferente, porém com a mesma essência. Esta experiência nos possibilitou levar o Congresso ANEFAC a mais pessoas, que ainda não conheciam o evento”, lembra Toledo.
Segundo o presidente nacional da ANEFAC, este formato mostrou um pouco do que ANEFAC se transformou nesses últimos meses, mas que acima de tudo manteve a sua missão de conectar empresas e pessoas e promover conteúdo relevante. “Falamos sobre a ética na era da transformação digital e tantos outros assuntos. Reunimos um time de especialistas expoentes do mercado, que foram responsáveis por um conteúdo altamente relevante, atual e transformador”, explica.
Transformação digital e ética
O processo de transformação digital foi acelerado em virtude da crise da Covid-19. Muitas empresas não estavam preparadas e tiveram que se reinventar para se adequar ao novo cenário. À medida que mais e mais empresas passam por este processo, outra questão entra em pauta: a ética digital.
O tema proposto para o 22º Congresso ANEFAC Digital foi dilemas éticos na transformação digital. Agora mais do que nunca precisamos falar sobre esse assunto. Para Milton Toledo, o processo de transformação digital acelerou nas empresas por causa do cenário atual. “O comitê, que trabalhou no congresso desde a finalização do último, procurou uma grade de conteúdo e palestrantes, que trouxessem uma abordagem mais completa e profunda sobre a temática. Mesmo em momentos que somos impactados, tão velozmente, por uma transformação, há valores éticos que nunca podem ser esquecidos, devemos sempre pensar nas boas práticas de governança, na transparência e na reputação das nossas empresas e nas pessoas, que estão tão envolvidas nesse processo”, alerta.
Esta nova era intensificou a interação entre as pessoas e as máquinas, dando origem a alguns dilemas éticos. De fato, as novas tecnologias vêm impactando a sociedade de forma imprevisível – basta pensar em como as redes sociais mudaram o jeito como todos se comunicam e se relacionam, com maior grau de exposição da vida particular de cada um. Esta transformação envolve questões éticas que vão além da privacidade.
Nos últimos tempos temos ouvido muito a respeito da transformação digital. Todavia quase a totalidade de artigos e estudos a respeito tem se debruçado sobre seus efeitos para os negócios das empresas da porta para fora, em relação à oferta de produtos e serviços disruptivos que aumentem o engajamento com clientes e consumidores. “Por isso, resolvemos mostrar nas palestras do Congresso ANEFAC Digital os impactos do aumento do uso de tecnologias inteligentes da porta para dentro, na forma como trabalhamos, quando trabalhamos e no tipo de trabalho que realizamos”, finaliza Toledo.